O Marketing de Conteúdo, dentro de uma estratégia de Inbound Marketing, é uma ferramenta conhecida por custar pouco, construir autoridade e, consequentemente, gerar leads. Mas quem aposta nesse modelo sabe que os resultados exigem um pouco de paciência para aparecerem, e isso é natural.
Porém, passado algum tempo, seu blog já tem um bom número de visitantes, blogposts de diferentes editorias, um calendário de postagens bem definido e, mesmo assim, nada de aumentar a taxa de conversão dos visitantes para leads? Ok, então está na hora de olhar com mais atenção para o seu conteúdo.
Neste artigo, trouxemos 3 problemas no conteúdo da sua SaaS que podem estar impedindo os leads de chegarem até seu time de marketing. Confira uma prévia:
- ele não está adequado à persona;
- você não tem uma equipe de conteúdo;
- não há CTAs ou formulários ao longo do conteúdo.
Para saber como resolvê-los, continue a leitura!
3 problemas que impedem seu conteúdo de gerar leads
1. Ele não está adequado à persona
Ao constatar que seu conteúdo não está convertendo visitantes em leads, esse é o primeiro aspecto que deve ser analisado. Isso porque saber com quem o seu material está conversando é essencial para que ele se torne relevante. As tech business nos trazem uma ótima situação para entender melhor a importância disso. É comum que essas empresas lidem com mais de uma buyer persona no seu planejamento. Afinal, em um primeiro momento, nem sempre quem se busca atrair é o decisor da compra.
Vamos supor que o usuário que seu conteúdo quer atingir é um coordenador de equipe. Para ele, o que é importante? Talvez expor detalhes altamente técnicos não seja a melhor ideia, mas, sim, pensar nas facilidades que a ferramenta traz para o fluxo de trabalho. Agora, o oposto é totalmente válido se o seu alvo for o tomador de decisão ou um gerente de TI.
Embora muitos não se atentem a isso, definir a persona tem muitas implicações no conteúdo. O que será apresentado, como isso será exposto, a linguagem que será empregada, os exemplos trazidos e até o formato do conteúdo mudam de acordo com quem se quer alcançar.
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2. Você não tem uma equipe de conteúdo
Sabemos que o conteúdo sempre se destaca como uma opção de estratégia por conta, também, do menor investimento. Afinal, mesmo com Google Ads e outros investimentos em mídia, o cerne do Marketing de Conteúdo visa ao ranqueamento orgânico. Porém, conseguir isso não é fácil. Antes de mais nada, produzir para a internet precisa obedecer a uma série de regras. Apenas para citar algumas:
- conhecimento das etapas do funil de vendas e da posição que o lead está na jornada de compra;
- estrutura que deve ser seguida de acordo com o formato do conteúdo;
- ortografia e gramática;
- técnicas de SEO;
- escaneabilidade;
- legibilidade.
Ou seja, produzir conteúdo é algo muito mais detalhado do que parece. E, aqui, é onde percebemos um dos grandes erros de quem quer gerar leads. Especialmente em áreas mais complexas, como no caso de empresas com foco no B2B.
Por se tratar de um material mais técnico, muitos acreditam que o melhor a fazer é delegar essa criação a alguém interno. Porém, nem sempre, o seu melhor vendedor, mesmo conhecendo todas as dores do cliente, conseguirá cumprir os aspectos listados acima. Até porque é muito mais interessante que ele se foque naquilo que é especialista. Por isso, contar com pelo menos um profissional com dedicação exclusiva na produção de conteúdo pode alavancar a sua geração de leads.
3. Não há CTAs ou formulários ao longo do conteúdo
Os CTAs são os chamados Call to Action. A tradução do termo é bastante explicativa: chamada para a ação. Pode ser que a sua audiência seja fiel e que, semana a semana, entra em contato com o seu conteúdo e gosta do que lê. Contudo vai ser fácil perder esse visitante caso ele não tenha onde se inscrever para assinar a newsletter. Ou, então, se você não o fizer avançar, convidando para acessar uma landing page e baixar um e-book, por exemplo.
E por falar em landing pages, é bom verificar como andam as suas se os conteúdos não estiverem gerando leads. Se os formulários forem extensos demais, o layout não for responsivo e o leitor tenha dificuldade em encontrar como dar o próximo passo, a conversão não acontecerá. Por isso, olhe de forma crítica para essas páginas. Os testes A/B com diferentes versões podem ajudar a entender quais fatores influenciam na performance.
Agora que você já sabe quais os principais problemas que podem estar impedindo seu conteúdo de gerar leads, lembre-se que esta é apenas uma parte de uma estratégia de marketing. Até porque pouco resolverá conseguir angariar contatos e não convertê-los em prospects. Assim, contar com uma agência especializada garantirá que nenhum lead se perca pelo caminho do seu funil. No artigo “Marketing Digital e as Techs: como escolher o parceiro ideal para sua empresa de tecnologia”, mostramos alguns pontos para analisar antes de contratar! Boa leitura.