O Natal é a data comemorativa mais importante para o comércio. É a época em que os empresários mais se dedicam para conquistar definitivamente o público, de modo que o saldo, mais do que em qualquer outra ocasião, seja extremamente positivo, que suas empresas superem suas próprias expectativas e encerrem o ano com um faturamento recorde.

A fim de obter o melhor desempenho, muitas empresas aumentam consideravelmente o estoque para que toda a demanda seja atendida. É aí, então, que uma questão surge: o que fazer com os inevitáveis produtos encalhados após o Natal?

Oferecer descontos é a alternativa mais interessante, inclusive para quem investe no comércio eletrônico. Seguindo os moldes do Black Friday, o Boxing Day – data tradicional em vários países europeus que oferece descontos especiais –, passou a ser adotado aqui, no Brasil, em 2011 (dia 26 de dezembro, especificamente).

Desde o ano passado, o País passou a adotar o Boxing Week (seu início foi no Canadá), com a finalidade de esticar o período de ofertas de apenas um dia para toda uma semana: a que liga o Natal ao Ano Novo. Em 2013, no entanto, esse período foi alterado para 20 a 27 de dezembro.

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Clientes e comerciantes encontram vantagens no saldão de Natal. Para o público, existe a vantagem de achar produtos muito mais baratos do que em outras épocas do ano; para os empresários, é a oportunidade de limpar o estoque.

Em 2012 (primeiro ano do Boxing Week), Pedro Eugênio, responsável pelo site Busca Descontos, que realiza o saldão, afirmou que “as vendas do comércio eletrônico para o Natal se encerram antes devido aos prazos de entrega e os dados preliminares indicam que o setor não vai bater a meta de venda de 25% de crescimento em relação ao ano passado. Para nós, isso significa mais encalhe e mais descontos”. Este ano, as metas de venda são outras, mas a necessidade de oferecer descontos para dar fim ao encalhe é a mesma.

Saber o que fazer com aqueles produtos restantes na prateleira (virtual ou não) é o desafio de quem quer oferecer boas ofertas para os clientes no pós-Natal sem que isso seja sinônimo de prejuízo para a empresa. O saldão é, sem dúvida, a melhor saída. Você garante a satisfação do seu público e ainda lucra com isso.

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