Semana passada, apresentamos aqui motivos para que pequenas empresas digam ‘sim’ ao marketing digital. Hoje, mostraremos alguns dos erros mais comuns cometidos no ambiente online para que o seu negócio passe bem longe deles.
Desprezar o planejamento
Em oportunidades anteriores, falamos sobre a ideia errada que muitas pessoas têm, ainda hoje, de que marketing digital é um investimento de alto custo. No entanto, do lado dos que já entendem a força de campanhas online, está um dos maiores erros cometidos por quem se lança, de qualquer maneira, nesse cenário: o mau planejamento. Marketing digital não é apenas ter um perfil ou uma página numa rede social. Não é possível contar apenas com o apoio de pessoas próximas, que colocam-se dispostas a curtirem suas publicações, na esperança de que isso levará ao aumento das vendas. A tendência é o número de interações cair ao longo do tempo e o resultado esperado não passar de um sonho com poucas chances de ser realizado.
Muita gente se frustra e conclui que a tão falada força do marketing digital é uma ilusão quando, na verdade, o que compromete o bom desempenho de uma marca é a forma equivocada com que ela é apresentada nos canais digitais. Planeje-se! Para que a presença online de sua empresa tenha uma razão de ser e atenda às suas expectativas, é preciso estudar melhor o cenário, elaborar estratégias, colocá-las em prática e só então esperar que o público responda positivamente. Lembre-se: a divulgação de sua marca na internet não deve se limitar ao apoio dos seus contatos.
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Abrir mão de profissionais qualificados
Sim, investir em marketing digital requer mesmo um baixo custo, mas não exagere. Pedir que alguém, sem muita experiência, cuide da imagem do seu negócio na internet pode ser catastrófico. Monte uma equipe de profissionais capacitados, que entendam de mercado e comunicação online, para que a sua marca obtenha o retorno que você tanto espera.
Muitas pessoas colocam suas empresas nas mãos de pessoas com entendimento raso de ações online, acabam se frustrando e atribuem a culpa disso à ineficácia das campanhas digitais. O custo é, sim, bem menor do que o do marketing tradicional, mas é preciso, ao menos, cercar-se de quem entende do negócio. Caso resolva insistir em deixar o seu negócio nas mãos de leigos, o barato pode acabar saindo caro.
Não saber para quem vai a sua comunicação
Outro erro muito comum é o de produzir um conteúdo sem foco. Não conhecer o próprio público-alvo e lançar publicações, nas redes sociais, para a massa na ilusão de que assim vai aumentar as chances de o seu negócio ser visto está longe de ser uma boa estratégia. Saiba quem consome o seu produto ou serviço e direcione o seu conteúdo a essas pessoas. Isso, sim, é que tem chances reais de surtir efeito. Saiba de seus hábitos (sobretudo os de consumo), suas preferências, enfim, conheça esse público e só então veja as vendas aumentarem, de verdade. Uma boa pesquisa de mercado e do perfil do consumidor pode ser um ótimo começo.
Criar uma loja virtual e não divulgá-la
Você já deu um primeiro passo: criou a sua loja virtual. Certo, mas e aí? Ficou só nisso? Não criou estratégias para divulgá-la e espera que as pessoas a encontrem sem que você se dedique a isso? Isso não tem chance de dar certo. Estude maneiras de torná-la conhecida a ponto de gerar curiosidade e, consequentemente, tráfego para o site. As vendas só vão começar a aparecer se você se empenhar em elaborar tais estratégias. Caso contrário, a sua loja virtual terá servido apenas para marcar território no ambiente online, visto que ela não trará nada de realmente interessante para o seu negócio.
Não desperdice seu tempo, muito menos o seu dinheiro com ações fadadas ao fracasso. Fuja desses erros mais comuns e foque todos os seus esforços no que realmente vale a pena. Acredite. Esse é o caminho do sucesso. Entre em contato conosco para que possamos dar mais dicas para o seu negócio dizer quais outros erros comuns você deve fugir.