Se a sua empresa investe no Inbound Marketing, você deve saber que gerar leads é função vital do time de marketing. Mas, e o que acontece depois? Atender os leads gerados pelo marketing é um dos grandes desafios das equipes de vendas e, não saber como agir diante de um Inbound Lead, pode colocar muito tempo, investimento e chance de crescimento a perder.

Não conseguir atender os leads e convertê-los em clientes faz com que muitos diretores encarem o departamento de marketing como um centro de custos para a empresa quando, na verdade, com alguns afinamentos junto ao time de vendas, ele pode se tornar um poderoso centro de receita.

Acredita que os leads gerados são quentes e que transformá-los em clientes é uma etapa que pode performar melhor? Ótimo! Neste artigo vamos falar mais sobre como atender os leads gerados pelo marketing de forma a convertê-los, então, feche as outras abas e preste atenção nos tópicos a seguir!

3 passos para atender os leads gerados pelo marketing

1. Una as equipes

Una os seus departamentos de marketing e vendas. A metodologia, conhecida como Smarketing, realiza uma espécie de acordo entre os times onde cada um entende o seu papel e tem atividades muito bem definidas.

Entender a fundo essa metodologia é assunto para outra hora, mas é importante entender que as equipes devem trabalhar juntas. Quanto mais alinhadas, melhores os resultados e, vamos combinar que estimular a competição entre equipes que trabalham pelo mesmo objetivo é uma estratégia um pouco démodé, não acha?

Além do mais, ao colocar dois times para trabalhar juntos, onde um entende como é o trabalho e as dificuldades do outro, ajuda as equipes a ficarem mais afinadas e insights interessantes podem surgir para melhorar o processo como um todo.

2. Seja rápido: não demore para interagir com o lead

Caiu o lead no colo? Nada de colocá-lo de lado e deixar para depois! Uma conversa significativa com o lead tem 7 vezes mais chance de acontecer se você entrar em contato com ele em, no máximo, uma hora, de acordo com este artigo da Harvard Business Review.

Muito disso se deve ao fato de a lembrança que ele tem da sua empresa ainda estar fresquinha na memória. Ele acabou de cadastrar o e-mail ou baixar um material? Perfeito! Ao entrar em contato, ele saberá exatamente com quem está falando.

Um lead é uma oportunidade de negócio, não um cliente garantido e, com certeza, ele está analisando outras soluções disponíveis no mercado. Então, entre em contato antes que o seu concorrente entre!

3. Não deixe seus Inbound Leads esfriarem

Seria ingenuidade acreditar que logo no primeiro contato o negócio seria fechado, certo? Ainda mais quando falamos sobre o Inbound Marketing, que precisa de tempo e constante aperfeiçoamento para gerar os resultados esperados.

Mas também não dá para desistir na primeira conversa. Continue nutrindo seus leads com materiais relevantes e mostre-se à disposição dele e pronto para resolver qualquer problema.

Muitos também se perguntam qual a frequência de contatos como lead, mas não existe uma resposta pronta, apenas a sensibilidade do vendedor em perceber quando é ou não um bom momento, ou quando não há mesmo interesse no produto ou serviço. Lembre-se que o Inbound Marketing tem como princípio não ser invasivo, mas sim, despertar o interesse do lead, então, ligar insistentemente, além de inconveniente, pode ser um tiro no pé de toda a estratégia de atração.

Saber como atender os leads gerados pelo marketing ainda tem feito muitos vendedores quebrarem a cabeça sobre como agir com esse tipo de cliente, afinal, a abordagem não é a mesma que aquela que conhecíamos há um tempo. Mas, como falamos lá no início, nada que alguma conversa entre os setores e o treinamento correto do time de vendas não resolva!

Ainda tem dúvidas sobre como atender leads? Quer dar um up na sua estratégia de Inbound Marketing e converter muito mais? Os especialistas da Agência Tsuru têm todas as respostas! Entre em contato e descubra como otimizar os seus investimentos em marketing.