Atualmente, quase todo mundo sabe que é essencial ter presença on-line para captar leads, se aproximar do público e aumentar a autoridade de uma marca. Porém, essa ideia vai além de ter um perfil no Instagram ou um site que nunca é atualizado. Para atingir os objetivos citados, é preciso ter um posicionamento digital.

Se você é da área de marketing ou publicidade, já deve ter ouvido falar nesse termo. Mas o que, exatamente, ele significa? Quais são seus benefícios? E os impactos para as empresas que não construírem o seu? Responderemos a essas perguntas no texto abaixo. Confira!

O que é posicionamento digital?

Você já deve ter percebido que as empresas conversam de forma diferente uma das outras. A Netflix, por exemplo, é mais divertida nos comentários das redes sociais. O Nubank é muito mais descolado do que os seus concorrentes. Agora, a Apple apresenta uma imagem tecnológica e sofisticada. Então, o que define a maneira como as marcas se comportam? A resposta é: o posicionamento digital.

Na prática, ele se refere à visão que os clientes têm da empresa. Ou seja, ele não acontece dentro da companhia e sim no espaço que ela ocupa na mente dos consumidores. É claro que essa percepção será criada a partir dos direcionamentos de marketing e de outras equipes. Por isso, toda ação deve considerar que tipo de pensamento ou sensação pode ― e quer ― gerar.

O posicionamento será a base de todas as estratégias. Portanto, antes de colocar os materiais para rodar, é preciso se perguntar: essa ideia faz sentido em relação à imagem que a empresa quer passar? Ajuda a criar aproximação com o público? Explica como o produto ou serviço resolve o problema de quem está considerando a compra?

Por fim, quando bem definido, o posicionamento digital auxilia a criar uma ligação positiva e valiosa com os clientes. Além, é claro, de ajudar a sua marca a se diferenciar dos concorrentes de forma eficaz.

Quais as consequências de não ter um posicionamento digital?

Vivemos na era da informação, em que as pessoas têm muito mais acesso ao histórico de uma empresa e de seus concorrentes. Por isso, fica mais fácil ponderar de quem fazer uma compra. Nesses casos, mais do que a eficiência de um produto ou serviço, existem outros pontos que são cruciais para fazer sua marca ser escolhida pelo público. Atendimento, suporte pós-venda, performance de sites e até os princípios ou ideais pesam na decisão.

Essas características de uma marca são definidas no posicionamento digital. Assim, as comunicações são trabalhadas visando a divulgar esses pontos para que, mais tarde, os usuários as vejam dessa mesma forma. Não ter esse caminho traçado pode gerar uma série de problemas. Abaixo, definimos os 3 principais. Acompanhe!

1. Não construir autoridade

Uma das estratégias mais eficientes para se divulgar na internet, atualmente, é o inbound marketing. Mas ele não funciona sem um posicionamento digital. Isso porque seu objetivo é fortalecer a autoridade da empresa, educar o público com assuntos relevantes, além de atrair leads. Assim, sem ter uma imagem, voz ou persona definida, fica difícil descobrir quais temas abordar e os canais que devem ser utilizados. Consequentemente, a ação pode não impactar as pessoas corretas.

Da mesma forma, existe um problema quando se tem esse norte construído, mas o marketing de conteúdo não é trabalhado. Afinal, os potenciais clientes não são educados para evoluir na jornada e não enxergam a marca como uma especialista no mercado. Ou seja, o posicionamento vira só um arquivo sem utilidade dentro da empresa e não a visão do cliente sobre ela.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

2. Dificuldade de gerar leads

Para captar leads, não basta só criar uma landing page com um formulário. Por trás de toda essa página existe um estudo completo, seja do público ou do conteúdo que é oferecido em troca de um e-mail. Por isso, sem um posicionamento digital, a tendência é que a captação de contatos diminua. Isso porque a empresa não terá uma voz ou argumentos padronizados por ele. Assim, fica mais difícil atingir o público desejado.

Vamos dar um exemplo para você entender melhor. Imagine que sua empresa vende computadores para quem quer se especializar em jogos on-line. Como você não conhece bem o público, abordará que a máquina é ótima para fazer reuniões a distância. Ao invés de, por exemplo, falar que ela roda os games sem travar.

Provavelmente, esse é um argumento que não vai convencer o consumidor. E, além disso, fará a percepção dele sobre a empresa mudar. Agora, ele pode começar a vê-la como uma marca que fabrica notebooks para quem trabalha em home office. Ou até que não entende o que ele precisa e não resolve seu problema.

Por isso, toda comunicação deve ter o propósito do produto e a percepção do público sobre ele como foco. Assim, fica mais fácil construir estratégias assertivas e um discurso coerente.

3. Criação de materiais que não fomentam relacionamento e boas experiências

Aquela história de que o produto ou o serviço precisa ser de excelente qualidade para um cliente se tornar fiel não existe mais. Hoje, é preciso muito mais do que isso. Para manter um consumidor por perto, proporcionar boas experiências e criar relacionamento é fundamental.

O estudo da Hibou mostrou como o atendimento é ponto-chave nesses casos. Para metade dos brasileiros, é ele que garante fidelidade a uma marca. Além disso, 53% das pessoas precisam de dois ou três contatos ruins para desistir de uma empresa.

Agora, pense em um cenário onde o posicionamento digital não existe. Se, no suporte, por exemplo, cada membro da equipe conversar de forma diferente, o público pode enxergar a companhia como desorganizada ou sem padrões. Quem nunca ouviu uma história de que uma pessoa foi atendida bem e resolveu seu problema, enquanto outra mal conseguiu ser ouvida? Tudo isso, provavelmente, pela mesma companhia.

Essa situação é consequência da falta de direcionamento. Por isso, deve-se definir a forma como a marca bate-papo com os clientes e como eles enxergam os atendimentos. Assim, será possível fazer adaptações de acordo com a forma que o negócio quer ser visto.

A gente sabe que parece muita informação e, às vezes, fica difícil entender como colocar todas essas ideias em prática. Então, para te ajudar a construir um posicionamento digital e visualizar os resultados que ele pode trazer, temos uma outra sugestão de conteúdo. Veja como um de nossos clientes se tornou referência no mercado com estratégia de inbound marketing. É só conferir em nosso blog!