A pandemia de Covid-19, que eclodiu em 2020, modificou estruturas de toda a sociedade e fez com que a transformação digital avançasse consideravelmente. Isso porque, com o isolamento social, as pessoas ficaram mais em casa e distantes umas das outras fisicamente. Mas com o uso da internet puderam se conectar. E isso mudou, também, o comportamento delas como consumidoras. Todas essas transformações intensificaram o mercado digital.
Para falar mais sobre esse assunto, criamos este artigo. Nele, trouxemos dados importantes do mercado e dicas de como se reinventar no pós-pandemia. Continue a leitura e saiba mais!
Veja alguns dados da pandemia no mercado digital
Antes mesmo da pandemia, o mercado digital vinha ganhando destaque, mas esse momento que trouxe crise para muitos setores, deu um empurrãozinho para o on-line. Tanto que, de acordo com um relatório do movimento Compre&Confie, mais de 20 milhões de novos consumidores realizaram uma compra em e-commerce no Brasil, pela primeira vez.
Outro estudo que traz dados importantes acerca da mudança do comportamento do consumidor é Consumo e Pandemia: As mudanças de hábitos e padrões de comportamento provocados pelo coronavírus, da Veja Insights. Também, diz que 62% dos entrevistados passaram a frequentar menos as lojas físicas. Ainda, apresenta que 39% disseram que passaram a encomendar mais produtos de formas variadas pela internet.
Isso mostra que os negócios precisam investir no mercado digital para poderem atender a esses novos clientes. Por isso, trouxemos outros números significativos que demonstram que, na pandemia, muitos negócios já começaram a investir mais no on-line. O Panorama PMEs: Os impactos da Covid-19 e os passos para a retomada, realizado pela nossa parceira Resultados Digitais, diz que:
- 21,9% dos entrevistados contrataram softwares de gestão de mídias sociais;
- 21,5% adquiriram softwaresde automação de marketing e vendas;
- 19,2% fizeram aplicações em lojas virtuais;
- 12,8% investiram em serviços de deliveryon-line.
As empresas que já vinham se preparando e acompanhando a transformação digital tiveram menos dificuldade em implementar a tecnologia em suas rotinas. Mas muitas precisaram construir uma nova realidade. Outro estudo da Resultados Digitais, Maturidade do Marketing Digital e Vendas no Brasil, aponta que 94% das empresas escolheram marketing digital como estratégia de crescimento. Também, diz que 91% das organizações estão presentes nas redes sociais.
Como as empresas podem se reinventar
Os números que trouxemos demonstram que o consumidor está mais no ambiente on-line e, por isso, as empresas precisam investir no mercado digital. Algumas, inclusive, começaram a fazer o novo marketing agora na pandemia. Mas e o que fazer no cenário pós-Covid-19? Para responder a essa pergunta, temos 3 dicas para você criar as suas estratégias. Todas elas são grandes tendências que já estão se consolidando. Veja!
1. Atendimento on-line
Uma das reclamações de muitas pessoas sempre foi a espera para serem atendidas pela equipe de suporte. Antigamente, para falar com as marcas, somente se o consumidor fizesse uma ligação para o Serviço de Atendimento ao Consumidor. Mas, atualmente, essa realidade mudou! Hoje é preciso oferecer um contato on-line.
Algo que já vem sendo bastante utilizado pelas empresas é o chatbot. Ele faz esse serviço de SAC, pois, geralmente, são programados para darem suporte aos clientes com as perguntas e respostas mais frequentes e, quando não conseguem resolver o problema, passam o atendimento para um profissional da empresa. Um destaque é que podem ser usados para automatizar conversas do Messenger, Instagram e WhatsApp.
Já no B2B, outros dois canais on-line extremamente eficientes e que se destacaram foram o e-mail e as famosas videochamadas, que atuam em conjunto no suporte e no pós-venda. Com o atendimento podendo ser personalizado para cada empresa, as equipes técnicas se modernizaram e, agora, falam diretamente em tempo real com os consumidores, esclarecendo suas dúvidas e dando o respaldo necessário.
2. Experiência do consumidor
Esse é outro ponto muito importante e que está ligado ao anterior. Afinal, para garantir uma boa experiência, o consumidor precisa ficar satisfeito com o contato. Mas esse não é o único quesito do também conhecido customer experience.
Vamos usar uma loja de perfumes, como exemplo. Na loja física, o ambiente é preparado estrategicamente para receber o cliente. Lá, ele consegue sentir o aroma dos produtos, tirar dúvidas com o atendente, escolher opções de pagamento e muito mais.
Porém, nem todos esses recursos podem ser disponibilizados em uma loja virtual. Uma solução é apresentar todas as informações das fragrâncias, de forma fácil e que permita ao consumidor escolher de acordo com o seu gosto. Também, é indispensável preparar os canais de atendimento virtual para responder todas as dúvidas.
Já no mercado digital corporativo, a experiência do consumidor teve que ser levada a outro nível, providenciando palestras, consultorias e treinamentos on-line periódicos. A ideia aqui é que a marca esteja cada vez mais presente no dia a dia do usuário. Além disso, busca garantir o uso correto dos produtos e serviços oferecidos e possibilita que a relação entre empresas não seja perdida por causa da distância física.
Mas, tanto para o B2C quanto para o B2B, é indispensável que se mantenha a identidade visual da empresa. Isso facilita o reconhecimento e desperta a familiaridade do consumidor com a marca.
Uma excelente estratégia para pôr em prática as ações é aplicando a jornada de compras. Assim, será possível entender o comportamento dele e antecipar ações para agradá-lo e retê-lo.
3. Marketing digital
Como falamos, a presença das pessoas na internet aumentou consideravelmente. Então, é indispensável elaborar estratégias de marketing digital para levarem seus clientes a comprarem nos sites e aplicativos. Além disso, essa modalidade de marketing, reúne diversas táticas.
Uma delas, por exemplo, é fazer Marketing de Conteúdo, um recurso que visa a atrair clientes por meio da criação de um conteúdo relevante. No meio de tantos anúncios que são criados todos os dias, diferenciar-se produzindo um material útil e inspirador é a chave para criar empatia com seu público e mantê-lo engajado, seja quando ele vai consumir informação ou seu produto.
Mas para saber quais estratégias usar, é indispensável conhecer sua audiência e saber em quais canais ela está. Então, deverá ser criado um planejamento estratégico e executar as ações nele definidas.
De fato, o mercado digital sofreu grandes mudanças com a pandemia e, somente aqueles que acompanharem seu público, conseguirão obter resultados positivos. Aproveite e leia, também: Falta de um planejamento estratégico: como isso impacta seu marketing digital?