Sua empresa é daquelas que estão nas redes sociais, mas não se preocupam em pesquisar que tipo de comunicação devem estabelecer com o público nestes canais? É daquelas que optam por usar o humor para chamar a atenção mesmo sem saber se é isso que vai gerar conversões? Se sim, você está fazendo isso errado. Muito errado…
As redes sociais são, sem dúvidas, grandes parceiras das empresas no que diz respeito à divulgação de seus produtos ou serviços, no contato com o público e, entre outras coisas, no aumento das vendas. Mas para que isso aconteça, você precisa identificar a comunicação ideal a ser usada em tais perfis e páginas a fim de atingir o público-alvo. Encare-as como suas aliadas, mas saiba usá-las da forma certa para chegar onde pretende.
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O humor é sempre a melhor escolha?
Não. O humor é, sem dúvida, uma das mais poderosas ferramentas para chamar a atenção e conquistar pessoas na internet, mas, ao contrário do que muita gente pensa, nem toda marca deve recorrer a isso. Não abra mão da naturalidade, do discurso espontâneo, mas veja se realmente vale a pena ser o “engraçadinho da vez” na internet. O humor, quando usado, precisa ser contextualizado, deve ter alguma relação com o universo da marca e, sobretudo, deve falar a língua do target.
Fale a língua do seu público
Dirija a sua comunicação àquelas pessoas já interessadas no que a sua empresa tem a dizer e que, por esta razão, estão mais inclinadas a consumir o que ela oferece. Não perca tempo se dispersando, falando com um público abrangente demais e que, no final das contas, não vai se fidelizar. Se o seu interesse é aumentar o faturamento e se destacar no mercado, não convém se iludir com a ideia de atingir todos os públicos. Fale com quem realmente interessa.
Planeje as postagens
De que vale fazer inúmeras postagens se elas não têm compromisso algum com a sua linha de comunicação e nada têm a ver com o universo da sua marca? Lance posts regularmente, estabeleça uma periodicidade, mas seja cuidadoso. Fale o que as pessoas esperam ouvir e faça com que elas se identifiquem, mas não esqueça que, antes de tudo, a sua marca está ali para obter engajamento e, consequentemente, vender mais.
Vai um exemplo aí? Vamos imaginar a atuação de uma marca de calçados femininos para o público adulto no Facebook. O que ela conseguiria se postasse a imagem de um gatinho ou de um bebê? Talvez muitos likes, levando em consideração o grau de fofura deste tipo de conteúdo. Mas que tipo de benefício isso pode trazer? Difícil imaginar, não é? É claro que há casos e casos. A mesma marca de calçados pode sim, de alguma maneira muito original, relacionar a imagem do gatinho ou a do bebê ao seu produto e assim, atingir o seu público-alvo, mas, de um modo geral, não é isso o que acontece. O que não faltam são exemplos de marcas se valendo de recursos simples e capazes de aumentar tanto o número de likes quanto o de fãs/seguidores, sem que isso necessariamente faça diferença para o negócio. Você quer ter mais likes ou aumentar as suas vendas? Saiba bem qual é a sua prioridade e monte o plano de comunicação a partir disso.
Sua empresa já está nas redes sociais? Ótimo. Avalie o tipo de conteúdo que ela leva aos seus perfis e páginas e responda: ele ajuda a divulgá-la? Atrai potenciais consumidores? Se não, entre em contato conosco para que possamos identificar onde você está errando.