Os formatos para apresentar conteúdos na internet são os mais variados, não é mesmo? Mas é preciso saber mais sobre quais deles são ideais para cada propósito. Assim, você consegue focar as suas ações no modelo adequado para o seu objetivo. Entre um site e uma landing page, por exemplo, você sabe quais são as diferenças e aplicações?
Para ajudar você a tirar essa dúvida, preparamos um conteúdo completo sobre o assunto, confira!
O que é um site?
Um site para empresas B2B funciona como um cartão de visitas para apresentar detalhes sobre a companhia. A ideia é centralizar todas as informações da companhia em um só lugar para garantir que clientes e potenciais clientes consigam entender mais sobre o seu modelo de negócio.
O que é uma landing page?
Já uma landing page para empresas B2B é uma página focada e direcionada, criada para atrair a atenção e ação dos visitantes. Diferente de um site completo, ela é projetada para cumprir um objetivo específico, como a geração de leads, promoção de um produto ou convite para um evento, com uma comunicação mais clara e persuasiva.
Além disso, ela não tem a navegação clássica entre seções, como é muito comum em sites.
Quais são as aplicações de sites e landing pages no B2B?
Agora que você já entendeu o que é um site e uma landing page, além das diferenças entre eles, que tal descobrir como cada um desses canais pode ser utilizado na estratégia da sua empresa B2B? Confira algumas aplicações!
Apresentação e credibilidade
Toda empresa precisa de um cartão de visitas, não é mesmo? Atualmente, não há nada mais indicado para isso do que o site. Afinal, basta uma pesquisa no Google para que um cliente em potencial encontre o seu negócio. Pensando em apresentação e credibilidade, portanto, o site é a alternativa mais indicada.
A ideia aqui é apresentar informações detalhadas sobre a empresa, como sua missão, visão, valores e história. Como tem um espaço mais amplo para conteúdos, o site ainda pode servir para informar dados mais abrangentes, como os produtos e serviços, seus diferenciais e mesmo avaliação de outros clientes.
Geração de leads
Empresas B2B precisam gerar leads em uma frequência relativamente alta, não é mesmo? Como a jornada costuma ser mais longa até a conversão, esse trabalho precisa acontecer de forma constante. Mas para ter bons resultados, o site não é uma boa opção e o mais indicado é investir em uma landing page.
O objetivo é criar páginas mais simples, que não vão falar, por exemplo, de detalhes mais conceituais da companhia ou informações sobre os colaboradores. As landing pages facilitam a criação de conteúdos mais direcionados e prontos para conseguir a geração de leads mais qualificados.
Lançamento de produtos ou serviços
Quando se fala em lançamento de produtos ou serviços, as landing pages são ideais para isso. A ideia aqui é muito simples: direcionar o tráfego mais segmentado para um endereço específico. Imagine que a sua empresa está lançando um produto que é mais voltado para microempreendedores, tudo bem?
Não faz sentido direcionar esse novo público-alvo do seu negócio para a mesma página de soluções robustas, certo? A landing page, portanto, surge como uma alternativa para garantir que o foco esteja na conversão. Desde o formulário utilizado até mesmo outras estratégias de Inbound Marketing que podem ajudar a gerar leads qualificados.
Divulgação de eventos
Como complemento ao item anterior, as landing pages podem ser muito úteis para a divulgação de eventos, por exemplo, para o lançamento de um produto ou serviço. Como se trata de algo que não acontece sempre, é muito interessante estimular a novidade por meio de uma estratégia específica.
Esses modelos permitem a criação de páginas específicas para o evento, com detalhes sobre o local, data, agenda e palestrantes. Além disso, as landing pages podem incluir um formulário de registro integrado, simplificando o processo de inscrição para os participantes interessados.
Demonstração de produtos
Lembra do exemplo acima do lançamento do produto? Agora imagine que você não quer lançar um novo, mas explicar mais detalhes sobre uma determinada funcionalidade ou diferencial que a sua equipe identificou que os clientes não sabem utilizar tão bem. Para a demonstração desses produtos, portanto, as landing pages podem ajudar.
Com um texto muito mais voltado para um público específico que utiliza aquele produto, você pode usar todo o espaço para focar em explicações mais técnicas sobre o item. Em um site, por exemplo, você não quer que o usuário que não tem nenhum tipo de interesse nessas informações perca tempo com elas.
Suporte ao cliente
Até aqui, as landing pages surgem como uma alternativa mais comum para muitas das aplicações em negócios B2B, não é mesmo? Mas os sites têm um grande diferencial quando o objetivo é fornecer suporte ao cliente. Afinal, mais acima falamos sobre como eles são ideais para gerar credibilidade, certo?
Pois bem, o site pode ter CTAs bem claros para que o cliente consiga entrar em contato com o suporte e, ainda mais importante, links para FAQs (perguntas frequentes) ou mesmo uma central de ajuda completa. Na prática, o site funciona como uma biblioteca mais técnica para que o cliente tire qualquer dúvida com ou sem atendimento.
Além de entender sobre quais plataformas são as mais adequadas para os seus objetivos, é importante utilizar dados e informações para tomar decisões mais precisas, certo? Então descubra como negócios B2B devem enxergar os indicadores de redes sociais em um conteúdo sobre Social Analytics!