É inegável que a tecnologia democratizou o acesso dos anunciantes aos meios de divulgação. Agora, já não é preciso investir valores exorbitantes na compra de espaços publicitários. Mas isso também tem o seu outro lado. Afinal, se todo mundo está on-line, como mostrar para o prospect que, dentre todas as opções, a sua é a ideal? A resposta para isso está na construção de autoridade digital por meio do inbound marketing. Esta é uma estratégia que vem gerando resultados expressivos, especialmente para empresas de tecnologia.

Isso porque as tech business têm um público diferenciado. Mais familiarizado com a tecnologia, informado e consciente da ampla concorrência, é necessário mais que um bom site para atraí-lo. Para isso, o inbound marketing defende que a autoridade deve ser construída com ações sólidas, que mostrem o domínio e a autoridade sobre o assunto.

Se tudo isso ainda é novidade para você, fique tranquilo! Ao longo deste artigo, explicaremos o que é o inbound marketing e por que ele é uma forma de empresas de tecnologia escalarem suas vendas!

Inbound marketing: entenda melhor essa estratégia para empresas de tecnologia

O inbound marketing nada mais é que uma estratégia aplicada ao digital que tem como objetivo educar os leads. Isso quer dizer que, ao invés de apenas oferecer uma solução, ele busca conhecer e se conectar com as dores e desejos das buyer personas, conduzindo-as por uma jornada de compra.

É durante esse caminho que a construção de autoridade acontece. Para ficar mais claro, veja como o inbound marketing estrutura suas ações:

  1. atração: aqui os esforços estão em despertar o interesse do seu público e atraí-lo para os seus canais digitais (site, blog ou redes sociais);
  2. conversão: é hora de pedir ao prospect que lhe ceda alguns dados. Em troca, deve-se oferecer algo relevante. É um ótimo momento para mostrar a sua expertise por meio de um e-book ou uma videoaula;
  3. relacionamento: de acordo com Chet Holmes, apenas 3% da base conquistada na etapa anterior está pronta para fechar negócio. Para aumentar esse número, é necessário iniciar um relacionamento (que não seja invasivo!);
  4. venda: agora você pode investir em táticas que deem um empurrãozinho na tomada de decisão;
  5. análise: inbound marketing só dá resultados se ancorado em uma cultura data-driven! Cada uma das etapas gerou um número significativo de dados e analisá-los é a melhor forma de entender o que está ou não funcionando.

Quer saber os detalhes? No artigo As etapas do Inbound Marketing, você encontra exemplos de ações para cada uma das fases.

[E-book Grátis]

12 estratégias de marketing digital para indústrias

Neste e-book, você vai entender quais caminhos seguir para tornar a sua indústria mais forte e manter-se sempre alguns passos à frente dos seus concorrentes.

Acesse aqui o e-book

Apenas pela descrição acima já deu para entender como o inbound marketing atua para gerar autoridade, certo? Em cada uma das etapas, o conteúdo é a peça-chave para guiar o possível cliente para a próxima. Por isso, ele precisa ser relevante, trazendo informações técnicas acuradas sobre o assunto.

Veja por que é tão importante para empresas de tecnologia construírem autoridade digital

Diferente do mercado B2C, o B2B têm tickets médios maiores. Consequentemente, ciclos de compra mais longos. Isso se deve, claro, às particularidades do público. Afinal, escolher um software que otimiza a rotina ou gestão da empresa é uma decisão que exige bastante análise. Junto a isso, ainda há o aumento no número de empresas no setor, que já totalizam mais de 215 mil ― apenas em 2021, 38,1 mil novas empresas chegaram para disputar mercado.

Ou seja, para um consumidor mais informado, com inúmeras opções, e consciente da complexidade da sua escolha, ganha espaço quem mostrar maior expertise. E sai na frente quem conseguir mostrar isso. Afinal, é muito mais fácil fechar negócio com quem ele já conhece e sabe o valor do que com um completo desconhecido.

Dessa forma, a autoridade digital das empresas de tecnologia pode ser um poderoso diferencial competitivo. Especialmente, se considerarmos a construção do relacionamento que o inbound marketing fomenta. Por meio da fidelização dos clientes, o retorno sobre o investimento costuma ser muito maior.

Mesmo que o inbound marketing seja mais barato que o modelo convencional ― de acordo com a Invesp, o investimento é 62% menor ―, esse modelo também demanda esforços para que os resultados apareçam. Por isso, muitas empresas de tecnologia recorrem a um parceiro especialista nessa estratégia. No artigo “Agência de Marketing digital: como ela é fundamental para o seu negócio na internet”, você entenderá melhor os motivos para essa escolha!