O Inbound Marketing é, atualmente, uma estratégia indispensável para negócios de todos os ramos que têm como meta conquistar duas coisas, basicamente: relevância no mercado e o interesse de seu público-alvo. Foi pensando nisso que resolvemos trazer, no artigo de hoje, respostas para seis perguntas muito comuns de profissionais à frente de um empreendimento com atuação digital. Vale a pena conferir. Vamos a elas?
1 – O que é Inbound Marketing?
Antes de qualquer coisa, é importante estar ciente de que há dois tipos de marketing: o Outbound e o Inbound. Entende-se por Outbound o modelo que visa abordar os clientes. Trata-se, em suma, do marketing mais tradicional, com maior abrangência, mas pouco eficaz, visto que o foco não é o público-alvo, exclusivamente. O Inbound, por sua vez, caracteriza-se por ser uma estratégia de atração, visto que é o cliente quem vai atrás da empresa. Uma vez atraído, dá-se início a um relacionamento entre ambas as partes. Tal relacionamento consiste em produzir e divulgar um conteúdo próprio, melhor elaborado e que atende aos interesse de quem se identificou e deu sinais de que quer saber mais sobre a sua empresa.
Enquanto o Outbound é uma ação que depende da busca por clientes, o Inbound atrai os potenciais clientes, nutre esse relacionamento para se tornarem clientes e os mantêm fiéis através de uma estratégia mais pensada e muito mais eficaz.
2 – Por que fazer Inbound Marketing?
Se é do seu interesse produzir um conteúdo que coloque a sua empresa mais em contato com o público, a pergunta já está respondida. Num mercado cada vez mais competitivo e em que a democratização do acesso à informação, proporcionada pela Internet , é uma realidade, quem não se destaca acaba ficando para trás. Como fazer a diferença, então? Falando diretamente ao coração do público, ou seja, explorando muito bem o seu emocional e investindo em envolvimento para ser a melhor opção no segmento. Fazer dessas pessoas advogadas da sua marca é tudo o que você precisa fazer não só para fidelizá-las como também para atrair novos leads.
3 – Marketing tradicional e Inbound: qual é a diferença?
Marketing de interrupção e marketing de atração. Conforme dissemos lá no começo, o Inbound se diferencia do Outbound por ser uma estratégia que inverte os papéis, isto é, por atrair os clientes e dar início a um relacionamento mais próximo e não mais correr atrás dele, que é o que acontece no modelo tido como tradicional. Mas por que chamamos o Outbound de marketing de interrupção? A explicação é simples: por se apresentar ao público enquanto este folheia uma revista; por aparecer durante a exibição de um programa de televisão ou de rádio; por fazer também com que o público se depare com um anúncio no meio de uma página na Internet, sem que haja qualquer solicitação por parte dessas pessoas.
Enquanto no marketing de atração o público recebe um conteúdo depois de ter manifestado algum interesse, no de interrupção ele é impactado independente de sua vontade. Tudo isso caracteriza aquilo que conhecemos como marketing de interrupção. Entendeu agora por que os modelos são tão diferentes entre si?
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Enquanto no marketing de atração o público recebe um conteúdo depois de ter manifestado algum interesse, no de interrupção ele é impactado independente de sua vontade.
4 – O custo do Inbound é menor ou maior?
No que diz respeito aos custos, o Inbound é muito mais vantajoso do que o marketing tradicional. Só para você ter uma ideia, os investimentos em publicidade (televisão, jornal, revista, mobiliário urbano etc) usados no modelo convencional elevam os gastos em cerca de 62%. O Inbound, por sua vez, além de mais eficaz, requer basicamente um ótimo planejamento focado no digital que, quando colocado em prática, tem mais chances de cumprir o papel de seduzir e de atrair um público selecionado e formado por pessoas que podem se tornar leads. Para isso, não são necessários todos esses altos investimentos. O custo do Inbound é muito menor. Uma ação bem executada, que tem como ponto de partida os interesses de quem realmente vale a pena atingir é tudo de mais importante que o Inbound precisa para dar certo.
5 – E, na prática, como o Inbound funciona?
O Inbound é fruto de um planejamento bem elaborado, posto em prática oportunamente e nos canais certos. Blogs, redes sociais, sites, vídeos, e-books e e-mail marketing são exemplos de ferramentas que os profissionais à frente de um negócio têm à mão para desenvolver um tipo de marketing adequado à linguagem e ao público que pretende atingir. Entender como cada um deles funciona, o que dá certo e o que não dá e como o público lida com cada um desses canais são aspectos que devem ser considerados antes de colocar no ar qualquer ação que faça o planejamento valer. É preciso conhecer a força de cada um e de que maneira o público (o seu público!) se relaciona com eles. Se puder explorar, ao mesmo tempo, o potencial de várias dessas ferramentas digitais, maravilha! Quanto mais você puder expôr a sua marca para o seu público-alvo, melhor. Basta saber o que dizer, de que forma disseminar informações sobre a sua empresa e o que mais deve fazer para atingi-lo.
6 – Como gerar resultados com o Inbound?
Para que os resultados sejam os esperados, você deve acompanhar constantemente o desempenho das suas ações. Uma das grandes vantagens do Inbound em relação ao marketing tradicional diz respeito exatamente a isso, uma vez que o controle constante sinaliza o que saiu dos trilhos tão logo isso acontece, isto é, o que foi posto em prática, mas não gerou o resultado esperado. Mas por que isso é um aspecto positivo? Porque tão logo o problema é identificado, é possível mexer no planejamento e promover as mudanças necessárias. No marketing tradicional isso é um problema muito mais sério. Além de envolver um custo extra, tirar uma campanha do ar que não deu certo representa um prejuízo difícil de reparar. No Inbound, por sua vez, os ajustes nas campanhas acontecem mais rapidamente e não pesam no bolso.
O processo que visa atrair leads qualificados aos poucos e que tão bem caracteriza o Inbound faz com que os resultados apareçam mais a longo prazo. Como não há pressão para que o público consuma o que é gerado por uma empresa e como ele é atraído aos poucos, o processo de fidelização acontece gradativamente, mas quando se dá, de fato, compensa toda espera.
Queremos falar mais sobre Inbound com você. Os resultados do seu negócio estão aquém do esperado? Então você precisa implantar essa estratégia de marketing o quanto antes. Entre em contato com a Tsuru Digital para que possamos lhe mostrar o caminho das pedras.