Se a sua empresa já desenvolve um trabalho bacana no Facebook e no Twitter, que tal dar um novo passo? Investir em outras redes sociais que, assim como as citadas também têm forte apelo popular, é uma boa escolha.

O Instagram, que em 2012 foi comprado pelo Facebook por US$ 1 bilhão, tem se destacado. O serviço de compartilhamento de imagens e vídeos conquistou fãs em todo o mundo, conta atualmente com 150 milhões de usuários ativos e tem registrado uma crescente participação de empresas.

Recentemente, a Unruly, empresa especializada em estudos sobre vídeos virais, apresentou um dado interessante: dos 1.000 vídeos compartilhados na rede social de 9 de setembro a 9 de outubro deste ano, 40% vieram de empresas. Se a sua não faz parte desta estatística, talvez agora seja a hora de considerar a criação de um perfil…

Um relatório da TrackMaven apresentou alguns dados sobre o Instagram que devem ser levados em conta por empresas que já têm perfis na rede social ou que pretendem ingressar nela. Confira os resultados:

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O horário comercial é, disparado, o de maior movimentação. Neste primeiro gráfico, podemos notar que o intervalo que vai de 14 às 15h é, de um modo geral, o que mais se destaca. Apesar disso, não convém concentrar todas as postagens somente nesses horários de pico. Lançá-las fora deles pode ser também uma alternativa muito interessante para a sua empresa. Vale a pena experimentar.

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O gráfico acima mostra por que não é necessário se prender apenas ao horário comercial. Além disso, mostra também que o período da noite e os fins de semana não devem ser desprezados. Na imagem, vemos que o número de interações nas postagens noturnas é pouco menor que o do horário comercial. Nos fins de semana também. O fato é que não há uma regra. Cabe a você perceber os melhores horários para o seu negócio, além de quando e com que frequência o seu público acessa o Instagram. O sucesso da ação, é claro, vai depender também do tipo de produto que a sua empresa trabalha.

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Subir vídeos no Instagram é algo ainda muito recente. A funcionalidade foi muito bem recebida e tem sido muito adotada por empresas, conforme dissemos no começo deste post. Uma curiosidade precisa ser dita. Antes disso, analise o gráfico acima. Percebeu que os vídeos são mais vistos nos horários que sucedem o comercial, isto é, fora do de trabalho? Uma das explicações para isso é o fato de este tipo de conteúdo contar com elementos sonoros que podem ser inconvenientes durante o expediente.

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No que diz respeito à segmentação de conteúdo, o uso de hashtags é extremamente facilitador. Além de reunir pessoas com o mesmo interesse, o impacto das postagens com 5, 4 e 6 delas, respectivamente, geram mais interações, conforme você pode ver logo acima. Vale lembrar que a escolha das palavras que serão transformadas em hashtags deve ser criteriosa. Identifique aquelas que mais têm a ver com o seu negócio, que sejam de fácil comunicação e que motivem o público a adotá-las também.

Última dica: amplie o alcance das ações da sua empresa no Instagram através do compartilhamento de imagens e vídeos no Twitter e no Facebook, por exemplo.

Quer saber melhor como o Instagram pode ser útil para a sua empresa? Entre em contato com a agência Tsuru!