Mesmo que o core business da sua empresa seja a tecnologia, será que ela está acompanhando a revolução digital que se propõe a entregar? Suas estratégias de marketing digital, por exemplo, estão maduras o suficiente para transformar visualizações em oportunidades de negócio? E, por mais que pareça contraditório, é bastante comum startups ainda derraparem na hora de se promoverem on-line. Mas por que isso acontece? Bom, é o que mostraremos no artigo de hoje!
Se você é frequentador assíduo da internet, já deve ter encontrado uma série de materiais, influencers e anúncios que prometem te ensinar a gerir o marketing do seu negócio em pouco tempo. Ou, então, oferecem o serviço por um preço que parece ser irrecusável. E esse é um dos principais motivos que fazem empresas de tecnologia demorarem tanto a adotar estratégias de marketing digital que realmente funcionam.
Entretanto, precisamos ressaltar que esse problema não é exclusivo da área da tecnologia! Negócios de todos os segmentos ainda estão tateando o melhor caminho de suas estratégias de marketing digital e muitos dos pontos que traremos aqui se aplicam a elas, também.
Confira, a seguir, os motivos pelos quais as empresas de tecnologia ainda resistem em adotar estratégias de marketing digital efetivas.
Estratégias de marketing digital: 3 barreiras que sua empresa precisa quebrar
1. Entender o marketing digital como ele realmente é
Presença on-line é uma coisa, estratégias de marketing digital são outras. Entender isso é o primeiro passo para compreender o que, de fato, o on-line pode trazer para a sua empresa. Mais que postagens em redes sociais, esse trabalho engloba uma série de outras questões. Planejamento, a definição do tom de voz, estudo do mercado e criação da buyer persona são apenas algumas delas.
Para que os seus esforços sejam considerados estratégicos, esse é o mínimo que precisa ser feito. Além de, claro, analisar de perto os resultados para validar a efetividade das ações. Mas o marketing digital vai além disso e envolve, também, outros pontos. A estratégia pode englobar:
- marketing de conteúdo: eduque e qualifique leads por meio de conteúdos que sejam valiosos para o seu público. O planejamento deve estar ancorado nas etapas da jornada do consumidor e, ainda, auxilia na geração de autoridade para a marca;
- inbound marketing: engloba uma série de ações que visam a atrair o cliente. É dividida em etapas que vão desde a forma de conquistar a atenção do público, nutrir e qualificar os leads, além de uma análise de resultados mais estruturada com previsibilidade de crescimento;
- SEO: quem não está no Google, dificilmente estará no radar de um potencial cliente. Aqui, estão algumas medidas que podem ser utilizadas para melhorar o ranqueamento no buscador.
Essas são só algumas estratégias de marketing digital para que você perceba como esse universo é enorme! Todas essas citadas acima podem, inclusive, trabalhar em conjunto para garantir uma presença de qualidade no on-line.
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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
2. Encarar como investimento, não custo
Enxergar a curto prazo, definitivamente, é um dos grandes entraves que impedem empresas de tecnologia a alcançarem resultados com o marketing digital. Mas, melhorar o alcance da sua marca e, assim, conseguir mais negócios não deveria ser encarado como um custo, não acha?
Porém, o fato é que uma estratégia de marketing digital que funcione de verdade precisa, sim, de recursos. Ter uma equipe, seja ela interna ou externa, é essencial para que todas as atividades possam ser feitas em sintonia. E, como você pôde ler anteriormente, são muitas as tarefas que precisam ser feitas para que o marketing digital dê resultados. Ter também um budget destinado ao investimento em mídia paga faz toda diferença em potencializar esse alcance e acelerar todo o processo de marketing digital.
3. Colocar sua marca como prioridade
No dia a dia, existe muito trabalho a ser feito para entregar o melhor para o cliente. E, claro, é nisso que o seu time deve focar, afinal, essa é a expertise dele! Só que o marketing não pode ficar no fim da lista de prioridades. Especialmente, nas empresas de tecnologia! Sabe aquele ditado: “casa de ferreiro, espeto de pau”? Um negócio que se coloca como vanguarda tecnológica não pode deixar a marca à própria sorte. Muito menos quando existem tantas inovações e estratégias de marketing digital que o permitem explorar o mercado.
Então, encarar a própria empresa como o seu principal cliente é essencial para um marketing digital bem-sucedido.
Esses três pontos são as principais barreiras que os gestores encontram quando o assunto é estratégia de marketing digital. É importante entender a complexidade desse trabalho e compreender que, para desempenhá-lo, é preciso conhecer muito mais que a simples programação das redes sociais.
Quer bater um papo sobre estratégias de marketing digital efetivas para empresas de tecnologia? Entre em contato com a Agência Tsuru!