Dentro do content marketing, uma das formas de geração de conteúdo mais eficaz é, sem dúvida, a divulgação de ebooks. Além de serem considerados iscas digitais para contatos qualificados, eles são um formato relevante para disseminação de conhecimento. Isso porque seu tamanho permite reunir informações mais densas do que as de blogs, entregando ao público um material rico.

Na geração de leads B2B, eles também são um diferencial estratégico. Visto que, muitas vezes, a complexidade dessa jornada de compra necessita comunicações embasadas. Porém, não é apenas desse jeito que eles podem auxiliar o seu negócio. Continue sua leitura e conheça melhor todo o potencial dos livros digitais.

Entendendo os benefícios dos ebooks para o B2B

Os ebooks são uma das ferramentas mais utilizadas pelas empresas que buscam aumentar sua taxa de conversão. Normalmente, esses livros digitais têm uma média de 2 a 3 mil palavras com informações aprofundadas sobre um determinado tema. Dessa forma, eles auxiliam no reconhecimento das empresas como autoridades no segmento em que atuam. 

Além de apresentarem argumentos de um jeito atrativo, eles podem ser lidos a qualquer momento, desde que estejam baixados. E é justamente essa flexibilidade de acesso que chama a atenção dos consumidores. Conforme uma análise chamada Growth, Trends, COVID-19 Impact, and Forecasts, as publicações on-line devem movimentar mais de 26 milhões de dólares até o ano de 2026. Isso mostra como ler no computador ou celular é um hábito vigente. 

Ainda, segundo a Demand Gen Report, 40% dos profissionais preferem consumir conteúdos em ebooks. Entre as vantagens do formato, itens como a maturação dos leads B2B, renome no mercado e o aumento do share estão alinhados às expectativas das indústrias. Confira abaixo mais sobre esses e outros benefícios.

1. Facilidade de criação

Uma das principais vantagens dos livros digitais, com certeza, é o seu baixo custo de produção. Afinal, eles dispensam qualquer gasto com impressão, sendo lidos de qualquer lugar. Como esse tipo de material entrega informação sem ser muito extenso, sua escrita também envolve menos recursos e tempo. O mesmo podemos dizer sobre a distribuição, que é feita digitalmente e pode ter alcance global.

Entretanto, por ser um recurso tão viável, é preciso estar atento para planejá-lo corretamente. Na hora de elaborar, conhecer o público-alvo é indispensável para abordar assuntos atraentes. Fatores como um bom design, diagramação e o caminho que ele percorrerá para chegar até aos leads B2B são pontos importantes para não perder oportunidades. 

2. Leads mais qualificados

Quem tiver interesse pelos seus ebooks, não se incomodará em preencher um formulário para baixá-los gratuitamente. Por isso, não há dúvidas: eles são ótimos para a troca de informações e ampliação da base. A partir do levantamento de dados dos usuários, você poderá elaborar o perfil de quem está sendo atraído. 

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Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

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Ademais, você poderá nutrir o potencial cliente sobre o seu negócio até a decisão de compra. O estudo “Content Preferences Survey Report” revelou que os profissionais consomem de 4 a 5 conteúdos ricos antes de fecharem um negócio. Portanto, quando chegam a contatar a empresa, estão mais preparados para uma oferta comercial do que outros.

3. Autoridade de marca

Tanto a pandemia quanto a globalização do conhecimento fizeram com que as pessoas criassem novos hábitos. De acordo com uma pesquisa da Forrester Research, 90% dos consumidores iniciam o processo de compra pesquisando antes de tomar qualquer decisão. Nas indústrias, isso não é diferente. Logo, mostrar que a sua empresa possui as respostas para a dúvida buscada é tornar-se referência em um assunto

Quando um lead B2B adquire ebooks, normalmente possui dois tipos de objetivo. O primeiro é descobrir novas informações. Já o segundo, é aprender a fazer algo na prática. Se você conseguir ajudá-lo, a imagem de confiança da sua empresa será elevada. Uma estratégia de content marketing bem feita pode tornar sua empresa top of mind, gerando autoridade a sua marca.

4. Aumento do alcance 

O acesso simplificado, normalmente gratuito, garante aos ebooks um alcance digital ampliado. Se o possível cliente gostar do seu conteúdo, é provável que ele compartilhe com seus colegas do trabalho. Dessa forma, mais leads B2B qualificados terão acesso aos materiais que a sua indústria produzir. 

Além disso, um material rico desses é prático, podendo ser baixado em celulares, computadores, tablets e acessado em qualquer lugar. Portanto, não há limites para os locais que ele pode chegar, nem de pessoas que podem ser atingidas. 

5. Vantagem de mercado

Estar à frente das mudanças da indústria significa identificar novas tendências. Quando falamos em ebooks, as oportunidades são grandes. O relatório “Maturidade do Mercado Digital e Vendas no Brasil” apontou que, apesar de ser um dos formatos mais aceitos pelos prospects, apenas 29,4% dos negócios investem no aprofundamento da estrutura de inbound marketing

Com tal número, podemos perceber como existe uma demanda por conteúdos ricos no mercado de leads B2B. Contudo, ela não vem sendo suprida pelas empresas e indústrias. Sendo assim, aquele que conseguir ocupar esse espaço será visto como um especialista em sua área de atuação. 

Reunindo todos os benefícios, você verá que os ebooks são uma excelente estratégia para converter internautas em clientes reais. Entretanto, não precisamos parar por aqui. Se você quer entender melhor como aplicar o marketing de conteúdo na indústria, confira um artigo completo sobre este tema no blog da Tsuru. Até lá!