Aumentar as vendas. Este é o propósito maior de quem investe fortemente no marketing digital. A força dos canais online é algo que, hoje em dia, não se questiona mais e manter-se presente e atuante no cenário virtual é indispensável para quem quer obter resultados para lá de positivos.
O marketing de conteúdo, por sua vez, é a maior aliada das empresas que pretendem potencializar as suas ações e se aproximar do público online. O que uma marca tem a dizer e como faz isso em seu site e em suas redes sociais diz muito sobre ela e influencia muito na decisão de compra do usuário que, eventualmente, acessa estes canais. Saber como se comunicar, de que maneira divulgar seus produtos ou serviços e, mais do que tudo, conhecer bem o próprio público são elementos fundamentais na rotina de quem aposta no marketing digital. Daí a importância do marketing de conteúdo, visto que é a partir dele que as ações de comunicação são definidas a fim de se obter um retorno mais do que satisfatório.
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Identifique problemas e apresente soluções
Um bom ponto de partida é identificar as mais comuns dificuldades dos usuários. Por mais que as pessoas tenham origens diversas e características muito próprias, o fato de terem se interessado pelo que a sua empresa oferece faz com que elas tenham algo em comum, isto é, algo que, de certa forma, as une. Isso pode ser um problema, uma dificuldade ou uma necessidade que o mercado ainda não supriu.
O que fazer, então? Apresentar-se como solução. A partir do momento em que uma empresa volta a sua comunicação para divulgar o que ela tem de melhor e o que pode fazer para atender às necessidades do maior número de potenciais consumidores, seu trabalho já terá valido a pena, uma vez que, com isso, o número de conversões tenderá a aumentar.
Lembre-se: uma empresa que lança uma publicação expondo um problema comum de seu público-alvo e, imediatamente, apresenta-se como solução, tem tudo para colher ótimos resultados. Vale dizer que uma comunicação criativa ajuda a atrair a atenção de quem mais interessa para o negócio.
Uma empresa que lança uma publicação expondo um problema comum de seu público-alvo e, imediatamente, apresenta-se como solução, tem tudo para colher ótimos resultados.
Produza conteúdos mais completos
Outra alternativa é ter um canal específico para apresentar a sua empresa como solução. Isso pode ser feito por meio de um site, blog ou e-book, por exemplo. O usuário mais atento será atraído pela publicação nas redes sociais e se interessará em aprofundar mais essa leitura. Portanto, sempre que for lançar em seus canais algo de muito valioso para o seu público-alvo, lembre-se de, sempre que possível, oferecer também às pessoas a opção de ler mais detalhadamente sobre o assunto do interesse delas, de modo que sirva como fonte de consulta e elas possam recorrer àquilo com o intuito de amadurecer a ideia de compra.
Ofereça formatos de conteúdo variados
Dê ao seu público-alvo formatos diversos que o levem ao seu conteúdo. Assim, caberá a ele decidir de que maneira prefere receber as informações divulgadas pela sua empresa. Vídeos e infográficos, por exemplo, que são mais visuais, estão em alta. Vale a pena investir em ambos. Outra dica é identificar que tipo de conteúdo mais traz acessos e, com isso, produzir mais material no formato que conta com a preferência da maioria.
Invista em webinars
Esta é uma maneira bem prática de apresentar os valores da sua empresa e do que ela tem a oferecer a quem a enxerga como solução. Tais treinamentos ao vivo o aproximam de seu público e são excelentes alternativas, uma vez que mostram de que maneira as pessoas podem tirar proveito do que o seu negócio tem a oferecer. Trata-se, portanto, de mais um aliado no processo que consiste em levar mais visitantes ao funil de vendas.
O marketing de conteúdo é uma ferramenta fundamental para que as empresas com atuação digital aumentem as suas vendas. Quer conversar mais sobre o assunto? Então fale conosco!