Semana passada, falamos aqui, no nosso blog, sobre o Inbound como a grande e principal estratégia de marketing de 2016. Hoje, daremos continuidade a este papo e apresentaremos a você o conceito conhecido como Outbound.

Você já sabe que o Inbound Marketing consiste em  conquistar o público por meio do conteúdo. A ideia é fazer dele envolvido o suficiente para que parta para a decisão da compra. O Outbound, por sua vez, tem uma estratégia completamente diferente e, por vezes, um tanto agressiva. É a mais adotada pelos setores de vendas, que têm como meta aumentar o número de conversões sem pesar a relação que as pessoas têm como a marca. No Outbound não há a preocupação de estabelecer com o potencial cliente uma relação mais próxima. Neste modelo, o que interessa de fato é realizar o maior número de vendas no menor tempo possível.

Para que as diferenças entre os dois modelos de marketing fiquem mais claras para você, vale dizer que enquanto o Inbound trabalha com o funil de vendas, valoriza o conteúdo para que, lá na frente, o lead decida pela compra, isto é, sinta-se motivado para realizar tal ação, o Outbound consiste em ir direto ao ponto (às vendas) sem considerar as etapas de conquista que consistem em fazer do público fã da marca.

(…) enquanto o Inbound trabalha com o funil de vendas, valoriza o conteúdo para que, lá na frente, o lead decida pela compra, isto é, sinta-se motivado para realizar tal ação, o Outbound consiste em ir direto ao ponto (às vendas) sem considerar as etapas de conquista que consistem em fazer do público fã da marca.

Qual modelo seguir?

Isso depende muito do seu objetivo. Se a intenção é chamar a atenção do público e fazer dele interessado pelo que a marca tem a dizer, a opção mais indicada é o Inbound, uma vez que este modelo baseia-se na ideia de que é preciso nutrir o público com informações valiosas a fim de trazê-lo mais para perto e, consequentemente, fidelizá-lo. No Outbound, abre-se mão das etapas de conquista que tanto caracterizam o Inbound Marketing (atrair, converter, fechar e encantar). O foco são as ações mais agressivas.  Vale dizer que tais ações, ao contrário das da outra estratégia, sofrem muito com a resistência do público, embora tragam algum resultado. Ao pesar na balança, conclui-se, portanto, que o Inbound tem muito mais vantagens. A fidelização do público cuidadosamente conquistada em suas 4 suas etapas traz resultados, sem dúvida, muito mais animadores.

Ainda vale a pena investir em Outbound?

Embora o Inbound Marketing, cada vez mais, se consolide e seja a estratégia mais adotada por empresas que entendem a importância do relacionamento, muitas outras ainda recorrem ao Outbound. Ações como as de telemarketing, por exemplo, apesar de consideradas por muitos profissionais (e pelo público!) como muito agressivas e invasivas, continuam dando bons resultados a muitas empresas. É importante, portanto, estar ciente do elevado gasto e da taxa de rejeição que este tipo de estratégia está sujeita, mas, quando bem aplicada, pode trazer um saldo muito positivo.

Antes de decidir por uma estratégia ou outra é preciso parar para pensar no futuro da marca no cenário digital. Nós, particularmente, optamos pelo Inbound devido ao seu baixo custo, pelo contato mais próximo com o público que o modelo proporciona e por tudo o que a marca conquista ao concentrar esforços em produzir um conteúdo capaz de, naturalmente, fisgar quem mais interessa. No entanto, se a sua intenção é obter um resultado em um curto espaço de tempo e se tiver verba suficiente para investir em ações mais agressivas e mais caras, o Outbound está aí para atender as suas necessidades.

Veja abaixo um infográfico que mostra de forma clara a diferença entre as duas estratégias.

 Infográfico Inbound Marketing

Ultimamente temos batido na tecla do Inbound pelo fato de esta ser uma tendência que já tem apresentado resultados muito positivos. Se você quiser conhecê-la melhor, fale conosco!