Operadoras e agências de turismo que visam aumentar a atuação no mercado e conquistar uma posição privilegiada neste segmento, também têm de estar atentas às ferramentas de marketing digital. Uma razão muito simples justifica essa necessidade: a presença online de potenciais clientes, isto é, de quem busca esse tipo de serviço.
A seguir, você verá dicas de como inserir o marketing digital à rotina da sua empresa, de modo que ela esteja sempre em contato com esse público e passe a colher frutos interessantes para o crescimento do negócio.
Antes de tudo, planeje-se
Conheça o mercado, defina as ações que irá lançar e saiba quem é o seu público. Ao conhecê-lo bem, você passa a ter em mãos todas as informações que precisa para abastecer os seus canais digitais com o que ele espera encontrar numa empresa de turismo.
O marketing digital será o seu braço direito nessa tarefa de identificar o seu público. Apresente-se como uma empresa disposta a conhecer os desejos dessas pessoas, como uma empresa que é capaz de ouvir atentamente às suas necessidades a fim de atendê-las. Feito isso, liste as palavras-chave que esse público-alvo usaria nas buscas do Google. Assim, você saberá de que maneira conduzirá a comunicação virtual da sua empresa a fim de atingir quem mais interessa.
Tenha um site visualmente atraente
Entenda por “atraente” um site bonito, rico de informações sobre os serviços que a empresa oferece e funcional. Os potenciais clientes devem ter uma experiência de navegação agradável para quererem continuar explorando e conhecendo mais detalhadamente tudo o que ela tem a oferecer. Já falamos aqui, no blog, sobre design responsivo. Vale a pena ler este artigo para se aprofundar no assunto.
Todos esses elementos que fazem do seu site atraente são importantes para que uma pessoa o acesse e opte pela sua empresa quando for planejar uma viagem, por exemplo. Não perca a oportunidade de causar nela uma boa impressão já de cara.
Alimente as suas redes sociais
Mantenha suas redes constantemente atualizadas, mas seja cauteloso na hora de definir de que maneira irá usá-las. Ok, o objetivo final é fazer com que as pessoas realizem as suas viagens por intermédio de sua empresa, mas para conquistar isso, ela deve investir em interação e em engajamento. Suas publicações não devem se limitar à divulgação de ofertas. Este é um caminho mais rápido e sem grandes esforços no processo de conquista de clientes, mas deve ser usado com prudência. Apresente as vantagens do seu negócio para construir uma base de clientes mais sólida. É isso o que mais vai valorizar os seus serviços, fazer com que esse público se fidelize ao seu negócio e recorra a ele em oportunidades futuras.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Apresente as vantagens do seu negócio para construir uma base de clientes mais sólida. É isso o que mais vai valorizar os seus serviços, fazer com que esse público se fidelize ao seu negócio e recorra a ele em oportunidades futuras.
Produza conteúdo do universo de viagens
A relevância e a qualidade do conteúdo lançado no site, no blog e nas redes sociais da sua empresa deve ser interessante para o público que você visa atingir, conquistar e fidelizar. Que tal falar sobre roteiros de viagem? Ou então sobre as diferentes maneiras de fazer turismo? Já pensou em apresentar curioridades sobre os destinos mais badalados? Assunto é o que não falta.
Use e-mail marketing, mas com cuidado
Sim, eles são grandes aliados das agências de viagem, uma vez que a taxa de abertura para e-mails do gênero é relativamente alta, mas, ainda assim, é preciso ter prudência. Use o e-mail marketing para atingir seus potenciais clientes, apresentar vantagens (ofertas e promoções), para fechar vendas, mas vá com calma. Não transforme isso em SPAM.
Tenha um chat online
Esse canal de comunicação é importante principalmente para aquelas pessoas que, durante a efetivação de uma compra no site da sua agência, têm dúvidas do que estão adquirindo. Para esclarecê-las o mais rápido possível, mantenha esse chat online ativado para que elas tenham a que recorrer quando precisarem.
Curtiu? Entre em contato conosco para que possamos apresentar mais dicas que vão ajudar a turbinar ainda mais a sua empresa.