Transformar os meros visitantes de um site em potenciais clientes requer muito empenho. Uma das mais importantes etapas do marketing, sobretudo o digital, é a geração de leads, que tem como princípio atrair e, mais do que isso, fazer com que um determinado público se interesse e efetivamente queira conhecer melhor uma marca.
A geração de leads faz parte de um processo que consiste em alimentar com informações relevantes um público que se aproxima, isto é, que manisfesta algum interesse por uma marca e está disposto a estabelecer uma relação mais intensa com ela. Cabe à empresa, portanto, zelar por esse bom relacionamento, a fim de manter bem próximos esses leads, de modo que eles se mantenham fiéis e preservem o interesse por um produto ou serviço.
Cabe à empresa zelar por esse bom relacionamento, a fim de manter bem próximos os leads, de modo que eles se mantenham fiéis e preservem o interesse por um produto ou serviço.
A nutrição de leads, que já havíamos falado aqui, em oportunidades anteriores, é fundamental para toda e qualquer marca que deseja estar mais perto de seu público, estabelecendo com ele um contato mais direto. Há tipos de conteúdo que ajudam nesse processo, assim como maneiras verdadeiramente eficazes de fazer com que um blog contribua para essa geração de leads. No entanto, há erros que devem ser evitados para que não ponham tudo a perder. Veja abaixo o que você não deve fazer:
Usar ofertas para forçar a venda: não!
Há quem pense que o ideal é inundar os leads com ofertas a todo momento. Por mais vantajosas que elas lhe pareçam e possam mesmo ser para o público, é preciso saber o melhor momento para apresentá-las, de modo que as pessoas não se sintam pressionadas. Faça isso de forma gradual, respeitando o tempo do seu público-alvo e em que etapa da venda ele se encontra.
Selecionar as palavras-chave mais usadas: não!
Ao invés de escolher as mesmas palavras-chave que a concorrência tem usado para atrair público, que tal ser original e garantir posições de mais destaque nos mecanismos de busca? Recorra a palavras pouco disputadas e que colocarão o seu site ou blog nos primeiros resultados.
Por falar em palavras, não seja muito técnico nos textos do seu blog ou site. Palavras difíceis afastam mais do que aproximam as pessoas do seu negócio. Quando mais simples a comunicação, melhor. Maiores as chances de um retorno positivo.
Abrir mão de formulários: não!
Permita que as pessoas facilmente encontrem formulários em seu site. Cada inscrição nova é mais um laço, mais um contato com um potencial cliente cujos dados a sua empresa pode guardar para ações futuras e que foram espontaneamente fornecidos pelo público.
Vamos falar mais sobre esses e outros erros que podem ameaçar a sua geração de leads? Quer evitar que isso aconteça? Então, fale conosco.