A nutrição de leads para indústrias é essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso nos resultados on-line. Afinal, ela ajuda a atingir quem já está no fundo do funil, mas, também, a educar o seu público-alvo. Para você ter uma ideia da importância para a performance das companhias, confira esse dado de um estudo da E-mail Monday. 80% dos profissionais que a utilizam tiveram um aumento de 77% nas conversões.
Quando falamos da indústria, a situação não é diferente. Isso porque essa estratégia funciona perfeitamente para B2B (Business to Business) e para, praticamente, qualquer segmento. Por isso, neste conteúdo, abordaremos em detalhes seu conceito, aplicações e vantagens. Assim, você consegue compreender o assunto como um todo e avaliar a relevância dele para o seu negócio. Confira!
O que é a nutrição de leads para indústrias?
O comercial sabe bem como é perder tempo conversando com um prospect que ainda não está pronto para a compra. E, consequentemente, o gestor de marketing também, já que gerar contatos qualificados para os vendedores é uma das principais funções desse time. Assim, quando ela não funciona perfeitamente, logo o responsável é comunicado para resolver a situação. Mas como fazer com que o público chegue até a empresa com a consciência do problema e da solução? A resposta é a nutrição de leads para indústrias.
Essa estratégia tem como objetivo educar quem teve contato com a marca para que faça a compra entendendo o valor do produto ou serviço. Para isso, a captação de um e-mail ou telefone é realizada através do download de um conteúdo rico, como um e-book. Depois, inicia-se o envio de comunicações relacionadas ao estágio da jornada do consumidor e ao problema já identificado.
Ou seja, quando uma pessoa baixar um material de topo de funil, receberá outros semelhantes com o objetivo de que ela avance de etapa. Ajudar a identificar o problema, abordar a solução, quebrar objeções e destacar os desejos são algumas das táticas usadas durante esse processo. Além disso, essa é uma maneira de ampliar a autoridade e a credibilidade da marca.
Com essa estratégia ativa, os vendedores só iniciarão uma conversa com quem já está mais propício para a negociação. Portanto, é possível economizar tempo, recursos e diminuir as chances dos clientes cancelarem um contrato ou desistirem de uma compra.
Quais são as vantagens da nutrição de leads?
O mesmo estudo que citamos anteriormente, mostra que os profissionais se dividem sobre os principais motivos para utilizar a nutrição de leads. 53% deseja aumentar a receita, 43% quer educar os prospects e 37% pretende ter mais engajamento com o público. Essa versatilidade acontece porque ela permite que, enquanto você trabalha para melhorar a taxa de conversão, outros pontos importantes sejam abordados. A evolução da relação com o consumidor, torná-lo fiel à marca e ter mais lucro são alguns exemplos.
Abaixo, separamos outras vantagens de aderir a essa estratégia. Leia a seguir!
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1. Automatização
A tecnologia chegou para deixar todas as atividades mais fáceis de serem executadas. Por isso, atualmente, o recurso humano é acionado somente quando necessário. E as equipes podem focar em um planejamento enquanto a automatização faz a parte operacional.
A nutrição de leads para indústrias oferece essa mesma facilidade aos times de marketing. Isso porque, depois dos e-mails ou cadências de comunicação estarem ativados, eles funcionam sozinhos. De acordo com uma ação do prospect, um conteúdo é enviado a partir de diretrizes definidas na plataforma. Inclusive, uma excelente dica de software é o da RD Station Marketing, que somos parceiros. Dessa forma, você possui um processo de educação que economiza tempo e dinheiro.
2. Acompanhamento dos leads
Esqueça aquela história do vendedor precisar chamar os contatos um por um para manter um relacionamento ou fazê-los lembrar da empresa. Com o envio de e-mails automatizados, essa função é feita sem precisar de um membro da equipe. E, ainda, com a mesma qualidade! Sem contar que evita erros por esquecimento ou falta de tempo.
3. Oportunidades mais qualificadas
O principal objetivo da estratégia: gerar oportunidades mais qualificadas. Isso quer dizer que os consumidores que chegarem até o seu time comercial estarão precisando apenas de um bom argumento para comprar. Visto que eles já receberam uma série de comunicações que aumentam a consciência sobre o problema e sobre a sua solução.
4. Melhor taxa de conversão
No início deste conteúdo, falamos como a taxa de conversão pode melhorar cerca de 77% para quem utiliza a nutrição de leads. Não é à toa, já que essa estratégia permite trabalhar diversas pessoas ao mesmo tempo. Consequentemente, o volume de prospects evoluindo no funil é maior. Além disso, diminui a quantidade de contatos que chegam ao time comercial sem entender os motivos de iniciar uma parceria.
5. Mensuração de resultados
Assim como outros canais digitais, mensurar os resultados aqui é fácil e, também, fundamental. Com uma análise dos e-mails com maiores aberturas, cliques ou conversões, pode-se ter uma ideia dos argumentos que mais funcionam. Ainda, é possível entender os produtos ou serviços que o público mais procura. E, então, ter diversos insights a partir de uma avaliação detalhada. Dessa forma, é possível otimizar o que já está rodando e encontrar novas oportunidades de aperfeiçoar os resultados.
Agora que você já entendeu todos os benefícios da nutrição de leads, que tal encontrar um parceiro para te ajudar nessa tarefa? Confira nosso conteúdo sobre como a Tsuru é especialista em inbound marketing para indústrias e entenda como podemos crescer juntos!