A jornada de compra do público das indústrias não é tão simples quanto a do consumidor final. Enquanto as pessoas consomem, em maior parte, para o uso próprio, no B2B escolhas erradas geram grandes impactos e perdas. Por isso, definir o parceiro ideal de negócios e ter confiança é tão importante. Entretanto, para ser lembrada em meio a essa complexidade, a sua fábrica precisa se mostrar relevante. Dessa forma, o e-mail marketing é um grande aliado na nutrição dos clientes. 

A partir de conteúdos planejados pelo inbound, é possível demonstrar os ideais da sua marca diretamente na caixa de entrada do prospect. Ficou curioso para saber como? Confira, neste texto, por que enviar e-mails e conheça algumas dicas para otimizar o seu processo. 

Por que escolher o e-mail marketing? 

Chamamos de e-mail marketing a utilização dos meios de correspondência eletrônica em campanhas digitais. Versátil, os objetivos podem ser diversos, tanto a divulgação de um produto ou serviço, quanto criar e manter o relacionamento com leads e clientes. E se você está se perguntando se esse tipo de ação ainda gera resultados, saiba que sim. Aliás, muitos. 

Conforme um levantamento, até o ano de 2024, o número de usuários de e-mail deve passar dos 4,4 bilhões. Além disso, um estudo da Adobe mostrou que 58% dos consumidores preferem receber promoções por esse canal do que por aplicativos ou redes sociais. Assim, investir e pensar nesse tipo de estratégia traz muito retorno. 

Experiência no B2B

Por algum tempo, as organizações deixaram de lado o papel de analisar a jornada do cliente B2B. Entretanto, pesquisas recentes mostram que quanto mais personalizada for a informação para esse prospect, melhor. Dados da McKinsey & Company revelam que apenas 50% das empresas investem para melhorar a experiência de compra desse consumidor. Enquanto isso, no B2C esse índice é de 85%. Contudo, uma pesquisa da Lumoa indica que 80% das empresas esperam receber os mesmos tratamentos dos clientes finais.

Com base nisso, podemos ver que há uma oportunidade de crescimento para as indústrias que investirem em um relacionamento próximo na hora de fazer negócios. E é aqui que o e-mail marketing fará a diferença. Quando feito de forma correta, esse contato chega apenas aos interessados na informação, serviço ou produto que se deseja oferecer

Com isso, você envia mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa no funil de vendas. É possível personalizar nomes, abordar problemas do público, segmentar a base por atuação, região e fidelizar atuais clientes, por exemplo. 

Outra característica interessante dessa prática é a possibilidade do cancelamento de recebimentos, o que demonstra respeito pelo consumidor. Esse procedimento pode ser atrelado a uma pesquisa de opinião. Assim, dá para avaliar o que está certo ou errado na forma com que se conduz as campanhas. Sabendo a opinião das pessoas, as indústrias podem direcionar suas receitas para esforços mais lucrativos.

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Como melhorar o envio de e-mail marketing nas indústrias?

Apesar do envio de e-mails parecer algo simples, alguns fatores podem aprimorar essa técnica. Confira abaixo cinco dicas para otimizar a forma como você dispara esse tipo de peça.

1. Tenha uma estratégia

Todas as suas ações de marketing devem ser fundamentadas em um objetivo. Só assim você conseguirá mensurar os resultados obtidos. Por exemplo, antes de uma campanha ser enviada deve-se definir o seu motivo, a abordagem que será usada e o que se espera dela. Outro item muito importante é estudar a persona da sua indústria. Entender com quem você está falando garante que a comunicação faça sentido e impacte o público ideal. 

2. Segmente sua base

Se a sua empresa ainda não tem uma base de contatos, seu foco deve ser em construí-la. Junto a isso, pense em como cultivá-la de maneira segmentada. Algumas pessoas estão em um processo de decisão de compra diferente. Isso quer dizer que enquanto uns entendem que precisam do seu produto, outros ainda necessitam de mais informações. E tudo bem! 

O importante é levar isso em conta para não lotar as caixas de entrada de forma inconsistente. Você pode optar por segmentar sua base por clientes, prospects, fornecedores, ex-fornecedores e tipos de negócio, entre outros critérios. Para definir, busque entender de que forma seu público avança nas etapas da jornada de compra.

3. Seja consistente

Na hora de montar o seu plano de marketing, é importante pensar na consistência dos conteúdos. Essa premissa deve ser seguida desde a frequência de envios até a linguagem usada para comunicar o que as indústrias precisam. Faça um calendário e distribua suas campanhas ao longo das datas para não sobrecarregar a sua persona com conteúdos. Assim, você evita que o nome da sua empresa fique saturado. 

4.  Escreva de forma eficiente

Para escrever um e-mail marketing eficiente, não basta apenas passar as informações. O copywriting é uma técnica que consiste na aplicação da escrita persuasiva. Ou seja, um tipo de discurso focado em articular elementos de marca. Alguns exemplos do que pode ser feito são o storytelling, uso de gatilhos mentais, metáforas e depoimentos. Seguindo esse estilo, será mais fácil convencer o consumidor sobre aquilo que você deseja. 

5. Faça um planejamento de ideias

Assim como ter uma estratégia é essencial, planejar os assuntos do e-mail marketing que será enviado também é importante. Dessa forma, você não é pego de surpresa e consegue construí-lo de forma que faça sentido com o restante da comunicação. Algumas ideias de conteúdo para indústrias são as novidades do mercado, técnicas e dicas, eventos do mercado, novidades da sua empresa, entre outros. 

Agora que você conhece tudo sobre o uso de e-mail marketing nas indústrias, não pare por aqui! Acompanhe o blog da Agência Tsuru e confira muitos outros artigos relevantes!