Começamos este post com uma pergunta: onde é melhor anunciar, no Google ou no Facebook? Nos dois. No primeiro porque é o maior e principal buscador; no segundo porque é a principal rede social. Num mercado cada vez mais competitivo, em que empresas fazem o que podem para ocuparem uma posição de destaque, toda forma de anúncio tanto via Google quanto via Facebook é válida. Sendo assim, o mais adequado é apostar em ambos.
Como anunciar no Google e no Facebook?
Via Google Adwords e Facebook Ads, respectivamente. Além de impulsionarem os anúncios e darem um bom destaque para as marcas, independente do porte e do segmento de atuação, o custo, ao contrário do que muita gente pensa, é menor do que se imagina. Compensa muito anunciar nos dois canais. Há diferenças, é claro, entre as ferramentas e é sobre isso que falaremos a seguir.
Por que anunciar no Google Adwords?
A principal razão para investir nesta ferramenta é, sem dúvida, o fato de o Google ser o maior buscador do mercado. Aparecer lá, nos resultados de busca do seu público-alvo, é fundamental para o crescimento e o fortalecimento do seu negócio. É importante lembrar, portanto, que se faz necessário um grande estudo de marca, de mercado, uma análise da concorrência e, mais do que tudo, de seu público, de modo que sejam identificadas as necessidades dele, as palavras-chave mais usadas nessas buscas para que o site da sua empresa, devido à sua relevância, figure em posição de destaque nos resultados.
Seu negócio precisa ser visto para atingir o seu público. Dito isto, lembramos que é extremamente necessário fazer todo um planejamento a fim de identificar tudo o que precisa ser considerado para a anunciar no Google, aumentar o número de cliques e, com isso, ter um resultado mais expressivo.
Um alerta: nada disso valerá a pena se não houver um acompanhamento constante no desempenho da sua empresa no Google. É preciso ficar de olho para ver se as ações pensadas estão impactando conforme planejado. Caso contrário, será preciso promover mudanças até que elas levem a um retorno verdadeiramente interessante. Essa vigilância é fundamental. Anuncie no canal, faça as pesquisas, mas nunca deixe de lado o acompanhamento das suas campanhas. Ele é parte importantíssima desse trabalho, uma vez que aponta as falhas tão logo elas surgem, o que permite que as alterações sejam feitas o mais rápido possível, impedindo assim que todo o planejamento desande.
Vale lembrar que ao investir em anúncios do Google Adwords, são maiores as chances de atingir um público mais amadurecido com a ideia de adquirir um produto ou serviço. Este público se encontra no final do funil de vendas, isto é, no processo final da decisão de compra.
Sugerimos a leitura complementar deste artigo sobre Remarketing, que é, em suma, um braço dessas ações de Google Adwords.
Anuncie no canal, faça as pesquisas, mas nunca deixe de lado o acompanhamento das suas campanhas. Ele é parte importantíssima desse trabalho, uma vez que aponta as falhas tão logo elas surgem, o que permite que as alterações sejam feitas o mais rápido possível.
Por que anunciar no Facebook Ads?
Anunciar no Facebook Ads é uma maneira de promover a página da sua empresa por meio de links patrocinados, que levam os usuários da rede social tanto para publicações dentro da própria fanpage quanto para canais fora dela, como site e aplicativos. Além de publicar anúncios, é possível também impulsionar publicações para que elas tenham um maior alcance.
Outra vantagem é a possibilidade de direcionar tais ações para atingir um público muito mais específico, uma vez que a rede permite que seja feita uma segmentação considerando faixa etária, sexo, cidade, estado, interesses pessoais e estado civil, por exemplo. E não é só isso! É possível também decidir de que maneira esses anúncios aparecerão para o público: no feed de notícias? Em dispositivos móveis, considerando aqui um investimento em design responsivo? Na barra lateral de anúncios? No Instagram? A escolha é sua.
Qual é a principal diferença entre as ferramentas?
Enquanto no Adwords o público vai atrás de uma informação (ação ativa), no Ads ele é surpreendido por um anúncio enquanto navega pela rede social (ação passiva). Ambas são muito eficazes. Ambas, quando bem planejadas e executadas, trazem excelentes resultados. O que as diferencia é apenas a maneira com que atingem o público.
A nossa dica é anunciar nos dois canais, uma vez que um complementa o outro. Pense na seguinte situação: uma pessoa é constantemente impactada pelo Facebook. No dia em que ela decidir ir atrás de uma solução, as chances de fazer isso via Google são grandes. Se a sua empresa já está acostumada a realizar esse trabalho na rede social, no momento da busca, ela dará mais valor aos anúncios da sua empresa que aparecerem nos resultados. Sem dúvida, isso vai pesar na hora de decidir pela sua marca, que ela já conhece, ao invés de optar por um concorrente.
Que tal conversar mais um pouco sobre anúncios no mundo virtual? Clique em Fale Conosco para que possamos falar um pouco mais das vantagens dessas duas maravilhosas ferramentas.