Já pensou em usar o Pinterest para aumentar o alcance da sua empresa na web? Ótimo. Segundo um estudo realizado pela ShareThis referente ao terceiro trimestre deste ano, o compartilhamento de fotos e vídeos na rede social registrou um crescimento significativo: de 19,2%, seguido pelo LinkedIn com 15,1%. Tal crescimento tem sido mais rápido, inclusive, que o do Facebook, do Twitter e também do e-mail.
Antes de qualquer coisa, vamos definir o Pinterest. Assim como a maioria das redes sociais, esta também promove o compartilhamento de conteúdo. É possível reunir fotos e vídeos da Internet em grupos específicos de acordo com um tema, marcá-los com pins (tais como aqueles alfinetes de mural de fotos) e compartilhá-los com os amigos. O usuário também pode subir imagens do próprio computador ou então marcar, através do botão Pin it, aquelas que ele viu na Internet e achou mais interessantes. Este último tem função semelhante ao “curtir” do Facebook.
Minha empresa deve apostar no Pinterest?
Esta é uma pergunta que você deve se fazer antes de criar uma página no site. Se a sua marca tem forte apelo visual, vale a pena. Se além disso o seu público-alvo for basicamente formado por jovens (eles são maioria lá), mais um bom motivo para investir. Agora se a imagem não influenciar tanto nos seus negócios, talvez seja mais interessante focar em outras redes sociais.
Chegou à conclusão de que realmente vale a pena marcar presença neste território? Então siga as dicas abaixo para aproveitar o melhor da rede e realizar um ótimo trabalho:
1 – Antes de tudo, defina quais serão os boards da sua empresa no Pinterest. Para isso, liste os assuntos mais relevantes e que fazem parte do seu universo e mantenha-os separados em grupos.
2 – Classifique cada board com categorias de modo que a página da sua empresa seja facilmente achada numa busca por palavras-chave. Quanto mais palavras relacionadas, melhor.
3 – Como já havíamos dito, o aspecto visual é extremamente valorizado no site. A imagem acima não deixa dúvida. Aproveite-se disso para evidenciar seus produtos. Aproveite também para explorar a força das imagens em diversas situações, sobretudo em datas comemorativas.
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4 – Mantê-la sempre atualizada é importantíssimo. Assim como nas demais redes sociais, páginas sem conteúdo ou pouco atualizadas não despertam o interesse do público. Conquiste-o com belas imagens e não abra mão de fazer isso frequentemente.
5 – Outra maneira de também ter uma página atraente é através de uma bela imagem de capa. Não resta dúvida de que no Facebook, por exemplo, elas são fundamentais para chamar a atenção do público. No Pinterest, obviamente, isso não seria diferente.
6 – Em muitos casos, convém trazer conteúdo da web para alguns dos seus boards. No entanto, produzir imagens próprias e que por si só vendam bem o seu negócio é muito mais vantajoso. Faça isso e estimule nos usuários o interesse em repinar suas imagens. Lembre-se que assim, o seu negócio terá mais visibilidade.
7 – Quer um canal para apresentar a equipe que está por trás de todo o trabalho realizado pela sua marca? O Pinterest é uma boa opção. Crie um board para isso e mostre quem ajuda a fazer o seu negócio acontecer. Humanizar a ferramenta através de fotos do seu time é uma excelente maneira de fidelizar e de também chamar mais atenção para a sua empresa.
8 – Não é só de fotos que vive o Pinterest. Os vídeos também têm vez por lá. Produza alguns que falem sobre o seu produto de forma criativa e original e aguarde os pins que certamente virão. Tutoriais, por exemplo, também são muito bem-vindos.
As dicas para incrementar a página da sua marca no Pinterest não param por aí. Para ficar por dentro de outras, entre em contato conosco!