Uma dúvida bastante comum na hora de escolher uma agência é optar entre Inbound x marketing tradicional. De um lado, temos as novidades e popularidade das estratégias digitais e, do outro, um certo conservadorismo e experiência em publicidade. Ambas são muito importantes para a comunicação de uma empresa. Mas, claro, tudo depende do objetivo do negócio.
No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre a diferença entre Inbound x marketing tradicional. Assim, poderemos ajudá-lo a identificar qual a melhor estratégia para você. Continue a leitura e saiba mais!
Existe diferença entre Inbound x marketing tradicional?
Tanto o Inbound quanto o marketing tradicional são excelentes ferramentas para a comunicação e vendas da sua empresa. Entretanto, ambos possuem características específicas que os diferenciam. E para um melhor entendimento, explicaremos primeiro o que é um e depois o outro. Confira!
O que é Inbound Marketing?
Conhecido, também, como marketing de atração, o Inbound não tem apenas o objetivo de vender: ele busca conquistar o interesse dos consumidores por meio de conteúdos relevantes. Dessa maneira, o seu grande diferencial é o foco nas necessidades dos potenciais clientes ― os leads.
Essa metodologia surgiu para acompanhar e alcançar os novos hábitos de consumo que foram adquiridos com a ascensão da internet. Um exemplo é que, atualmente, as pessoas buscam informações de produtos e serviços no Google, antes de comprá-los.
Leia também: O que é ZMOT e como ele funciona no mercado B2B?
Assim, hoje em dia, os indivíduos querem se relacionar com as empresas, serem ouvidas, terem seus desejos atendidos. Então, o Inbound ajuda a fortalecer e edificar a marca, tornando-a uma autoridade no seu segmento. Mas isso, claro, não se constrói da noite para o dia, por isso, é bom frisar que essa é uma estratégia de médio e longo prazo.
Sendo assim, pretende-se atrair e reter clientes, deixando de correr atrás dos consumidores. Aqui criam-se oportunidades para que eles encontrem o seu negócio e, espontaneamente, se interessem por ela.
Inclusive, com o Inbound, é possível ter um controle do Return On Investiment ― ROI. Esta é uma mensuração que permite identificar quanto é preciso investir, quais canais dão melhor retorno e vendas. Dessa forma, a estratégia de marketing pode se adequar às ações mais otimizadas, conquistando resultados cada vez mais positivos para sua empresa.
Ainda, outro fator que destaca essa estratégia é que ela é mais barata que a tradicional e você pode direcionar as peças para um público-alvo específico. Assim, garante que a mensagem chegue a quem, realmente, tem interesse pela sua empresa.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
- Entenda mais sobre esse assunto, lendo: O que é Inbound Marketing?
O que é o Marketing tradicional?
Seu conceito mais comum indica que ele, basicamente, é um conjunto de práticas, estratégias e técnicas que visam a entregar mais valor à marca de uma empresa. Ou seja, esse modelo tem como objetivo anunciar os produtos ou serviços que estão disponíveis à venda/contratação. Enquanto no Inbound são criados mecanismos de atração de leads, aqui, no marketing tradicional, os potenciais clientes são abordados. Isso é feito com anúncios, argumentos e viés publicitários. E, nisso, estão incluídos, entre outros:
- anúncio em jornal e revistas;
- propaganda na TV;
- anúncios de rádio;
- mala direta;
- outdoors;
- banners.
Assim, apresenta materiais off-line, em sua maioria. Conhecido, também, como Outbound Marketing, suas ações são de prospecção ativa. Seus processos constituem-se em delimitar o público de interesse, criar campanhas e impulsionar canais de grande circulação.
Se comparado ao Inbound Marketing, o tradicional apresenta algumas desvantagens. Você vê algumas delas na sequência.
- Não tem previsibilidade: as estratégias são focadas no curto prazo e as campanhas têm objetivo somente de vender. Assim, não cria um vínculo com seu público e nem tem garantia de que vai atingi-lo.
- Valor elevado: o investimento em espaços publicitários nos meios de comunicação costumam ter um alto custo.
- Sem foco no longo prazo: os resultados só duram enquanto as campanhas estiverem ativas.
Mesmo com esses pontos citados, o impacto das campanhas de marketing tradicional é imediato e seu reflexo nas vendas, igualmente. Assim, ele se torna mais indicado para promoções, descontos e outras vendas que precisam de rápidas demandas.
Afinal, qual a melhor escolha?
Como mencionamos, ambas são muito importantes e tudo depende da estratégia de marketing da sua empresa. Muitas pessoas vivem dizendo que o marketing tradicional morreu, mas, embora ele tenha perdido um pouco da sua força, essa afirmação está equivocada. Há muito espaço para ele no mercado!
Ele traz resultados imediatos, portanto, é ideal para quem busca por soluções mais rápidas. Já o Inbound Marketing é uma estratégia mais duradoura e que traz força para a marca, conquistando e atraindo os consumidores.
É importante destacar que uma não exclui a outra. Ambas podem ser trabalhadas em conjunto ou isoladamente, dependendo do objetivo da sua empresa. Um exemplo é no mercado educacional, onde o Inbound mantém o relacionamento com o público durante todo o ano. Porém, para a realização da campanha de matrículas, o Outbound é efetivo também, com ações que saem do digital, como é o caso de outdoors e anúncios.
No artigo de hoje, você pôde entender um pouco a diferença entre Inbound x Marketing tradicional. E já que falamos de uma estratégia digital, aproveite e leia, também, Como as mídias sociais são fundamentais para atrair leads?