Alcançar metas on-line é o objetivo de qualquer negócio que investe em marketing digital. Entretanto, adquirir algo nem sempre é a meta de quem está conectado. Conforme Chet Holmes, autor do livro The Ultimate Sales Machine, apenas 3% dos impactados realmente estão prontos para comprar. Por isso, não basta apenas gerar contatos. É preciso saber fazer uma boa gestão para os leads se transformarem em conversões.
Para que o restante das pessoas continuem o caminho ao longo do seu funil de vendas, é necessário apresentar, educar e ensinar para só depois converter. Só dessa forma, o público terá consciência sobre seu produto ou serviço. Mas não se assuste, a gestão de leads não é tão difícil quanto parece! Neste conteúdo, apresentamos dicas que tornarão suas estratégias cada vez mais assertivas. Boa leitura!
1. Comece sua gestão de leads segmentando
Fazer a gestão de leads com eficiência exige compreender o momento vivido por quem receberá a sua comunicação. Por isso, depois de atrair vários possíveis clientes em anúncios e iscas digitais, o próximo é a segmentação. Desse jeito, você organiza as informações da persona, agrupa dados em comum e personaliza os conteúdos que serão compartilhados.
Para começar, entenda com quem está falando, quais são seus interesses e quais conteúdos podem gerar mais engajamento. O que garantirá o sucesso da sua segmentação será a visão estratégica do funil de vendas. Assim, é possível alinhar os produtos e serviços conforme o estágio abordado.
2. Crie fluxos de nutrição
Fluxo de nutrição é o nome dado para a sequência de e-mails enviados para os cadastrados em sua lista de contatos. Criar esse planejamento é uma dica muito importante para qualquer empresa que deseja ter sucesso em seus resultados on-line. De acordo com um estudo da E-mail Monday, 80% dos profissionais que a utilizam tiveram um aumento de 77% nas conversões. Então, veja só como fazê-la.
Para ser desenvolvido corretamente, o fluxo deve ser construído considerando a segmentação da pessoa. A partir disso, encontre o problema do seu público-alvo e ofereça materiais que auxiliem na compreensão de suas questões. Essa é uma grande oportunidade para mostrar que você possui a solução ideal. Apenas tenha cuidado para não deixar a caixa de entrada de ninguém cheia!
3. Invista em conteúdo relevante
Para atender todas as fases da gestão de leads, o seu conteúdo não deve ser apenas comercial. Como vimos acima em fluxo de nutrição, resolver as demandas do mercado traz resultados. Para ajudá-lo nisso, o marketing de conteúdo é uma ótima indicação. Entre as principais práticas do inbound marketing, ele tem, como objetivo, responder às dúvidas dos prospects. Para isso, utiliza as redes sociais, blogs, conteúdos ricos, vídeos, entre outros formatos.
Investindo em informação, fazemos com que as pessoas sigam para o próximo estágio do funil. Consequentemente, a sua marca também fica mais próxima de fechar novos negócios. Ainda, esse tipo de ação reverte em autoridade para a sua marca por um ótimo custo-benefício.
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4. Não se esqueça da qualificação
Um erro muito comum na gestão de leads é deixar a qualificação de lado. Isso não pode acontecer, pois essa é uma prática que permite identificar quais contatos estão prontos para comprar ou possuem perfil para isso. Nessa técnica, eles são classificados como MQL e SQL. As siglas significam, respectivamente, que um é qualificado para o marketing e outro para vendas.
Em ambos os casos, essa identificação é essencial para direcionar o discurso e ampliar as taxas de conversão e vendas. Uma pesquisa da MarketingSherpa mostrou que 61% das companhias encaminham todos os seus MQLs para o comercial. Porém apenas 27% realmente são SQL. Então, além de conversar melhor com seus consumidores, aplicar essa estratégia torna os esforços de todos os colaboradores mais eficientes.
5. Use ferramentas de automação
Para fazer uma gestão de leads eficiente é necessário contar com muitas atividades integradas. Por isso, essa estratégia exige o uso de tecnologia. Com um software de marketing digital, todo esse processo é automatizado. Logo, fica mais simples segmentar a comunicação, criar fluxos de nutrição eficazes e identificar os leads qualificados. Já na rotina, pode-se usá-lo para disparar e-mails, agendar posts e, até mesmo, ter chatbots nos sites.
Como essas soluções têm o objetivo de fazer crescer a eficiência e escalabilidade, elas mantêm um relacionamento personalizado com os possíveis clientes com mais tranquilidade. Ou seja, o gerenciamento do funil de vendas se torna automático, evoluindo contatos sem a intervenção da equipe, e ganha em volume. Uma alternativa perfeita para quem busca voltar sua atenção para insights estratégicos sem perder o foco executando tarefas do dia a dia.
6. Mantenha a base higienizada
Ao longo do tempo, é inevitável acabar acumulando contatos desengajados e inválidos. Normalmente, nossa primeira ação é sempre pensar em como reverter esses quadros. Entretanto, é importante saber quando deixar de lado, para não acabar sendo insistente. Por isso, mantenha a saúde da sua base em dia, limpando suas listas. Fazendo isso, você evita disparos inválidos e que impactam negativamente a reputação do seu domínio. Ou seja, impede que seus e-mails para leads engajados acabem indo parar na caixa de spam.
Se quiser ganhar agilidade, saiba que existem diversas ferramentas no mercado que realizam esse serviço de limpeza de diferentes maneiras. Algumas delas são capazes de identificar endereços eletrônicos de domínios inexistentes, contas excluídas e cadastros temporários.
Ter uma boa gestão de leads, conduzindo as pessoas até o objetivo do seu negócio, é o grande segredo para um marketing digital eficiente. Por isso, esperamos que, com as dicas acima, sua operação seja otimizada. Continue acompanhando o blog da Agência Tsuru e não perca nenhuma novidade sobre esse e outros temas relevantes.