Há alguns anos, compras pela Internet deixavam os consumidores extremamente temerosos. Atualmente, isso tem, pouco a pouco, deixado de ser sinônimo de risco, tanto é que as pessoas têm perdido o medo de realizar transações online. A credibilidade das empresas e as facilidades oferecidas pelo e-commerce são fatores que têm pesado muito nesta decisão.
Cada vez mais, empresas dos mais diversos segmentos e portes fortalecem as ações online para aumentar as vendas. A popularização das mídias sociais, por exemplo, contribuiu muito para isso. Ao longo dos últimos anos, os profissionais de mercado virtual apostaram e investiram neste meio, de modo que as marcas pudessem explorá-lo e tirar proveito do seu alcance.
A questão de agora é a seguinte: como aumentar a taxa de conversão? Antes de qualquer coisa, cabe dizer que tal taxa refere-se à finalização da compra no site. Em outras palavras, é quando o usuário acessa o site da empresa e não é apenas um visitante da página, mas, sim, um consumidor dela, visto que passou por todas as etapas de compra até finalizá-la. Fazer do visitante um consumidor é o desafio das empresas que investem fortemente em seus canais de venda online.
O que, então, fazer para tornar o seu site atraente o bastante a ponto de estimular a compra em quem o visita? Confira as 5 dicas abaixo:
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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
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1- Saiba para quem direcionar as ações
Isso é uma das mais importantes decisões que você deve tomar. De nada adianta investir em ações que visam atrair o público de um modo geral se você não foca num específico, isto é, no público-alvo. As chances de a conversão acontecer quando você direciona suas ações para quem está mais inclinado a consumir o que a sua empresa comercializa são, sem dúvida, muito maiores.
2 – Realize promoções em épocas especiais
Saber aproveitar uma oportunidade para lançar uma promoção é outra estratégia que, se bem aplicada, pode dar muito certo. Quando um empresário aproveita uma determinada época do ano, isto é, quando ele sabe a importância de investir em ações sazonais, as vendas do seu negócio naturalmente tendem a aumentar. Quer um exemplo? Um fabricante de sorvetes que, durante o verão, lança uma superpromoção, entende que oferecer ao público algo realmente vantajoso dá mais garantias de um retorno positivo e claramente maior do que em outras épocas do ano.
3 – Ofereça mais opções de pagamento
Muitos clientes deixam de finalizar uma compra por um motivo que nada tem a ver com a qualidade do produto comercializado por uma empresa. Uma das barreiras que mais impedem esta finalização diz respeito às limitadas opções de pagamento oferecidas por alguns sites. Abra o leque. Embora o cartão de crédito seja a opção preferida de grande parte do público, facilite a vida dos consumidores permitindo que essas compras também possam ser feitas através de transferências e boletos, por exemplo.
4 – Use as palavras certas nos mecanismos de busca
Não é novidade que os links patrocinados são extremamente importantes para levar o público ao seu site. Para garantir que isso aconteça e gere bons resultados para o seu negócio, saiba escolher as palavras ideais nos buscadores e que serão capazes de motivar a visita dos usuários ao seu canal oficial de vendas. Vale dizer que mais importante do que levar o público para o seu site é direcioná-lo à seção onde ele poderá comprar o seu produto.
5 – Ouça o que o público tem a dizer
Dê voz às pessoas também em seu site. Batemos sempre nesta tecla porque isso mostra quão interessada a empresa está em saber o que as pessoas acham dela. Outra dica bem bacana é dar destaque às declarações positivas enviadas na seção de comentários do seu site. O comentário espontâneo de um usuário que fala bem do seu produto é, sem dúvida, mais estimulante do que muitas ações e faz com que outras pessoas também queiram viver a experiência.
Ainda sobre a conversa com o público no seu site, responda: já pensou em criar um canal de comunicação em tempo real? O chat online é uma ótima opção porque, entre outros aspectos, faz com que o usuário tenha o seu caso analisado particularmente, o que evita o envio de uma resposta-padrão, nem sempre visto com bons olhos pelo público.
Estas são apenas algumas dicas capazes de transformar os visitantes do seu site em compradores. Invista nelas e entenda como e por que ações bem executadas podem fazer da taxa de conversão uma realidade. Quer continuar a conversa e aumentar as vendas do seu site? Entre em contato conosco!