Os números não nos deixam mentir: os mais de 30 milhões de usuários brasileiros multi-telas confirmam a força do fenômeno por aqui. Antes de qualquer coisa, entenda por multi-tela o acesso simultâneo a TV, PC e smartphone. Para você ter uma ideia deste sucesso, superamos a França e o Reino Unido, que contam, respectivamente, com 19 e 16 milhões de pessoas adotando esta nova forma de consumo de informação e entretenimento.

Os avanços tecnológicos, bem como o surgimento e o crescimento do YouTube e das redes sociais, mudaram os hábitos de consumo do brasileiro. Prova disso é que a Internet já supera a televisão no que diz respeito ao tempo de permanência, ou melhor, à média semanal por tela. Vale lembrar também que a adoção de dispositivos móveis é, sem dúvida, uma das grandes responsáveis pela força que o fenômeno multi-tela conquistou no País, tanto é que os smartphones, de acordo com o estudo da Google Brasil, registraram um crescimento de 86% em relação ao ano passado; já os tablets apresentaram um impressionante crescimento de 300%. Ambos ainda não ameaçam a TV, mas já mostram força. A imagem abaixo não deixa dúvida disso.

Como essa tendência impacta marcas e empresas? Para Maria Helena Marinho, diretora de pesquisa do Google para a América Latina, “isto significa uma necessidade de estar presente de maneira consistente e adequada, em todas as telas, para garantir ao usuário uma experiência prazerosa e coerente”. É fundamental, portanto, desenvolver estratégias que atinjam esse público ávido por novidades e que não desconecta.

Uma coisa nós já podemos afirmar: a TV, que há bem pouco tempo reinava absoluta na preferência do público, sobretudo o brasileiro, agora disputa a atenção com outras telas tão ou mais envolventes. Cabe aos profissionais à frente de marcas e empresas desenvolver ações que tenham como objetivo fisgar os consumidores onde eles estão e da maneira mais natural possível. A dica, no entanto, não é abandonar a TV, mas sim apostar também na Internet e numa justa e estratégica distribuição de conteúdo.

O fenômeno segunda tela, que conforme o nome sugere, refere-se especificamente ao acesso simultâneo a duas telas (TV e PC), registra um número ainda mais incrível: 63 milhões de brasileiros. Um levantamento da ESPN Brasil indicou que fãs de esportes lideram este hábito de consumo.

Quer mais um bom motivo para não desprezar o impacto de ações de marcas sobre esse novo consumidor? A multi-tela ajuda a impulsionar as vendas online.

Os dados apresentados acima o deixaram animado? Quer um suporte para definir a melhor maneira de a sua marca atingir esse público cada vez mais exigente e cuja atenção se divide em várias telas? Então fale conosco.