Vamos começar desmistificando uma informação que talvez você já tenha ouvido falar. Marketing digital não é sinônimo de redes sociais. Na verdade, elas são apenas um dos canais que podem ser utilizados para atingir bons resultados on-line. Anúncios no Google, YouTube e criação de conteúdos para blog são outras opções valiosas. Quando falamos das empresas SaaS, investir em uma estratégia nessa última mídia é essencial para educar os clientes sobre a tecnologia e mostrar seus benefícios.
Para que você entenda melhor como essa ideia pode alavancar os números do seu negócio, criamos este conteúdo. Apresentaremos os principais pontos que são necessários conhecer antes de colocá-la em prática. Confira!
Como um blog pode ajudar empresas SaaS a melhorar os resultados de marketing?
Sabemos que o objetivo principal de toda companhia é vender. Mas quando falamos de marketing digital, nem sempre essa meta deve estar clara em todos os canais. Em um blog, por exemplo, o foco é deixar o cliente consciente do problema que ele enfrenta, quais são as soluções e como a sua empresa é ideal para ajudá-lo. Então, ao invés de oferecer o serviço, é preciso abordá-lo com temas relevantes sobre o mercado e a realidade dele.
Um bom cenário para ilustrar é quando falamos de software para gerenciamento de equipe. Primeiramente, deve-se apresentar os problemas de realizar uma gestão em papel. Como falta de acompanhamento das atividades e do desempenho dos colaboradores. Depois, mostrar que a tecnologia pode ser uma das soluções. E, por fim, que a sua empresa é a que oferece a melhor proposta.
É claro que esse é um modelo simples e genérico que fizemos apenas para ilustrar a ideia. Na prática, sua equipe de marketing precisará entender a persona, suas dores e desejos para escrever conteúdos que sejam significativos.
Agora, na lista abaixo, explicaremos os principais benefícios de uma empresa SaaS investir nessa estratégia. Acompanhe!
1. Ganho de autoridade
Seu cliente dificilmente vai fechar um negócio se não confiar na sua capacidade de executar o trabalho combinado. Principalmente quando falamos de B2B (Business to Business), em que raramente as compras são feitas por impulso. Portanto, gerar autoridade, ou seja, provar que você tem conhecimento do mercado e do segmento como um todo, contribui para os resultados de marketing. Essa credibilidade é adquirida quando você escreve sobre o ramo de atuação, o serviço e os desafios normalmente encontrados, por exemplo.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
2. Mais visibilidade no Google
2 trilhões de pesquisas por ano. Esse é o número de vezes que as pessoas buscam por respostas no Google. Portanto, se sua empresa SaaS não estiver nesse canal, o cliente fica mais propício a escolher o concorrente.
Mas diferente do que muitos pensam, não são só os anúncios focados no produto que fazem sucesso nesses casos. Muitas dessas pesquisas são feitas para entender melhor algum assunto ou resolver problemas. Por isso, o blog é uma ótima forma de ajudar quem precisa tirar dúvidas e ampliar a visibilidade da sua marca.
Afinal, sua companhia terá mais páginas indexadas na plataforma em comparação a outros sites. Aumentando, assim, as possibilidades de aparecer nas primeiras colocações do ranking de busca. Além disso, crescem as chances de outros sites linkarem para o seu e, mais uma vez, melhorar o seu posicionamento. Atrair mais visitas e, consequentemente, conquistar mais vendas são as vantagens mais comuns aqui.
3. Educação do público
Você já ouviu falar da jornada do consumidor? Basicamente, é um caminho que todo lead precisa percorrer até chegar ao momento da compra. Ela é dividida em topo, meio e fundo e, quanto mais próxima do final, mais preparada para converter a pessoa está.
O blog, junto aos conteúdos ricos, é uma das estratégias mais importantes para acelerar esse processo. Isso porque ele possibilita a educação do público. Ou seja, você cria materiais que mostram para a persona como o problema dela pode ser resolvido pela sua empresa. Então, ela sai do topo, da inconsciência sobre o problema, para o fundo, o total entendimento do cenário e da solução disponível.
O interessante é que tudo isso é feito sem mencionar o seu negócio na maior parte das ações. A sua ferramenta só será citada quando o cliente já compreende que precisa de um recurso para ajudá-lo.
4. Leads qualificados
Perder tempo conversando e criando argumentos para converter leads que não estão prontos para a compra é uma das principais frustrações do time de vendas. Porém, essa dificuldade pode ser eliminada por meio de um blog para SaaS. Isso porque eles serão educados sobre o assunto, como explicamos no tópico anterior. Assim, grande parte dos prospects que chegarão até o comercial já terão noção dos desafios do dia a dia e dos benefícios da ferramenta. Dessa forma, é possível aumentar a taxa de conversão e diminuir o churn. Agora que você já conhece um pouco mais sobre o blog, que tal descobrir as táticas de conteúdo como um todo? Saiba mais sobre o inbound marketing para SaaS e como a performance da sua empresa pode ser beneficiada.