Alimentar os leads de forma automatizada com informações relevantes de modo que eles, passo a passo, cheguem à etapa final: a da concretização da compra. Assim é, em resumo, a automação de marketing, estratégia vital para que um planejamento de marketing digital surta os efeitos esperados.
Engana-se quem pensa que esse processo se resume a toda e qualquer ação automaticamente programada. Vai além disso. Esta automação se refere ao caráter personalizado que as informações de uma empresa devem ser fornecidas aos leads, de modo que eles desenvolvam, cada vez mais, interesse pelo produto ou serviço em questão. É manter um relacionamento com essas pessoas a fim de estreitar laços, aumentar a interação e apresentar razões que as conduzam ao carrinho de compras. Automação de marketing é saber oferecer a informação certa, na hora certa, entendendo e respeitando o estágio do processo de compra em que os leads estão e fazer esse envio de forma automatizada.
Automação de marketing é saber oferecer a informação certa, na hora certa, entendendo e respeitando o estágio do processo de compra em que os leads estão e fazer esse envio de forma automatizada.
Vantagens da automação de marketing
Como toda eficaz ferramenta, a automação oferece muitas vantagens às empresas. A seguir, apresentaremos as principais delas.
1. Funil de vendas mais prático e mais eficaz
Outro benefício tem relação direta com o funil de vendas, que é, em suma, o caminho percorrido pelo lead, isto é, onde se encontram cada um dos seus estágios de compras. Para cada um, uma informação que respeita o momento dessa pessoa, de modo que ela receba o tanto de conteúdo necessário, nada aquém, nada além, para tomar a sua decisão.
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2. Leads mais preparados/educados
A alimentação dos leads com conteúdo adequado para cada estágio do jornada de compra é que vai tornar esses potenciais clientes aptos a realizar uma compra. É preciso prepará-los e, para isso, cada informação deve chegar no momento certo. De nada adianta lançar todas as informações de uma só vez ou forçar uma venda quando o lead ainda não está pronto. Prepará-los para a compra requer tempo, requer envio de informações nos momentos certos, requer interesse de sua parte em fazer com que essas pessoas conheçam muito bem a sua marca e o que ela pode fazer por eles.
3. Nutrição de leads constante
Uma das principais vantagens diz respeito à nutrição de leads. Alimentar aqueles contatos, ainda indecisos, com informações que os façam amadurecer a ideia de compra traz resultados muito satisfatórios. Automatizar esse processo é fundamental para escalar a nutrição, manter essas pessoas conectadas à marca e às vantagens atreladas a ela. Muitas vezes, o lead não está indeciso, mas, sim, não está pronto para efetuar a compra em determinado momento, embora esteja decidido de que aquela solução é a melhor para ele. O que fazer nesse caso? Não cessar o envio de informações pertinentes que os levem a, efetivamente, adquirir, em um futuro próximo, o bem oferecido pela empresa. A compra não realizada imediatamente não deve ser encarada como um fracasso. É preciso ter sabedoria e persistência para que esse mesmo lead, lá na frente, quando estiver disposto a comprar, opte pela sua marca e não por uma concorrente.
4. Equipe de vendas recebe leads mais qualificados
Com a automação, os setores da empresa ganham: o de marketing, especificamente, que se poupa, uma vez que parte de seu trabalho recorrente já foi executado; e o de vendas, que recebe leads qualificados, mais preparados e mais convictos de suas decisões. Assim, os vendedores veem sua produtividade aumentar significativamente, o que culmina no aumento das vendas e numa maior satisfação desses profissionais.
Equipe de vendas recebe leads qualificados, mais preparados e mais convictos de suas decisões.
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