Desde o seu lançamento, o Twitter tem se firmado como uma das mais poderosas redes sociais do mundo. Quem recorre a ela para promover uma marca, estabelecer um contato com o público e ficar sempre ligado no que acontece no mercado tem grandes chances de obter resultados mais do que satisfatórios. Isso é possível desde que o trabalho realizado leve em consideração vários aspectos, sobretudo, as peculiaridades do canal.

Segundo dados do próprio Twitter, a rede conta com mais de 240 milhões de usuários ativos, 500 milhões de tweets por dia e 76% de usuários ativos no mobile. Como você deve ter notado, não convém desprezar as oportunidades que a rede oferece.

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Aumentar o engajamento no microblog não chega a ser uma tarefa complexa. Há de se ter comprometimento, interesse em saber o que funciona e o que não funciona e, entre outras coisas, manter-se ativo por lá. Abaixo, apresentamos algumas dicas que o ajudarão a realizar, na rede social, um trabalho capaz de fazer da sua marca uma referência em seu meio.

1 – Deixe o perfil com a cara da marca

Tanto o avatar quanto o background (imagem de fundo) devem estar de acordo com a proposta da sua marca. É importante usar no Twitter o mesmo estilo usado tanto no site quanto nas demais redes sociais, de modo que a marca tenha uma identidade única em todos os seus canais.

2 – Faça uma bio criativa

A bio é uma espécie de cartão de visitas. Use este espaço para dar pistas de que tipo de conteúdo os seguidores irão encontrar por lá.

3 – Adote um discurso amigável

A comunicação no Twitter deve ser simples, direta e objetiva. Não convém adotar uma linguagem muito complexa. Para se aproximar do público, o ideal é chamá-lo para a conversa, mas isso deve acontecer da maneira mais natural possível. Quanto mais amigável for o discurso, mais interesse as pessoas terão em saber o que a sua marca tem a dizer.

4 – Use #hashtags com moderação

Nem pensar em encher os tweets de hashtags, hein? Selecione as palavras realmente importantes para o seu negócio e cheque se elas já vêm sendo usadas. Lance novas hashtags apenas se achar que a sua marca tem força para emplacá-las. Caso não tenha certeza disso, lance mão das que já trazem bons resultados e têm a ver com a sua proposta.

5 – O que estão falando sobre sua marca?

O monitoramento é extremamente importante. No Twitter, isso não é diferente. Hoje em dia, existem ferramentas que facilitam esse trabalho e que o deixam ciente de praticamente tudo o que é dito sobre a sua marca. Saber o que o público diz a respeito dela e em que situações cabe entrar no papo são atitudes que contribuem e muito para torná-la mais engajada.

6 – Converse com os seguidores

Lance perguntas, responda as que surgirem, esclareça dúvidas, sugira soluções… O ideal é não deixar as pessoas falando sozinhas. Não importa se as interações trouxerem críticas ou elogios. Dê igual atenção e mostre que a sua empresa tem o interesse de conquistar (ou recuperar) a confiança do público.

7 – Não se prenda a um tipo de conteúdo

Ao invés de ficar falando apenas das suas próprias vantagens, que tal explorar também o universo a que ela pertence? Fale do cenário, cite outros perfis e dê RT em conteúdos que têm alguma relação com os seus interesses. Manter-se monotemático, falando apenas de si mesmo nem sempre é uma boa escolha.

8 – Não suma

Muitas empresas criam perfis no Twitter apenas para marcar território. Mantenha o da sua sempre ativo, com conteúdo interessante e relevante. Faça pesquisas para descobrir quem é o seu público e em quais horários vale mais a pena lançar seus principais tweets. De qualquer maneira, faça questão de ter sempre uma ou mais pessoas ligadas em tudo o que acontece por lá seja para não perder uma boa oportunidade do dia, seja para resolver um problema tão logo ele apareça.

A sua empresa tem um perfil ativo no Twitter? Ela explora bem todo o potencial da rede? Entre em contato conosco se precisar de dicas para melhorar a comunicação com o seu público por lá.