É inegável que o mercado SaaS está aquecido. Pouco atingido pela pandemia e com investimentos que passaram de US$ 45,7 bilhões em 2021, este é um ótimo momento para escalar as vendas e conquistar novos clientes. Mas, como você sabe, tudo isso começa pela captação de leads. A Agência Tsuru, por já lidar com diferentes clientes do segmento de software, entende como fazer isso e construir autoridade no digital.
Com um time de especialistas em marketing digital e uma forte cultura data-driven, o foco é na geração de resultados. Mas e como a Tsuru faz isso? É o que vamos mostrar nesse artigo! Continue a leitura e veja como podemos potencializar a captação de leads da sua empresa SaaS.
Como a Tsuru faz para aumentar a captação de leads para empresas SaaS?
É claro que cada caso é um caso. E é por entender isso que a Tsuru consegue elaborar estratégias únicas e que vão ao encontro das suas reais necessidades. Isso porque, embora muitos façam parecer, não existe receita pronta para ganhar a atenção do lead. Em contrapartida, existem algumas “regras” que valem para todos.
A definição do ICP (Ideal Customer Profile) é uma delas. Afinal, antes de partir para a captação de leads é preciso saber para quem voltar os seus esforços. No caso das SaaS, esse estudo deve ser ainda mais cuidadoso, uma vez que o público é diferenciado, tem dores e necessidades bastante específicas. Conhecer a fundo a empresa SaaS também é importante para um posicionamento digital coerente à realidade do negócio.
A partir desse trabalho começa, então, o processo para gerar mais prospects. A Agência Tsuru aposta no inbound marketing para colocar esse plano em ação. O foco, aqui, é educar o seu público acerca das suas soluções e, para isso, eles são conduzidos por cinco etapas ― atrair, converter, relacionar, vender e analisar. Em cada uma delas, a maturidade vai aumentando até a conversão final ou que chegue ao seu time de inside sales pronto para fechar negócio, diminuindo drasticamente o esforço desse time.
Bom, mas você deve estar se perguntando quais as peças utilizadas para que essa engrenagem funcione. Confira abaixo!
Marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa para empresas SaaS. Com ele, as ações de inbound ganham profundidade, tornando o trabalho de conduzir o público mais simples. E o melhor: por meio de produções de qualidade, que expõem a sua expertise e autoridade no assunto.
Cada conteúdo é desenvolvido de acordo com as diferentes fases do funil de vendas. Assim, é possível fazer o lead evoluir na jornada até que esteja maduro para uma abordagem comercial. Aqui, redes sociais, e-marketings, blogs e e-books podem ser lançados. Sabemos que o assunto deste artigo é a captação de leads, mas para as empresas SaaS o marketing de conteúdo tem um papel importante também para reduzir a taxa de churn.
Materiais ricos
Embora estejam dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo, os materiais ricos para SaaS ganham destaque na captação de leads. Como você viu no tópico anterior, redes sociais e blogs ajudam a construir autoridade. E mesmo que o que for publicado neles seja altamente relevante, é nos materiais ricos que você vai mostrar que é, realmente, referência no assunto.
Para colocar nos favoritos: Materiais ricos para empresas SaaS: 5 tipos de iscas para geração de leads.
Isso porque eles têm como característica serem mais técnicos e aprofundados. Isso também se deve ao fato de serem maiores que blogposts ou legendas de redes sociais. Checklists, e-books, infográficos e webinars são formas de agregar valor e podem ser utilizados como iscas para a captação de leads. Afinal, para ter acesso ao conteúdo, os usuários devem fornecer alguns dados, como e-mail e cargo.
Landing pages
Estas são as páginas que serão criadas com foco total na captação de leads. É aqui que estará o formulário para que o lead preencha e receba em troca a sua oferta de valor. Ainda que a sua definição pareça simples, colocar no ar uma landing page que cumpra com esse objetivo não é nada fácil.
Na Tsuru, são realizados testes A/B para definir qual o modelo ideal de landing page para escoar determinado material. Assim, são disponibilizadas suas versões com pequenas modificações entre elas e monitora-se qual tem o melhor resultado. Com o acompanhamento dos profissionais, os dados são analisados e os gargalos são sanados rapidamente. Essas informações serão fundamentais para o time de marketing identificar e segmentar as pessoas que estão sendo convertidas.
Presença digital
Até as personas mais diferenciadas frequentam os mesmos canais de todos os outros públicos. O que muda mesmo é o interesse. Então, quando ela chegar ao seu Instagram ou Facebook, é preciso fazer bonito. Linhas editoriais bem elaboradas, que utilizam o tom de voz adequado, atualizações frequentes e um bom conteúdo, claro, são essenciais.
Mas a vantagem de contar com a expertise de um parceiro como a Tsuru é que, além de deixar todos esses processos na mão de especialistas, será explorado aquilo que mais faz sentido para o seu objetivo. Para as empresas SaaS, o LinkedIn é um ótimo exemplo. Enquanto muitos deixam essa rede social de lado, sabemos que ele permite uma segmentação muito mais precisa, o que torna os esforços em alcançar quem realmente importa mais assertivos.
Otimização de sites
Para ser considerado um bom site, ele precisa gerar tráfego. Até porque essa taxa pode aumentar as chances de uma captação de leads maior. Mas como fazer com que o público chegue até ele? A resposta está na otimização.
Mais especificamente no SEO (Search Engine Optimization). Este é um conjunto de técnicas que deve ser aplicada para que o buscador considere a sua página como relevante para o público. E quanto melhor for a pontuação atribuída, mais chances de aparecer na primeira página de forma orgânica. Para você ter uma ideia, segundo um estudo da Advanced Web Ranking, estar nos primeiros resultados gera 34% mais cliques no link.
Com 9 anos de mercado e um vasto portfólio no marketing digital para Edtechs, empresas SaaS e indústrias, a Tsuru tem foco em resultados reais. Entre em contato com a gente e venha conversar sobre os próximos passos para tornar o seu digital uma máquina de captação de leads.