Depois de tanto investir nas suas estratégias digitais, os resultados apareceram e os primeiros negócios foram fechados. Mas, por que todo esse investimento tem que ir embora assim que a compra é finalizada? Bom, não tem. Fidelizar clientes é uma forma inteligente de otimizar seus investimentos, uma vez que mantê-los é muito mais barato que conquistar novos.
Ao trabalhar com pessoas que já conhecem a sua empresa, voltar a fechar negócio é muito mais fácil ― isso se o seu produto ou serviço atender às expectativas, claro! ―, uma vez que a “fase de convencimento” já passou e o cliente já o conhece. Além de ser mais barato, fidelizar clientes não deixa de ser uma forma de conquistar também novos negócios por meio de indicações.
Ok, você já entendeu a importância de fidelizar clientes, mas, e como fazer isso? Muitos diretores de marketing ainda têm dúvidas sobre quais estratégias digitais utilizar para isso, se esse é o seu caso, a gente tem certeza que esse artigo vai te ajudar!
6 estratégias digitais para fidelizar clientes
Separamos aqui 6 estratégias que a sua empresa pode adotar se está preocupada em reter clientes tanto quanto conquistá-los. Aqui, você vai encontrar dicas de atuação desde o conteúdo que pode ser explorado, canais de distribuição e atitudes da equipe que, em conjunto, podem gerar excelentes resultados.
Vamos começar falando dele, o bom e velho e-mail. Acompanhe!
1. Explore sua lista de contatos via e-mail
Ele foi uma das primeiras ações adotadas em estratégias digitais e segue em alta: segundo dados da Pew Research, 92% dos adultos que utilizam a internet possuem uma conta de e-mail ativa, desses, 61% verificam a caixa de entrada diariamente. Outro número interessante vem da McKinset & Company, que mostra que funcionários de empresas passam até 13h semanais verificando e-mails.
Se a sua empresa atua B2B, esses são ótimos números para ter em mente na hora de planejar como fidelizar clientes.
É importante que você segmente a lista de e-mails podendo enviar para cada destinatário um conteúdo condizente com a sua necessidade. Você pode saber melhor como fazer essa segmentação ao verificar o comportamento de navegação e histórico de compras, por exemplo.
Neste tópico também cabe uma dica muito importante: nunca compre listas de e-mails! Você estará disparando material para quem nunca ouviu falar da sua empresa e pode nem ser o seu público, de fato. Trabalhe com os contatos que você já tem!
2. Tenha conteúdo específico para o seu cliente
Não é a primeira vez que falamos aqui sobre a importância de conhecer a fundo o seu cliente. E isso pode se refletir no conteúdo que você produz. Foque também em conteúdos que falem sobre o mercado dele, assim, você mostra que não apenas presta um serviço ou vende um produto, mas que entende as necessidades do cliente e do mercado em que ele atua.
3. Invista em suporte técnico de qualidade
Imagine que você tem um problema e precisa resolvê-lo com a empresa. Já dá até um desânimo de pensar em ter que explicar a mesma coisa para vários atendentes, ficar horas à disposição do atendimento e confirmar seus dados mil vezes, certo? Aposto que se você já precisou cancelar algum serviço, já passou por isso.
Então, é natural que o cliente já chegue ao seu atendimento um pouco desconfiado. E é aí que você tem a chance perfeita de encantá-lo. E não tem segredo: basta ser eficiente, resolver com agilidade e melhor ainda se você se antecipar aos problemas dele, dando dicas extras de como otimizar os processos.
4. Ofereça materiais ricos
E se a dúvida que surgiu no consumidor foi, justamente, em um sábado à noite, quando você não pode atendê-lo? Esperar para resolver na segunda-feira não é uma opção, afinal, ele precisa de uma resposta e irá encontrá-la, com você ou com seu concorrente.
A utilização de materiais, sejam e-books ou vídeos, por exemplo, que respondam às principais dúvidas pode ser uma ótima escolha que, além de ajudar o consumidor a não ficar sem resposta, agregam valor ao seu serviço.
Eles também agilizam o trabalho do setor de atendimento que, ao invés de responder às mesmas perguntas muitas vezes, podem apenas mandar um link onde a dúvida é solucionada.
5. Explore as redes sociais
Elas são fundamentais para quem quer gerar leads (já mostramos aqui como fazer isso para indústrias e para empresas de tecnologia) e têm papel fundamental na hora de fidelizar clientes. Uma boa comunicação nas redes sociais aproxima o público e aumenta a percepção de valor da marca, mas, para que isso aconteça, existe um detalhe muito importante: a comunicação utilizada em cada plataforma.
Ainda que o seu público seja o mesmo em todas elas, o tom adotado deve ser diferente. Cada rede tem seu objetivo, portanto, não dá para postar no Instagram o conteúdo gerado para o LinkedIn, certo? Entenda melhor o comportamento do cliente em cada uma das plataformas e adeque sua linguagem a ela.
6. Mantenha o cliente informado sobre a sua empresa
Além de manter contato com ele e se fazer presente na caixa de entrada, você mostra que a sua empresa está em constante evolução e buscando sempre as melhores soluções para o cliente. Enviar releases institucionais, por exemplo, é uma boa forma de manter a proximidade e ter um canal de comunicação direto.
Essas estratégias digitais também têm outra função interessante além de fidelizar clientes: elas são um bom termômetro de como anda a qualidade do seu produto ou serviço e, ao monitorá-las, você consegue ver como anda a percepção da sua marca junto ao público.
Percebeu que a sua empresa está precisando investir em estratégias digitais? A Tsuru está pronta para te ajudar! Fale com um de nossos especialistas e saiba outras formas de reter clientes e potencializar seus resultados!