Nem sempre conquistar novos clientes é uma tarefa fácil. Por isso, é preciso saber quais ações são corretas para a geração de leads nas empresas de tecnologia. Ainda mais atualmente, momento em que passamos por uma transformação digital e, cada vez mais, os negócios do setor ganham concorrentes. Tanto que, conforme o mapeamento feito pela Tech Report 2020, no Brasil havia 306,4 mil organizações dessa área, em 2020. Esse número representa o surgimento de 7.000 negócios a mais, se comparado a 2019. Dessa forma, sai na frente aquele que se destaca.
Uma das maneiras de angariar mais consumidores é investir em estratégias de marketing digital, voltadas para a geração de leads e, claro, a conversão de clientes. Neste artigo, falaremos um pouco sobre a importância disso para empresas de tecnologia. Também, trouxemos algumas dicas de como você pode fazer isso com sucesso. Confira!
Importância de gerar leads para empresas de tecnologia
A geração de leads para empresas de tecnologia ocorre quando alguém fornece informações de contato. Tais como nome, e-mail, telefone, entre outros, em troca de uma oferta de valor, como materiais ricos e gratuitos.
Assim, esse processo é muito importante, pois com esses dados, seu negócio consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas propostas e ainda entende como está sua conversão. Por meio dele, pode-se saber o que eles gostam, o que querem, o que não sabem etc. Além disso, ajuda a refinar sua estratégia de relacionamento com o público e, até mesmo, encontrar otimizações para a sua empresa de tecnologia.
Uma métrica para saber se sua estratégia de leads está dando resultados é a taxa de conversão. Se ela é boa, significa que o conteúdo que você está oferecendo é atrativo para sua persona.
4 dicas de como construir uma máquina de gerar leads
Agora que você viu a importância da criação de leads para empresas de tecnologia, chegou a hora de darmos uma ajudinha nas suas ações. Separamos 4 dicas do que fazer para que seu negócio consiga gerar potenciais clientes e convertê-los. Continue a leitura e saiba mais!
1. Forneça conteúdo de qualidade e respeitando o perfil e jornada do consumidor
É impossível se comunicar se você não sabe com quem vai falar. Dessa maneira, o primeiro passo é estabelecer qual o Perfil de Cliente Ideal para seu negócio, assim como suas personas. Sem essas definições, você estará ou falando para todo mundo, ou para ninguém, isto é: estará jogando dinheiro fora.
- Para entender mais sobre como criar suas personas, leia: Buyer persona: o que é e por que criar para a sua empresa?
Com base nas informações das suas personas, você poderá criar um conteúdo de qualidade e distribuí-lo nos canais onde seus possíveis clientes se encontram. Além disso, é preciso levar em consideração a jornada de compra do cliente. Para a geração ― e conversão ― de leads para empresas de tecnologia, geralmente utiliza-se 4 etapas do funil de vendas. São elas:
- aprendizado e descoberta;
- reconhecimento do problema;
- consideração da solução;
- decisão de compra.
- Sobre esse assunto, também temos um artigo que é leitura indispensável: Como é a Jornada de Compras para empresas de Tecnologia.
Tendo definido esses dados, você conseguirá criar um planejamento estratégico. E, assim, começar a produzir seus conteúdos, com foco na geração de leads.
2. Aposte em materiais ricos
A principal isca da geração de leads é a criação de materiais ricos, de acordo com a sua estratégia de inbound marketing. Esses materiais funcionam como chamarizes e, por isso, devem ter um conteúdo relevante, além de despertar o interesse da sua persona, como dito no tópico anterior. E-books, webinars, pesquisas, infográficos, kits, planilhas, além de blogposts são alguns dos modelos mais comuns.
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Estratégias digitais para negócios B2B enfrentarem a crise.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como negócios B2B podem extrair bons frutos de estratégias de marketing digital nesse momento de crise mundial.
Um exemplo são os infográficos. Quanto mais adequado ao seu público, com elementos visuais e textos chamativos, mais chance das pessoas compartilharem. Já os e-books são excelentes ferramentas de criação de autoridade.
Outros dois materiais que contribuem para a geração de leads nas empresas de tecnologia são os trials e webinars. O primeiro é o teste de produto ou serviço, gratuitamente, por um tempo determinado. Eles facilitam a compra, afinal, o usuário está recebendo todas as funcionalidades da solução e já percebe como aquele produto poderá lhe ajudar. É uma estratégia que vem sendo utilizada há anos por empresas SaaS.
Já os webinars, ou webconferências, são eventos ou palestras gratuitas realizadas on-line. Eles podem ser gravados ou ao vivo e possuem um custo relativamente baixo, pois, precisam apenas de um computador e uma câmera. São muito utilizados no marketing de conteúdo e de vendas.
Mas os blogs ainda são uma das melhores ferramentas para a geração de leads. Eles possibilitam uma dedicação do leitor, que irá ler o conteúdo, se esse for do seu interesse. Também, permitem que você tenha acesso a métricas que auxiliarão na criação dos próximos artigos.
- Leia também: Como fazer seu blog gerar leads.
3. Utilize call-to-action em suas ações
Muitas empresas de tecnologia não conseguem gerar leads porque esquecem de um item indispensável no marketing digital: os call-to-action (CTA). A chamada para ação, como é traduzido para o português, tem o objetivo de enviar os visitantes para uma oferta específica. E sua definição deve ser feita lá no planejamento estratégico do inbound marketing.
Um erro bastante comum é direcionar o usuário para a página inicial do site. O CTA, para dar resultado, deve encaminhar o leitor para uma página segmentada. Se você quer oferecer um e-book, por exemplo, o link de download é o que deve constar.
4. Invista em campanhas de links patrocinados
Outra estratégia responsável pela geração de leads em empresas de tecnologia é o investimento em campanhas de links patrocinados. Afinal, para qualquer negócio, é indispensável ter um bom ranqueamento nos resultados de buscas. Mesmo assim, é preciso trabalhar corretamente as palavras-chave, para que a sua aplicação dê resultados positivos.
Outro canal útil para a conversão de leads são as mídias sociais. Lá, além das campanhas orgânicas, você também pode patrocinar postagens que direcionem para sua landing pages.
Neste artigo, foi possível entender um pouco como a sua empresa de tecnologia pode gerar leads. Leia mais sobre o assunto no link: Geração de Leads B2B: como a Tsuru pode ajudar empresas de tecnologia a construírem uma máquina de geração de leads?