Antes da pandemia, algumas instituições de ensino relutavam em aderir ou, até mesmo, conhecer os benefícios do marketing digital. Afinal, se as campanhas off-line nas épocas de rematrícula estavam gerando novos alunos, não há motivo para mexer nessa fórmula, certo? Mas 2020 chegou e mostrou que sozinho, o marketing tradicional é ineficiente. E, para alcançar o público, não houve escolha, foi preciso investir na internet!
Até porque, na maioria das vezes, muitos dos recursos aplicados no convencional funcionavam apenas na captação. Porém, por que colocar todos os esforços em trazer novos clientes se ações de retenção de alunos mostram resultados tão, ou mais, expressivos? Para o CEO da Agência Tsuru, Vitor Guerson, “se você conseguir alocar investimentos que já fazia no off-line, de forma inteligente no digital, com planejamento estratégico, ações estruturadas, de maneira bem segmentada e com estratégias que são efetivas, esse budget pode ser melhor aproveitado e trazer bastante resultado para a instituição de ensino”.
Mas é claro que os benefícios do marketing digital não param no melhor aproveitamento do orçamento. Neste artigo, você conhecerá outras vantagens que a instituição de ensino ganha ao aderir a esse modelo e como a Tsuru faz para garantir o sucesso das ações. Acompanhe!
Como a Tsuru atua para levar os benefícios do marketing digital às instituições de ensino
Na pressa de se adequarem ao novo modelo, muitas instituições de ensino cometeram erros que prejudicaram os resultados. O marketing digital traz uma falsa sensação de autonomia, afinal, basta postar e esperar os comentários, curtidas e compartilhamentos, certo? Bom, as escolas e faculdades que não dedicaram estudo e tempo às estratégias on-line já viram que não é bem assim.
Isso porque o on-line, assim como o off-line, precisa de objetivos. Ou seja, há muito trabalho a ser feito antes mesmo da primeira publicação, como planejamento, definição da buyer persona, palavras-chave, métricas e canais. Além disso, o marketing digital pode se dividir em uma série de outras estratégias, como o marketing de conteúdo, de influência ou inbound marketing. É bom ressaltar que uma não exclui a outra e é, inclusive, recomendado que sejam trabalhadas em conjunto.
Quer ver como a Agência Tsuru faz para conseguir resultados expressivos no on-line? A gente conta nos próximos tópicos.
Marketing de conteúdo
Aqui, é possível construir autoridade perante o público, estabelecer um relacionamento e manter-se ativo o ano todo. Mas existe um desafio para trabalhar o marketing de conteúdo. “A gente está em um mundo muito disperso. Somos bombardeados de informação o tempo todo, com o nosso smartphone a um metro de distância. Então, a todo momento estamos conectados e o nosso maior desafio é conseguir a atenção do prospect”, comenta Vitor Guerson. E, realmente, como conseguir a preferência de um público que, em um único clique, pode fechar a aba e esquecer completamente da sua marca? Para o CEO da Tsuru, a atenção é a moeda da vez.
E mesmo que isso pareça um problema, na verdade, é uma grande oportunidade para quem quer se destacar. “Nunca foi tão propício trabalhar o marketing de conteúdo. A gente já vem falando sobre ele há algum tempo, sobre como é relevante para uma estratégia digital. Considerando o período que estamos passando, esse é o melhor momento para você chamar atenção através de um conteúdo super-relevante, que vai ajudar aquela pessoa de certa forma. Informação agora é vital, ou seja, pode aproximar e ajudar na divulgação”, completa.
Parceria com grandes players do setor de marketing
Para o CTO da Agência Tsuru, Thiago Dias, a soma da expertise adquirida e das parcerias desenvolvidas nessa trajetória fazem da Agência Tsuru uma solução completa para fortalecer a marca de instituições de ensino. “Hoje, contamos com parceiros estratégicos, como Facebook e Google. Então, temos uma estrutura completa para direcionar ações de marketing. Com o know-how, pudemos entender o que funciona para esse setor e o que fazer para alcançar os resultados”, pontua.
Desde 2015, a Agência Tsuru também é parceira do RD Station Marketing, ferramenta de automação líder de mercado em toda a América Latina. Ele ajuda a direcionar estratégias e ações, sendo indispensável para a execução do marketing digital para instituições de ensino. O aprofundamento da agência no uso da plataforma trouxe resultados: em 2019 e 2020, ficamos entre as Top 10 agências do Prêmio Agências de Resultados, na categoria Melhor em RD Station Marketing.
Inbound marketing
No off-line, o tempo é pouco e a mensagem deve ser certeira. Não à toa, a maioria das instituições de ensino, nos seus outdoors, não reinventam a roda: lá está “matrículas abertas” e as formas de contato. Já o Inbound Marketing trabalha com a ideia oposta: o cliente não deve ser “empurrado” para a sua solução, mas, sim, atraído.
Uma das grandes vantagens desse modelo é que ele atua na retenção dos estudantes. Isso é um fator importante, especialmente, para as instituições de ensino superior. A Portaria Normativa nº 8, do Ministério da Educação, diz que os cursos de graduação terão o Indicador de Trajetória dos Estudantes como parte do cálculo que determina a qualidade dos cursos. Nesse indicador são considerados os números de egressos, de ingressantes e, também, de permanência. Portanto, a metodologia Inbound Marketing, ao trabalhar ações de retenção e de acompanhamento dos alunos, consegue ajudar a melhorar a nota da faculdade ou universidade junto ao MEC.
Agora que você já conhece alguns dos benefícios do marketing digital e como a Agência Tsuru trabalha para levá-los às instituições de ensino, entre em contato e agende uma conversa.