Um dos grandes desafios para quem está em um mercado tão competitivo é se manter atualizado, não é mesmo? Um exemplo disso é o conceito de Flywheel, que coloca o cliente ainda mais em foco dentro das estratégias de empresas dos mais diferentes setores. Mas como ele funciona e qual a sua relação com o Inbound Marketing?
Para que você não tenha nenhuma dúvida sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo com tudo o que você precisa saber para implementar essa metodologia com sucesso no seu negócio. Confira!
O que é a metodologia Flywheel?
O Flywheel é uma metodologia estratégica focada na experiência do cliente para impulsionar o crescimento sustentável das empresas. Desenvolvida pela Amazon, esse conceito tem como objetivo estender a jornada do consumidor dentro de um negócio, substituindo o funil por um ciclo.
A tradução literal do termo para o português, algo como volante de rotação, sintetiza muito bem o que é esse conceito: a engrenagem circular que permite que uma máquina funcione. Nesse caso, a máquina é a empresa e a rotação é dividida em três elementos principais: atrair, encantar e engajar.
E, diferentemente de um funil de vendas, o objetivo aqui é construir esse ciclo virtuoso, em que os clientes continuam retornando de uma fase para outra de maneira contínua. Focando na etapa de experiência, isso garante o processo de encantamento ao mesmo tempo que facilita a atração de novos clientes.
Como a metodologia funciona?
Para entender como o Flywheel funciona, é necessário se aprofundar nos três elementos da metodologia.
Atrair
A primeira etapa é atrair clientes por meio de marketing e estratégias de vendas eficazes. Isso envolve identificar seu público-alvo, entender suas necessidades e desejos e criar uma proposta de valor atraente que, de fato, resolva seus problemas. Por isso, uma empresa online e estratégias de Marketing Digital são essenciais.
Encantar
Uma vez que os clientes tenham sido atraídos, a próxima etapa é encantá-los. Um trabalho que pode começar, por exemplo, com um atendimento de qualidade, produtos e serviços personalizados e muito mais. A ideia aqui é fazer com que os clientes se transformem em defensores da marca fidelizados.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Engajar continuamente
Aqui está a grande diferença da Flywheel: garantir o engajamento contínuo com os clientes. Uma vez encantados, é preciso manter o relacionamento vivo, o que pode ser feito com programas de fidelidade, conteúdos relevantes ou até mesmo ofertas personalizadas. Ou seja, estratégias que façam com que eles sempre retornem.
Qual a relação entre Flywheel e Inbound Marketing?
Apesar de propor uma mudança de funil para ciclo, o Flywheel pode ser uma metodologia complementar ao Inbound Marketing. Aliás, essa deve ser a abordagem se você quer colocar o cliente como foco central e conseguir resultados cada vez melhores. Mas qual é a relação entre os dois conceitos?
Abordagem centrada no cliente
As duas metodologias têm o foco no cliente como diferenciais. Para isso, é necessário entender, por exemplo, quais são as necessidades, desejos e dores dos clientes para fornecer uma experiência personalizada e relevante. Ambos os conceitos enfatizam a importância de criar valor para o cliente em cada interação.
Atração de clientes
Todo o conceito por trás do Inbound Marketing foca em atrair clientes, mas o foco está na criação de conteúdos relevantes para essa audiência. Seja nas redes sociais, seja nos mecanismos de busca via SEO, uma ideia que é diretamente conectada ao que propõe o Flywheel.
Encantamento dos clientes
O foco agora deve ser encantar esses clientes, fornecendo uma experiência excepcional para que eles fiquem satisfeitos e se tornem defensores da marca. O que pode ser absorvido do Flywheel, portanto, pode ser a ideia de superar as expectativas dos clientes para que eles sejam ainda mais fidelizados.
Engajamento contínuo
Se tem uma etapa que cria uma diferenciação entre o Inbound Marketing e Flywheel é o engajamento contínuo, o que muitas vezes é esquecido em um funil de vendas. Para absorver mais dessa metodologia, uma dica é focar ainda mais em conteúdos que estimulem uma troca constante de informações, como a automação de marketing.
Em um momento em que os consumidores estão cada vez mais exigentes, é interessante adotar estratégias que façam com que a relação da sua empresa com seus clientes seja mais simples, natural e duradoura. Com a aplicação do conceito de Flywheel dentro do Inbound Marketing, você consegue fazer isso.
Apesar de ser uma metodologia muito valiosa nos dias de hoje, nem sempre é fácil colocá-la em prática, certo? Por isso, pode ser interessante contar com o suporte especializado de quem entende do assunto: entre em contato com o nosso time comercial e descubra como a Tsuru pode ajudar!