Agora que você já sabe o que é Inbound Marketing e conheceu uma nova maneira de se relacionar com o público, conquistá-lo e, a partir disso, fazê-lo consumir o seu produto ou serviço, apresentaremos as 4 etapas que deve ter sempre em sua mente para fazer isso realmente valer.
São elas: atrair, converter, fechar e encantar.
1. Atraia
Desenvolva um conteúdo (redes sociais, blog, vídeos, etc) que tenha força para atrair o público. Para isso, ele deve ser de grande utilidade e de muita relevância. É considerada útil aquela marca que conhece as necessidades das pessoas e que, prontamente, apresenta-se como a solução, isto é, aquela que traz as informações que esse público espera encontrar.Torna-se relevante a empresa que, interessada em ser vista como referência no segmento em que atua, produz conteúdo forte suficientemente para atrair e chamar a atenção de quem, espontaneamente, faz buscas dentro do seu universo. Vale lembrar que a forma com que a sua marca vai levar informações a essas pessoas deve preservar, acima de tudo, a sua própria identidade. É isso o que vai fazer dela mais engajada.
2. Converta
Uma vez atraídos para a sua página ou para quaisquer outros canais online de sua marca, cabe a você conhecer melhor esses usuários. De que forma? Transformando-os em leads. Ao tornar mais estreita a relação com os visitantes através de formulários e landing pages, por exemplo, você conseguirá colher as informações que precisa para montar a sua base, saberá com quem a sua marca dialoga e de que maneira é mais adequado abordar esse público. Entenda melhor porque gerar leads é tão importante.
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3. Feche
Nesta etapa, o foco está nos potenciais clientes, ou seja, em quem está mais inclinado a consumir o seu produto ou serviço. O relacionamento, mais uma vez, se faz necessário. Invista nisso. Mostre-se sempre presente para as pessoas que já têm alguma ligação com a sua marca. Uma dica: sempre que uma pessoa baixar o seu e-book, por exemplo, continue essa conversa com ela. Isso pode ser feito de diversas formas. O envio de um e-mail que visa a manutenção desse cliente é uma delas.
4. Encante
Engana-se quem pensa que a etapa 3 é a última do funil de vendas. O encantamento é, talvez, a mais importante delas porque é isso que fará das pessoas defensoras da sua marca. É isso que fará com que elas a recomendem para os seus contatos e, como todo mundo sabe, indicações de amigos costumam ser muito bem-vindas, afinal de contas, as pessoas têm a oportunidade de conhecer uma experiência positiva de perto. É aí que elas mais estabelecem uma relação de confiança. Qual marca não quer passar essa boa impressão e ser recomendada pelo público? Lembre-se: nenhuma propaganda é mais forte do que o boca a boca.
Nesta quarta etapa, convém investir em pesquisas e em ações de relacionamento para conquistar de vez os clientes e, consequentemente, fazer deles propagadores espontâneos do seu negócio. Aposte nisso. Monte o seu exército.
Temos muito mais a falar sobre as 4 etapas do Inbound Marketing. Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas e para entender de que forma a sua empresa deve trabalhar suas ações digitais.