Toda e qualquer empresa que visa se comunicar com a sua audiência deve, antes de tudo, conhecê-la bem e adaptar o seu discurso a ela. Daí a importância do marketing de conteúdo, cujas estratégias têm como meta estabelecer uma comunicação precisa e eficaz com o público-alvo a fim de atender às suas necessidades e interesses.
Para elaborar a estratégia de comunicação ideal para a sua empresa, de modo que ela dialogue com as personas, é fundamental levar em consideração um importante aspecto: a relevância. É isso o que deve conduzir o seu trabalho de relacionamento com o seu público, uma vez que você deve levar aos seus canais um conteúdo extremamente interessante, que crie identificação, que seja capaz de fisgá-lo e, consequentemente, fidelizá-lo. Seu objetivo, portanto, deve ser o de criar buyer personas, isto é, pessoas que serão atraídas pelo conteúdo publicado pela sua empresa através dos canais digitais.
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Buyer persona?
Isso mesmo. Buyer persona nada mais é do que o perfil do seu público-alvo traçado a partir de informações que correspondem às pessoas que, de fato, se interessam pela sua marca. O que é levado em conta na construção de tal perfil? O comportamento, os hábitos de consumo, os objetivos e tudo mais que caracteriza o seu público-alvo.
Para criar essas personagens que irão ajudá-lo a produzir um conteúdo cada vez mais relevante para o seu público-alvo, é preciso pôr em prática as ações a seguir:
Faça pesquisas
A pesquisa para a construção das personas deve ter o objetivo de mostrá-lo melhor quem são essas pessoas com quem a sua marca pretende se comunicar. Para isso, faça perguntas a fim de colher informações, saber de seus desejos, desafios, preferências (sobretudo as de compras), etc. Quem já é cliente do seu negócio pode ajudá-lo muito nesta etapa. Direcione, portanto, tais perguntas a alguns (não muitos, ok?), afinal de contas, eles funcionarão como personagens com informações reais e ricas para a sua pesquisa.
Identifique tendências
Feitas estas pesquisas, analise-as e identifique o que tem em comum nas respostas das suas personas. Se a maioria das pessoas pesquisadas disseram preferir um estilo ao outro ou o vermelho ao azul, por exemplo, isso indica que a sua empresa tem tendências que devem ser exploradas.
Crie histórias
Agora que você já criou a sua persona, tem as informações dela e identificou tendências, que tal começar a contar histórias? Você pode fazer isso inserindo dados a fim de finalizar a construção deste perfil. Nome, idade, hábitos, preferências, metas, estilo de vida e tudo mais que você achar interessante para criar, por completo, essa identidade. Acredite. Isso é extremamente útil para reconhecer o seu público, o real, saber como se comunicar com ele e prever o que ele pode querer no futuro.
Se você precisa de auxílio para criar o seu buyer persona e quais perguntas fazer a ele, não pense duas vezes: fale conosco. A Tsuru está disposta a ajudá-lo a identificar o seu público-alvo, a elaborar a sua estratégia de marketing de conteúdo e a fazer um trabalho relevante para seus potenciais clientes.