Saber para quem comunicar é fundamental para o sucesso de qualquer negócio. Dessa forma, é preciso ter bem delimitado o seu ICP. O Ideal Customer Profile, na prática, atua como um resumo do tipo de cliente que a empresa deseja conquistar. Não é a mesma coisa que público-alvo, pois é mais específico que esse. Porém, é mais abrangente do que as buyer personas. Inclusive, muitos consideram o ICP o meio-termo entre esses dois.
Ele é uma ferramenta indispensável para os times de marketing e vendas, pois permite atrair mais clientes para a empresa. Visto que, as estratégias de prospecção e fidelização devem ser feitas tendo como base o ICP. Afinal, não ter o cliente ideal bem determinado pode fazer com que o seu negócio fale com qualquer pessoa ― ou para ninguém.
Entenda mais sobre o ICP. Leia: Perfil de Cliente Ideal (ICP): entenda o que é e qual é o seu.
É muito importante ter um ICP definido, pois, como mencionamos, ele pode direcionar a atuação da sua empresa, assim, você saberá onde estão as melhores oportunidades. Além disso, ele apresenta algumas vantagens para qualquer empresa. Na sequência, listamos 5. Confira!
5 vantagens de ter um ICP bem definido
Ter um ICP bem definido é indispensável para guiar as estratégias do setor de marketing e vendas. Quando isso acontece, o Perfil de Cliente Ideal traz diversos benefícios para o seu negócio. Todos gerando bons resultados para a empresa. Veja mais a seguir.
1. O ICP direciona os esforços de marketing
O Ideal Customer Profile consegue alocar os esforços e investimentos de marketing em leads qualificados. Isso porque, como você terá um perfil bem definido dos clientes a serem atingidos, será mais prático e fácil encontrá-los.
Dessa maneira, aumentará a capacidade da sua empresa em atrair possíveis consumidores. E isso resultará em um Custo por Aquisição de Clientes (CAC) mais baixo.
2. Taxa de conversão maior
Como a sua empresa conseguirá impactar leads mais qualificados, consequentemente, as taxas de conversão tendem a se ampliar. Pois o funil de vendas torna-se mais eficaz.
Essas ações resultam, também, em um Return Over Investment (ROI) maior. Sendo assim, o ICP possibilita o desenvolvimento de táticas altamente eficientes. Tudo isso, aumenta, também, as vendas tanto para os novos clientes quanto para aqueles que já são consumidores dos seus produtos ou serviços.
3. Menos tempo de negociação
Sabendo o ICP do seu negócio, será possível criar estratégias de prospecção mais objetivas. Afinal, elas estarão focadas em um determinado perfil de cliente.
Dessa maneira, os vendedores e SDRs não perderão tempo tentando prospectar aqueles que não estão interessados no seu negócio. Assim, o ponto central será naqueles consumidores que apresentam mais chances de fechar a venda. E esse processo, por ser mais certeiro, diminuirá o tempo de negociação. Além, é claro, do crescimento da produtividade da equipe, que dedicará mais tempo aos clientes certos.
4. Menor porcentagem de churn
Com o ICP bem definido, pode-se entender melhor as dores dos seus clientes e agir visando a resolver esses problemas. Como resultado, assim, a satisfação do consumidor com seu negócio, serviço ou produto, aumentará.
Isso, automaticamente, fará diminuir o índice de churn ― taxa que mede a rotatividade dos clientes ― do seu negócio. Pois, se o consumidor tem suas expectativas resolvidas, não terá motivo para, por exemplo, cancelar assinaturas e deixar de comprar outras coisas com sua empresa.
5. Redução de custos
Saber o seu Ideal Customer Profile auxilia na fidelização de clientes. Isso, por si só, já fortalece o relacionamento da empresa com o consumidor. Além disso, reduz custos do negócio. Afinal, atrair um novo cliente é mais caro que manter um.
Ademais, ter um ICP bem definido no marketing evita gastos com campanhas que não trarão resultados. As ações focadas em um público bem especificado aumentam as chances de trazer retorno esperado. Assim, pode-se recuperar a verba investida e, ainda, ter lucro com novas vendas.
Neste artigo, você pôde conhecer 5 vantagens de ter um ICP delimitado. Aproveite e leia, também: Falta de um planejamento estratégico: como isso impacta seu marketing digital? E continue acompanhando o nosso blog para mais conteúdos como este.