Na semana passada, nós apresentamos aqui, no blog, 5 bons motivos para sua empresa investir em redes sociais. Mostramos que, independente do porte, vale muito a pena marcar presença nesses canais online. Qual é a importância disso para quem está à frente de uma pequena empresa? Acertou quem disse que é fundamental.
Se para grandes empresas ter perfis digitais é sinônimo de expansão do negócio, para as pequenas isso fica ainda mais evidente. Sabe por quê? Porque usar a Internet como meio para divulgar um empreendimento e dialogar com o público é, sobretudo, uma opção mais barata, fácil de usar, que agiliza o contato com os clientes e que, por fim, otimiza o tempo. Podemos afirmar também que elas são peças indispensáveis tanto para fidelizar clientes antigos quanto para atrair novos.
A imagem acima traz dados que são frutos de uma análise do Intuit Websites, que preparou um infográfico com dicas para empresas de pequeno porte aproveitarem todo o potencial dessas ferramentas de marketing. Para ver o infográfico completo (em inglês), clique aqui.
As vantagens que as ações online podem proporcionar ao seu negócio são inúmeras. Dentre elas, está o fato de a Internet não exigir um alto investimento para um retorno satisfatório. Além da interação e do contato com o público já citados anteriormente, podemos destacar também o acesso da marca a uma audiência global, a possibilidade de ela construir uma imagem mais consistente e de se estabelecer no mercado.
O papel dos canais online
De todas as vantagens, qual se mostra mais importante para a sua marca em grandes redes sociais? A resposta é simples: a de atuar como um braço das operações de atendimento ao cliente. Se antes eram apenas a extensão do contato offline, agora elas têm papel de destaque nessa relação dada à grande e crescente presença do público em tais canais.
Em quais redes sociais vale mais a pena focar essas ações?
Isso varia. Depende muito do tipo de negócio, mas, de um modo geral, algumas delas mostram-se indispensáveis para pelo menos 9 em cada 10 tipos de empresa.
FACEBOOK: seja lá qual for o seu ramo de atuação, não descarte uma presença na rede social de Mark Zuckerberg, que conta atualmente com mais de 1 bilhão de usuários. Ter uma página lá é, talvez, o passo mais vital para pequenas empresas que pretendem começar a investir em presença online.
TWITTER: com um número um pouco menor de usuários (cerca de 200 milhões), mas não menos importante, o microblog também figura entre as principais redes sociais a investir. É um canal perfeito principalmente para filtrar reclamações.
LINKEDIN: engana-se quem pensa que a rede social é exclusivamente para pessoas em busca de emprego. Entre outras coisas, ela é excelente para o pequeno empresário fazer network (rede de contatos) e para compartilhar informações sobre o seu negócio.
INSTAGRAM: o serviço de compartilhamento de imagens, por sua vez, mostra-se mais eficaz com empresas que trabalham com elementos visuais, como é o caso de uma loja de roupas. Com a rede social, o empresário tem a oportunidade de postar fotos de seus últimos modelos e vê-los se espalhando através de compartilhamentos no Facebook, Twitter, Foursquare, Tumblr, Flickr ou por e-mail.
Estas são apenas algumas das redes sociais com potencial para alavancar as vendas de um pequeno negócio. Outras, cada uma com sua peculiaridade, também dão a essas pequenas empresas a possibilidade de conquistar um espaço jamais imaginado quando suas ações se limitavam às estratégias offline.
Uma das nossas funções é a de orientar pequenos empresários cientes da força das redes sociais, mas sem saber como e por onde começar. Se você se encaixa nesse perfil, fale com a Tsuru. Nós estamos aqui para fazer com que o seu negócio ganhe o destaque e o valor que merece.