Os formulários de conversão devem ser o coração do seu site! São eles os responsáveis por levar os dados dos usuários para a qualificação, tornando-se, assim, oportunidades de negócio. Acontece que, muitas vezes, a landing page está ótima, a oferta é perfeita para a captação de novos leads e… nada acontece.

Pode ser que as otimizações estejam onde você menos espera: nos formulários de conversão. Eles parecem simples e não ter muito mistério na sua elaboração, afinal, você só precisa pedir alguns dados, certo? Não deixa de ser verdade, mas saber quais dados pedir, como distribuir essas solicitações e conhecer alguns detalhes podem otimizar ― e muito! ― as suas conversões.

No artigo de hoje, trouxemos 5 dicas que vão ajudar você a otimizar os seus formulários de conversão e captar leads muito melhores para o seu time de vendas. Continue a leitura e, ao final, você estará pronto para aplicar essas mudanças.

5 dicas de como otimizar seus formulários de conversão

O que faz as taxas de conversão aumentarem? Muitos tentam responder essa pergunta e, de fato, vários elementos podem contribuir para fazer o usuário se tornar um lead. Desde a posição do formulário, as cores utilizadas e os textos que você usa, tudo pode causar impacto nos seus resultados. Veja agora as otimizações mais eficientes para os seus formulários de conversão!

1. Posicione onde o usuário vê

Ele precisa abrir a sua página e, de cara, encontrar o formulário. Esperar que o usuário role a página para fornecer dados é o mesmo que cruzar os braços e torcer que os leads comecem a chegar.

Landing pages com ofertas mais complexas, que exploram depoimentos e outras informações, até podem ter CTAs “espalhados” na rolagem, mas colocar o formulário na primeira tela deve ser obrigatório.

2. Use título e botão de forma estratégica

Eles são, literalmente, a primeira e a última coisa que o visitante vê quando olha para os formulários de conversão. Não desperdice esse poder de atração com comandos simples como “preencha o formulário” e “envie o formulário”. Bons CTAs podem mudar radicalmente suas taxas de conversão. Personalize seus textos e preze por verbos no imperativo, afinal, eles são uma chamada para ação.

Para saber se a sua chamada para ação irá surtir efeito, recomendamos que você aplique o teste dos 5 segundos: peça para alguém que ainda não viu o seu site olhar para ele e, ao final de 5 segundos, minimize o navegador. Se a pessoa não souber responder a ação que a página estava instigando, melhor rever o CTA.

3. Tenha atenção ao número de campos

Esse tópico ainda causa muito debate no mundo do marketing digital. Alguns, dizem que menos é mais; outros, que um formulário mais completo é melhor. A verdade é que todo mundo tem um pouco de razão nessa história.

[Webinar Gratuito]

Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.

Acesse aqui e assista agora

Formulários muito curtos podem não gerar muitos dados sobre o lead, enquanto os mais longos podem cansar o usuário e fazer com que ele nem ao menos comece o preenchimento.

Ok, mas afinal, qual o tamanho ideal do formulário? Depende da sua necessidade. Muitas vezes, formulários maiores são necessários para poder qualificar melhor os leads. Então, faz todo o sentido precisar de mais campos para definir o rumo deste lead. Agora, se você quer atraí-los para que o time de marketing os nutra a respeito da sua oferta, nome, sobrenome e e-mail podem ser suficientes.

O grande segredo é: não peça mais do que você precisa. Além de otimizar a sua taxa de conversão, esse cuidado também ajuda o seu time interno, não dando a eles dados desnecessários.

4. Deixe a política de privacidade visível

As pessoas estão cada vez mais preocupadas com o rumo dos dados que fornecem na internet. Deixar a sua política de privacidade exposta no formulário mostra que você trata esses dados com cuidado e desperta a confiança do usuário. Consequentemente, as taxas de conversão obtêm resultados melhores.

5. Não esqueça do mobile

Um estudo mostrou que nada menos que 40% dos usuários abandonam um site que leva mais de 3 segundos para carregar. E provou também que um atraso de 1 segundo no carregamento da página pode resultar em 7% menos conversões. Então, já sabe: sua página precisa ser quase que instantânea!

Levando em conta esses resultados, além do fato do tráfego mundial de dados via mobile ter crescido 82% entre os primeiros trimestres de 2018 e 2019, o Google lançou o AMP (Accelerated Mobile Pages). O aplicativo torna o carregamento das páginas 10 vezes mais rápido em dispositivos móveis e isso tem um impacto secundário que também vai ajudar a aumentar as suas conversões: páginas mais velozes ficam melhor ranqueadas nos resultados de pesquisa.

E aí, pronto para otimizar os seus formulários de conversão? A gente sempre gosta de lembrar que, em marketing digital, não existe receita mágica. Nem sempre a mudança que trouxe aumento significativo para um site irá causar o mesmo impacto no seu. Mas ir testando e monitorando os resultados é também uma das grandes vantagens em se trabalhar com o on-line.

Gostou de saber mais como pequenas otimizações nos seus formulários de conversão podem ajudar sua empresa a obter leads melhores? Se quiser conversar mais sobre o assunto e conseguir alguns outros que vão potencializar seus resultados no digital, fale com um dos especialistas da Tsuru!