De acordo com David Skok, existem três fatores-chave para o sucesso de um negócio software as a service. Segundo o fundador do site For Entrepreneurs, listado como o segundo melhor da categoria empreendedorismo pela Forbes, são eles: aquisição, retenção e monetização. Para alcançá-los, o marketing digital para SaaS pode contribuir com ações importantes nessas três frentes.
Negócios desse segmento se diferenciam dos demais pelo fato da sua lucratividade estar diretamente atrelada ao pagamento mês a mês. Isso faz com que, de certo modo, a “conquista” do cliente aconteça a cada 30 dias. Caso contrário, a assinatura é cancelada e, com ela, vai-se embora tudo o que foi investido na aquisição daquele contrato. Portanto, é fundamental estruturar ações de retenção. Dessa forma, é possível aumentar o lifetime value, o lucro que a empresa obtém ao longo de todo o relacionamento.
Certo, mas e como o marketing digital para SaaS pode ajudar a atrair novos clientes, manter engajados os já conquistados e, ainda, monetizar sobre as assinaturas atuais? Essa pergunta tem muitas respostas e, abaixo, você confere as principais. Acompanhe!
Como o marketing digital para SaaS ajuda a escalar as vendas
Mesmo com a tecnologia no core business, não é raro encontrar empresas SaaS que resistam às estratégias de marketing digital. Os motivos são muitos: falta de conhecimento, tempo ou, até, por já terem testado e não alcançado os resultados prometidos. Independente da razão, o fato é que demorar para aderir a ações consistentes de atração e venda no on-line pode custar muito caro para o negócio. E, aqui, não falamos apenas em termos financeiros, mas, principalmente, em competitividade.
Manter o contato com os usuários, captar os leads, convertê-los e fidelizá-los são ações que ganham destaque no marketing digital para SaaS. Veja como essa estratégia é responsável por escalar as vendas de tech business.
1. Conteúdo relevante e adequado à persona
Não importa se o canal utilizado para atingir a buyer persona são as redes sociais, e-mail marketing ou blog. Em todos eles, o conteúdo precisa ser rico e relevante. Além de manter o contato entre empresa e usuários, ele tem uma missão importante de educar o prospect e construir autoridade.
Outro ponto que não podemos deixar de citar é que os softwares estão em constante evolução. Durante uma assinatura de um ano, por exemplo, o cliente receberá uma série de atualizações. E é seu dever mostrar a ele que está atento a essas transformações. O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para manter os leads por dentro das novidades. Investir nessa estratégia, inclusive, é uma das tendências do marketing digital voltado para empresas SaaS.
2. Promove a interação e alimenta o time com feedbacks
O marketing digital para SaaS precisa estabelecer uma comunicação de mão dupla. Ou seja, os leads e clientes também devem ter espaço para se manifestar. E isso é ótimo por dois motivos. O primeiro, claro, quanto mais engajamento, maior o destaque da marca. O segundo é que os comentários e reações podem servir de guia para o desenvolvimento de melhorias ou, até mesmo, novos produtos.
Essa troca entre consumidores e empresas é bastante rica para mostrar o direcionamento que as estratégias, tanto do negócio quanto do marketing, devem tomar. Inclusive, todas essas interações podem servir de base para a elaboração de materiais que alimentarão o conteúdo do marketing digital para SaaS.
3. Gera dados
O marketing digital para SaaS é totalmente data-driven. Todas as ações e interações são mapeadas e geram relatórios com informações relevantes para a tomada de decisão. Assim, o time de marketing sabe exatamente o que está performando como deveria, quais estão sendo as reações do público e quais as melhorias que os clientes esperam. Ter esses dados em mãos é essencial para a assertividade das ações. E o melhor: permite que ao menor sinal de baixo desempenho, tudo possa ser readequado. Assim, não é preciso esperar as campanhas chegarem ao fim para entender os resultados.
Essas são apenas três formas que o marketing digital para SaaS usa para conseguir atingir os três fatores-chave que comentamos no início deste artigo: atração, retenção e monetização. Se seu tech business precisa transformar o digital em uma máquina de gerar leads, entre em contato com a Agência Tsuru e converse com um dos nossos especialistas.