Os formulários de conversão devem ser o coração do seu site! São eles os responsáveis por levar os dados dos usuários para a qualificação, tornando-se, assim, oportunidades de negócio. Acontece que, muitas vezes, a landing page está ótima, a oferta é perfeita para a captação de novos leads e… nada acontece.
Pode ser que as otimizações estejam onde você menos espera: nos formulários de conversão. Eles parecem simples e não ter muito mistério na sua elaboração, afinal, você só precisa pedir alguns dados, certo? Não deixa de ser verdade, mas saber quais dados pedir, como distribuir essas solicitações e conhecer alguns detalhes podem otimizar ― e muito! ― as suas conversões.
No artigo de hoje, trouxemos 5 dicas que vão ajudar você a otimizar os seus formulários de conversão e captar leads muito melhores para o seu time de vendas. Continue a leitura e, ao final, você estará pronto para aplicar essas mudanças.
5 dicas de como otimizar seus formulários de conversão
O que faz as taxas de conversão aumentarem? Muitos tentam responder essa pergunta e, de fato, vários elementos podem contribuir para fazer o usuário se tornar um lead. Desde a posição do formulário, as cores utilizadas e os textos que você usa, tudo pode causar impacto nos seus resultados. Veja agora as otimizações mais eficientes para os seus formulários de conversão!
1. Posicione onde o usuário vê
Ele precisa abrir a sua página e, de cara, encontrar o formulário. Esperar que o usuário role a página para fornecer dados é o mesmo que cruzar os braços e torcer que os leads comecem a chegar.
Landing pages com ofertas mais complexas, que exploram depoimentos e outras informações, até podem ter CTAs “espalhados” na rolagem, mas colocar o formulário na primeira tela deve ser obrigatório.
2. Use título e botão de forma estratégica
Eles são, literalmente, a primeira e a última coisa que o visitante vê quando olha para os formulários de conversão. Não desperdice esse poder de atração com comandos simples como “preencha o formulário” e “envie o formulário”. Bons CTAs podem mudar radicalmente suas taxas de conversão. Personalize seus textos e preze por verbos no imperativo, afinal, eles são uma chamada para ação.
Para saber se a sua chamada para ação irá surtir efeito, recomendamos que você aplique o teste dos 5 segundos: peça para alguém que ainda não viu o seu site olhar para ele e, ao final de 5 segundos, minimize o navegador. Se a pessoa não souber responder a ação que a página estava instigando, melhor rever o CTA.
3. Tenha atenção ao número de campos
Esse tópico ainda causa muito debate no mundo do marketing digital. Alguns, dizem que menos é mais; outros, que um formulário mais completo é melhor. A verdade é que todo mundo tem um pouco de razão nessa história.
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Formulários muito curtos podem não gerar muitos dados sobre o lead, enquanto os mais longos podem cansar o usuário e fazer com que ele nem ao menos comece o preenchimento.
Ok, mas afinal, qual o tamanho ideal do formulário? Depende da sua necessidade. Muitas vezes, formulários maiores são necessários para poder qualificar melhor os leads. Então, faz todo o sentido precisar de mais campos para definir o rumo deste lead. Agora, se você quer atraí-los para que o time de marketing os nutra a respeito da sua oferta, nome, sobrenome e e-mail podem ser suficientes.
O grande segredo é: não peça mais do que você precisa. Além de otimizar a sua taxa de conversão, esse cuidado também ajuda o seu time interno, não dando a eles dados desnecessários.
4. Deixe a política de privacidade visível
As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o rumo dos dados que fornecem na internet. Deixar a sua política de privacidade exposta no formulário mostra que você trata esses dados com cuidado e desperta a confiança do usuário. Consequentemente, as taxas de conversão obtêm resultados melhores.
5. Não esqueça do mobile
Um estudo mostrou que nada menos que 40% dos usuários abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar. E provou também que um atraso de 1 segundo no carregamento da página pode resultar em 7% menos conversões. Então, já sabe: sua página precisa ser quase que instantânea!
Levando em conta esses resultados, além do fato do tráfego mundial de dados via mobile ter crescido 82% entre os primeiros trimestres de 2018 e 2019, o Google lançou o AMP (Accelerated Mobile Pages). O aplicativo torna o carregamento das páginas 10 vezes mais rápido em dispositivos móveis e isso tem um impacto secundário que também vai ajudar a aumentar as suas conversões: páginas mais velozes ficam melhor ranqueadas nos resultados de pesquisa.
E aí, pronto para otimizar os seus formulários de conversão? A gente sempre gosta de lembrar que, em marketing digital, não existe receita mágica. Nem sempre a mudança que trouxe aumento significativo para um site irá causar o mesmo impacto no seu. Mas ir testando e monitorando os resultados é também uma das grandes vantagens em se trabalhar com o on-line.
Gostou de saber mais como pequenas otimizações nos seus formulários de conversão podem ajudar sua empresa a obter leads melhores? Se quiser conversar mais sobre o assunto e conseguir alguns outros que vão potencializar seus resultados no digital, fale com um dos especialistas da Tsuru!