Um dos grandes atrativos do inbound marketing é que tudo nele pode ser mensurado, ou seja, é uma estratégia totalmente data-driven. É claro que isso é uma grande vantagem, mas, sem saber quais métricas acompanhar, fica difícil saber qual rumo seguir. Essa é uma dificuldade bastante comum: em meio a tantos dados, quais são, realmente, relevantes para a tomada de decisão?

O primeiro passo, então, é definir o que se quer analisar. Quanto as campanhas vêm custando, qual o desempenho dos materiais ricos na geração de leads, enfim, as possibilidades são muitas. Neste artigo, separamos algumas das principais métricas do inbound marketing. Veja o que você vai encontrar:

Métricas financeiras

  1. Retorno sobre o Investimento (ROI);
  2. Custo por Lead(CPL);
  3. Custo de Aquisição do Cliente (CAC);
  4. Lifetime Value.

Métricas de performance

  1. Taxa de conversão;
  2. Lead Conversion Rate;
  3. Tempo na página;
  4. MQL e SQL.

Métricas financeiras: como medir os custos da estratégia de inbound marketing?

Vamos começar pelas métricas que mostram o impacto do inbound marketing no caixa da empresa. Afinal, nada mais justo que querer saber qual está sendo o retorno daquilo que foi investido ou quanto custa cada oportunidade conquistada. Neste sentido, as quatro métricas a seguir merecem atenção.

Retorno sobre o Investimento (ROI)

Talvez essa seja uma das métricas mais populares do inbound marketing. Como o nome sugere, mostrará qual o retorno sobre o investimento aplicado nas ações. Para calcular o ROI, é utilizada a fórmula ROI = (Receita – Investimento)/Investimento. Nela, a receita deve considerar o lucro gerado pelas ações que se deseja mensurar, enquanto o investimento é o aporte financeiro realizado.

Custo por Lead (CPL)

O lead é a evolução do visitante. Aquele usuário que costuma acessar seu site e, então, preenche um formulário para ter acesso a um material rico, deixando suas informações de contato. Mas quanto dinheiro foi gasto até ele ceder esses dados? É essa a pergunta que o CPL, ou Custo por Lead, visa a responder. Embora a conta seja fácil, existe um ponto de atenção: o cálculo deve ser feito por fonte de aquisição. Assim, anúncios, campanhas e canais precisam ser mensurados individualmente.

Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Aqui, você saberá de forma tangível o quanto sua empresa desembolsa para nutrir um lead até transformá-lo em cliente. Chegar ao Custo de Aquisição do Cliente é bem simples. Deve-se, antes de mais nada, definir um período para ser analisado. Então, basta dividir o quanto foi gasto em inbound marketing pelo número de vendas fechadas. Mesmo que seja fácil encontrar esse valor, essa métrica exige uma atenção extra e você verá o motivo na sequência.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Lifetime Value

Nem tudo se resume ao quanto você gasta para adquirir um cliente. Até porque, ao fidelizá-lo, muita receita pode ser obtida depois da conversão. O Lifetime Value propõe descobrir exatamente isso: quanto lucro foi obtido ao longo dessa relação. Por isso, um alto CAC nem sempre é um mau sinal.

Métricas de performance: como saber se a estratégia de inbound marketing está tendo um bom desempenho?

Como saber se o layout da sua landing page está atrativo? Ou, então, se o seu conteúdo tem conseguido prender a atenção do leitor? Algumas das métricas que mostraremos a seguir conseguem tirar essas dúvidas. Acompanhe.

Taxa de conversão

O inbound marketing é composto por diferentes etapas. E cada vez que um prospect avança nessa jornada, é considerada uma conversão. Apenas por essa explicação já fica evidente que essa métrica deve ser observada em cada uma das fases. Ainda que pareça trabalhoso, medi-la é essencial para encontrar os gargalos da sua estratégia.

Lead Conversion Rate

Essa é uma métrica específica para conhecer a conversão em um site dos visitantes para leads. O recomendado é que esse percentual fique em torno de 4%. Porém esse não é o único aspecto que deve ser analisado. É necessário conhecer as taxas de todos os canais que convergem para a página. Se um deles apresentar um bom índice de direcionamento, mas, ao chegar lá, a conversão não acontece, é preciso analisar e entender porque o site não está conseguindo fazer com que o usuário dê o próximo passo.

Tempo na página

No inbound marketing, até mesmo o tempo que o prospect fica na página pode ser mensurado. E essa, por sinal, é uma métrica valiosa, mas muitas vezes negligenciada. Imagine que sua equipe de marketing de conteúdo levou horas no desenvolvimento de um longo e detalhado blogpost. Entretanto, os números mostram que o leitor passou apenas 40 segundos ali. Ainda, mais que ajudar a identificar os problemas no conteúdo em si, ser atrativo a ponto de aumentar esse número ajuda também no ranqueamento dos mecanismos de busca. Afinal, se o usuário ficou um tempo considerável no site, é sinal de que ela é relevante.

MQL e SQL

Os MQL são os Marketing Qualified Leads, aqueles que já têm um nível de consciência aprofundado sobre a solução, já leu e baixou diversos materiais e já se encaixa como um contato de fundo de funil. Enquanto isso, os Sales Qualified Leads estão um passo à frente e estão prontos para entrar em contato com o time de vendas. Acompanhar esses índices é bem importante e uma pesquisa da MarketingSherpa corrobora essa afirmação. O levantamento mostrou que 61% das empresas B2B (Business to Business) encaminham todos os seus MQLs para o comercial.

Acontece que, na realidade, somente 27% realmente são SQL. Investir no lead scoring é uma boa saída para saber quem está pronto para a compra e quem deve receber mais alguns incentivos de marketing.

Existem muitas outras métricas no inbound marketing, mas tão importante quanto conhecê-las é saber quando e como aplicá-las. Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a tirar suas principais dúvidas. Assine a nossa newsletter e receba gratuitamente conteúdos exclusivos sobre marketing digital, inbound marketing e vendas direto no seu e-mail!