É inegável que aparecer no Google é importante para qualquer negócio, afinal, ele é o principal mecanismo de buscas da internet. Você mesmo já recorreu a essa ferramenta ao ter ficado com alguma dúvida ou ao precisar pesquisar alguma coisa, certo? Bom, pessoas do mundo todo fazem isso! Para se ter uma ideia, de acordo com um levantamento da Internet Live Stats, estima-se que, todos os dias, 3,5 bilhões de usuários realizem alguma pesquisa no site.
Ou seja, os usuários estão constantemente buscando pela solução de seus problemas por lá. E não é só para a resolução de dúvidas banais, não. Atualmente, as intenções de compra também são bastante pesquisadas. Isso é o que chamamos de momento zero da verdade.
Leia também: O que é ZMOT e como ele funciona no mercado B2B?
Assim, neste artigo, falaremos sobre a importância de aparecer no Google e mostraremos como é possível fazer isso acontecer. Continue a leitura e saiba mais!
Veja a importância de aparecer no Google
Como você viu, diariamente, muitos usuários estão procurando soluções na internet. Desse modo, investir em estratégias para seu negócio aparecer no Google é saber aproveitar o potencial de audiência que o buscador pode gerar. Assim, consequentemente, será possível divulgar a sua empresa e, claro, realizar mais vendas de produtos e serviços.
Contudo, não basta apenas aparecer no Google. É preciso estar entre as primeiras posições, uma vez que elas são as que mais têm número de visitantes. Ou você, ao pesquisar alguma coisa, costuma ir até a quinta página? E não precisa ir tão longe: a segunda já conta com um volume de visitas muito inferior se comparada à primeira.
Então, aparecer no Google é estar onde as pessoas estão. Um levantamento feito pela Cuponation, mostrou que o Brasil foi o segundo país que mais gerou tráfego para o buscador no último trimestre de 2020. Ainda, 92,58% dos brasileiros utilizam a plataforma, ficando apenas atrás da Índia ― com 95,47%. Ou seja, estar entre os resultados das pesquisas é ter a chance de aumentar o tráfego do seu site e, claro, as vendas da sua empresa.
Como aparecer na primeira página
O próprio Google já confirmou que existem mais de 200 fatores para definir quem ocupará uma boa posição na primeira página. Atualmente, os itens que definem o ranqueamento estão cada vez mais personalizados, tanto para empresas que querem aparecer quanto para as pessoas que fazem as buscas.
Na sequência, mostraremos algumas práticas para a sua empresa ranquear e aparecer no Google, na primeira página. Confira!
Invista em SEO
SEO é a abreviação de Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Buscas. Esse é o principal responsável para que seu site apareça no Google. São muitas práticas ― como mencionamos, mais de 200 ― e algumas têm mais peso do que outras na hora da plataforma avaliar e definir qual site aparecerá primeiro.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Uma dessas métricas é o período que o usuário fica na sua página. Aquela que retêm muitos visitantes, faz a ferramenta entender que o conteúdo é interessante. Assim, ela ganhará uma “nota” melhor do que o dos seus concorrentes que têm um “tempo de página” inferior.
Outra prática que o Google leva em consideração é se o seu site é responsivo ou não. Aqueles que são, ganham uma classificação melhor, visto que, hoje, muitos usuários fazem suas pesquisas pelo smartphone e tablet.
- Leia também: Como o iOS 14 impacta suas campanhas de Facebook Ads.
Ainda, o uso de palavras-chave deve ser bem trabalhado e os materiais da sua página precisam ser originais e relevantes para os usuários. Aqui, uma dica é utilizar técnicas de Marketing de Conteúdo atreladas às de SEO.
Também deve ser considerada a usabilidade do seu site. Isso porque o Google considera a experiência do usuário e prioriza plataformas que possuam uma navegação fluida. Ou seja, aqueles difíceis de utilizar não têm prioridade. Para entender mais sobre as práticas de SEO, visite o nosso blog neste link.
Faça anúncios patrocinados
Outra forma de aparecer no Google é investindo em Links Patrocinados. Eles nada mais são do que anúncios de Marketing Digital que, nesse caso, predominam o formato de texto simples. Quando você faz uma pesquisa, geralmente, as primeiras respostas vêm com uma palavra “anúncio”.
Trata-se do Google Ads, uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de campanhas tanto no buscador, como no YouTube, Gmail e PlayStore (todas soluções do Google). E pode-se fazer isso com diferentes tipos de investimentos como Custo por Clique (CPC) ― o mais famoso e rentável, Custo por Mil (CPM) e Custo Por Aquisição (CPA). Anunciar no Google, além de fazer a sua marca aparecer na plataforma, permite fazer a segmentação, mensuração, controle de mensagem e muito mais.
Mas como pôr em prática?
Se você chegou até aqui e está se perguntando como pôr em prática essas ações e começar a aparecer no Google o quanto antes, temos uma dica: conte com uma agência parceira. É o caso da Agência Tsuru, especialista em Inbound Marketing e Marketing Digital.
Ter essa parceria, permite contar com profissionais altamente qualificados para pôr em prática as melhores estratégias. Ademais, faz com que você tenha mais tempo para fazer as outras atividades do seu negócio.
Neste artigo, você pôde entender um pouco mais sobre como aparecer no Google. Aproveite e leia também: Empresas SaaS e as tendências do marketing digital no setor.