Você percebeu que estava na hora de abrir mão do tradicional e que o marketing digital é o caminho para reter clientes e fechar novos negócios. Então, agora é hora de gerar leads qualificados e passar contatos quentes para o time de vendas, certo? Certo! E aí, conte para nós: como anda a sua geração de leads?

Bom, se você chegou até este artigo, a gente presume que alguma coisa não anda bem… Mas, não tem problema! Uma das grandes vantagens do marketing digital é poder corrigir o que se precisa assim que o problema é detectado. E, às vezes, o que precisa ser consertado é simples, basta dar um passo para trás e rever algumas definições, como o seu perfil de cliente ideal, por exemplo.

Hoje, trouxemos alguns erros bem comuns entre aqueles que dizem que gerar leads qualificados é uma missão quase impossível. Você vai ver como a solução pode ser muito mais simples do que você pensa!

4 erros que estão te impedindo de gerar leads qualificados

Muitos acreditam que para gerar leads qualificados é preciso gastar uma fortuna em anúncios patrocinados ou em ações digitais, mas a resposta pode ser muito mais fácil ― e barata. A gente está falando de estratégia! Até porque de pouco adianta ter muito dinheiro para investir e nenhum direcionamento para seguir, não acha?

Confira agora os 4 erros mais comuns entre quem não consegue gerar leads qualificados.

1) Não definir o seu cliente ideal

É impossível se comunicar se você não sabe com quem se quer falar. Quer dizer, você pode até tentar, mas a gente te garante que você vai estar apenas gastando dinheiro e munição de vendas! O primeiro passo para gerar leads qualificados é saber quais leads são, realmente, qualificados para o seu negócio.

Por isso que montar o Perfil de Cliente Ideal é o primeiro passo a ser tomado se você quer gerar leads qualificados para o time de vendas.

2) Olhar apenas para o cargo do prospect

A gente já falou aqui que o LinkedIn Ads tem uma vantagem incrível na segmentação de público para os anúncios, que é a escolha de cargos específicos. Isso é ótimo, uma vez que você pode atingir justamente o tomador de decisão, mas aqui é preciso atenção: nem sempre o dono da empresa ou aquela pessoa no nível hierárquico mais alto é quem decide o que comprar ou não, sendo essa uma tarefa delegada a outro departamento, por exemplo.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

3) Seu conteúdo não é planejado (ou relevante)

Se você trata suas redes sociais postando quando dá e o seu feed é um festival de ofertas, suas chances de gerar leads qualificados estão próximas de zero! Ter um calendário de postagens é fundamental para quem quer usar essas plataformas como uma forma de fechar mais negócios.

Manter a regularidade faz com que a audiência se mantenha engajada (com a quantidade de informações que o seu prospect recebe por dia, é bem provável que um ou dois dias de ausência já faça ele esquecer da sua marca) e mostra para os algoritmos que a sua página é relevante, aumentando o seu alcance.

Mas, se você já posta com frequência e mesmo assim as redes sociais não têm ajudado a gerar leads qualificados, talvez o problema não esteja na quantidade, mas na qualidade.

Produzir materiais com conteúdo relevante, que ajudem a resolver as dores da sua persona  tem um papel importante no processo de compra ao educar o lead sobre o assunto, minimizando os esforços do time de vendas mais para frente. É o conteúdo que vai fazer com que um visitante se transforme em um lead qualificado.

4) Focar apenas no fundo de funil

É claro que o seu objetivo é a venda, mas tentar vender o tempo todo, a todo custo, pode ser um belo tiro no pé. Lembre-se: nem todos os seus leads estão prontos para comprar. Uma pessoa que apenas visitou o seu site não tem a mesma maturidade para compra que outra que já visitou o site, baixou um e-book e deixou seus dados para contato.

Então, não foque apenas no fundo do seu funil de vendas e distribua a produção de conteúdo entre as etapas do funil, considerando o número de leads e  nível de conhecimento sobre a sua empresa.

Como falamos acima, esses são apenas os erros mais comuns e muitos outros fatores podem estar atrapalhando a sua geração de leads. Se o seu cliente ideal está bem definido, o seu conteúdo segue as diretrizes das etapas do funil e suas redes sociais estão sendo nutridas com qualidade e constância, outros fatores como design, gatilhos mentais e call to action, por exemplo, devem ser observados.

Mas, se você quer fazer um raio-X das suas ações digitais e potencializar suas conversões, agende uma conversa com um dos especialistas da Tsuru. A gente sabe como te ajudar!