Que os chatbots são o futuro do atendimento ao cliente, você já sabe. O RD Summit 2017 levantou a bola e nós falamos mais sobre o assunto aqui. Agora fica a pergunta: de que maneira usar essa ferramenta a favor da sua empresa? O artigo de hoje tem o objetivo de trazer respostas para essa pergunta.
Antes de tudo, duas informações importantes sobre a ferramenta que justificam o seu uso: ela reduz significativamente o abandono do visitante, uma vez que aposta numa abordagem inteligente que privilegia a interação; ela permite que as soluções sejam dadas com mais agilidade, uma vez que o atendimento humano passa a ser focado em casos mais complexos.
Dito isso, vamos aos principais usos dos chatbots a fim de agilizar a interação da sua empresa e garantir a satisfação do seu cliente:
1. Conversas que se transformam em ações de marketing
Ao realizar uma conversa mais leve, em que a sua marca compartilha imagens e tudo mais que irá transformar o seu potencial cliente em leads engajados, os chatbots dão margem à realização de campanhas de marketing mais precisas, uma vez que são baseadas nos feedbacks obtidos nessas conversas.
2. Importante para a geração de leads
Ao atender um lead e sanar as suas necessidades, os chatbots dão à sua marca a oportunidade de prolongar o relacionamento com seus potenciais clientes. Isso pode se dar por meio de e-mail marketing e de SMS, por exemplo. Além disso, ao estabelecer diálogo com um lead e obter informações sobre ele (necessidades, relação com sua marca, etc), sua equipe comercial torna-se mais capacitada para entrar em cena e encaminhá-lo para o funil de vendas.
3. Atendimento ao cliente
Eis aqui o principal uso de um chat automático. Seu propósito maior é de reduzir as filas de atendimento online, o tempo de espera e, consequentemente, eliminar as dúvidas mais comuns de forma mais prática e rápida.
4. Realizar pesquisas de opinião
Os chatbots também possibilitam a realização de pesquisas que, ao contrário das que estamos acostumados a ver, não repelem o público. Pelo contrário! A conversa amistosa, objetiva e nada invasiva, o aproxima ainda mais de sua marca.
5. Base de dados e CRM qualificados
O que se ganha, de fato, com tal qualificação? Ao classificar e ter acesso à base de dados e realizar a integração com o sistema CRM, o chat automático entrega informações do contato que irão sugerir qual é a melhor maneira de estabelecer com ele uma conversa. Qualificá-lo após esse diálogo também irá ajudar a sua empresa em abordagens futuras a esse mesmo lead.
6. Agendamento de forma mais simples
Outra facilidade dos chatbots é a rapidez com que reservas e agendamentos são feitos. Por que não adotá-lo? Resolva essa questão com mais simplicidade e com mais praticidade.
7. Suporte no ensino
Os chats automáticos têm também importante usabilidade em processos de ensino e aprendizado, visto que, de posse do conteúdo das aulas, pode manter conversas com alunos a respeito de um assunto específico abordado em sala sobre qualquer uma das matérias do curso em questão.
Como você pode ver, o chatbot é a evolução do atendimento ao cliente, mas não se limita a esta tarefa. Os 7 usos acima não deixam dúvidas de que a ferramenta é indispensável para o sucesso do seu negócio. Implemente em sua empresa! Em caso de dúvida, fale conosco.