A gente não tem a menor dúvida de que você já ouviu falar do LinkedIn. Talvez, até dê aquela checada no feed uma vez ou outra por dia. Bom, se você tem um perfil por lá, já deve ter percebido que a pegada da rede é outra, muito mais profissional e sem espaço para memes ou selfies na praia. Então, se o ambiente é de negócios, por que a sua empresa não está explorando esse potencial com o LinkedIn Ads?
Há não muito tempo atrás, quando a rede começou a se popularizar no Brasil, muitos se assustaram com os preços dos anúncios e nem ao menos testaram o potencial de conversão do LinkedIn. Mas, hoje, a conversa é outra: sim, anunciar no LinkedIn Ads tem um custo por clique (CPC) mais alto, mas totalmente justificável.
No artigo de hoje, vamos mostrar as formas de anunciar no LinkedIn Ads e o motivo para que ele entre no seu planejamento estratégico de marketing o mais rápido possível.
As 4 principais vantagens de anunciar no LinkedIn
Dos mais de 500 milhões de usuários do LinkedIn no mundo, 45 milhões são brasileiros. Ou seja, é muita gente conectada a uma plataforma de relacionamento profissional. Entre eles, claro, estão os tomadores de decisão das empresas que interessam a você. E essa é a primeira grande vantagem do LinkedIn Ads:
1. Segmentação
Sabe quando você constrói o seu perfil de cliente ideal (ICP) e coloca a profissão, cargo e outras informações profissionais relevantes? No LinkedIn você pode encontrar esse cliente. Isso porque os anúncios na plataforma têm filtros de segmentação muito mais específicos que o Facebook, por exemplo.
No LinkedIn Ads, a segmentação vai muito além da localização e gênero, incluindo também outros dados como:
- grupos do LinkedIn que o usuário é membro;
- setor que atua na empresa em que trabalha;
- número de funcionários da empresa;
- instituição de ensino;
- nível de experiência;
- formações;
- empresa;
- idade;
- função;
- cargo.
Com a utilização correta desses filtros, você garante que o seu anúncio chegue a quem realmente importa. No Facebook, você posta algo voltado para o mercado que quer atender, mas nem todos aqueles leads são interessantes para você. Se você precisa falar com o tomador de decisão, atingir o estagiário da empresa não parece ser muito eficaz, certo? Essa segmentação apurada do LinkedIn Ads tem uma consequência bem interessante que você confere abaixo.
2. Diminui a jornada de compra
Com leads muito mais qualificados, você consegue investir mais em conteúdos voltados para a conversão. Essa é a grande sacada do LinkedIn Ads. Muitos tentam reproduzir na rede a jornada de compras passo a passo que, como sabemos, é um processo que demanda tempo. Dessa forma, fica difícil o investimento não pesar no orçamento.
Então, já que você tem uma audiência qualificada e precisa otimizar os gastos, não desperdice as chances de instigar a conversão através de anúncios voltados para o fundo do funil de vendas.
3. Você define o investimento
Embora tenha fama de ser uma plataforma cara para os anunciantes, o LinkedIn Ads, na verdade, não tem valores estipulados. Na realidade, quem define o valor são os anunciantes por meio de um leilão onde disputam com outras pessoas que desejam segmentações semelhantes.
Você também define se o seu orçamento será total, diário e também define o valor máximo por lance, o quanto você está disposto a pagar por cliques e impressões. O pagamento é feito apenas por cartão de crédito e você pode parar o investimento quando quiser.
4. Oferece dados de desempenho e conversões
Com a análise de conversões você tem em mãos uma poderosa ferramenta para otimizar suas campanhas. Nele você pode medir quantas conversões as campanhas de Sponsored Content e Text Ads ― logo mais falaremos sobre esses formatos ― renderam e saber outros dados relevantes, como número de downloads do seu material e cadastros.
Dados sobre o engajamento também podem ser obtidas em relatórios de análise de desempenho. Número de visualizações, de cliques no link, de pessoas que viram o seu anúncio, CTR (número de cliques dividido pelo número de impressões) e também interações como likes, comentários e compartilhamentos.
Como anunciar no LinkedIn Ads: conheça os formatos de anúncios
Antes de tudo, para a maioria dos anúncios é preciso ter uma company page, sendo poucos os que possibilitam ações com perfis pessoais. Se a sua empresa já tem a página, você pode escolher entre esses seis formatos:
Sponsored Content
Promova o seu conteúdo para quem importa, em desktop, tablet ou celular. Com o conteúdo patrocinado você alcança mais pessoas e promove mais engajamento. Ele irá aparecer no feed do seu alvo de maneira destacada.
Sponsored InMail
Aqui, você irá direto para a caixa de entrada do seu público. É uma ótima oportunidade de iniciar uma conversa personalizada. Ah! Uma vantagem bem interessante é que a sua mensagem só será entregue quando o usuário estiver online, garantindo que você fique no topo da lista de conversas e que a mensagem será entregue.
Text Ads
Esse formato é o único em que não é necessário ter uma company page para anunciar. Ele é bem semelhante aos resultados de pesquisa do Google, onde consta você coloca uma chamada, um texto de apoio e um link externo. Esses são os anúncios que aparecem na barra lateral direita do site.
Vídeo Ads
Uma das mais recentes atualizações do LinkedIn Ads, o formato de vídeo já faz parte da rotina de todos, inclusive dos grandes tomadores de decisão, então, nada melhor que explorar isso no feed do seu público. Ideal para gerar reconhecimento de marca e entregar conteúdo relevante.
Anúncios dinâmicos
Disponíveis apenas para visualização em desktop, os Dynamic Ads são focados em aumentar seu engajamento. São bastante personalizáveis e podem ser feitos anúncios para seguidores (cujo foco é atrair novos seguidores para a sua página), anúncio destacado (para a oferta de um produto ou serviço onde o usuário irá diretamente para o seu site) e anúncios de conteúdo (para quem quer promover o download de algum material).
Display Ads
É uma boa forma de apresentar a sua empresa a quem ainda está bem no topo do seu funil de vendas. Nesta opção você compra impressões garantidas diretamente do LinkedIn, reservando o inventário com o seu público-alvo a um preço fixo e também determina um custo fixo por impressão. O visual do seu anúncio pode ser escolhido pelos formatos do padrão IAB.
Agora que você chegou ao final, pode falar a verdade: o LinkedIn Ads é muito melhor do que você imaginava, não é? Por ter um público altamente segmentado, controle total sobre o orçamento e ainda poder focar mais no fundo do funil oferece vantagens que, sem dúvida, irão impactar os seus resultados.
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