Há alguns anos, compras pela Internet deixavam os consumidores extremamente temerosos. Atualmente, isso tem, pouco a pouco, deixado de ser sinônimo de risco, tanto é que as pessoas têm perdido o medo de realizar transações online. A credibilidade das empresas e as facilidades oferecidas pelo e-commerce são fatores que têm pesado muito nesta decisão.
Cada vez mais, empresas dos mais diversos segmentos e portes fortalecem as ações online para aumentar as vendas. A popularização das mídias sociais, por exemplo, contribuiu muito para isso. Ao longo dos últimos anos, os profissionais de mercado virtual apostaram e investiram neste meio, de modo que as marcas pudessem explorá-lo e tirar proveito do seu alcance.
A questão de agora é a seguinte: como aumentar a taxa de conversão? Antes de qualquer coisa, cabe dizer que tal taxa refere-se à finalização da compra no site. Em outras palavras, é quando o usuário acessa o site da empresa e não é apenas um visitante da página, mas, sim, um consumidor dela, visto que passou por todas as etapas de compra até finalizá-la. Fazer do visitante um consumidor é o desafio das empresas que investem fortemente em seus canais de venda online.
O que, então, fazer para tornar o seu site atraente o bastante a ponto de estimular a compra em quem o visita? Confira as 5 dicas abaixo:
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Neste e-book, você vai entender quais caminhos seguir para tornar a sua indústria mais forte e manter-se sempre alguns passos à frente dos seus concorrentes.
1- Saiba para quem direcionar as ações
Isso é uma das mais importantes decisões que você deve tomar. De nada adianta investir em ações que visam atrair o público de um modo geral se você não foca num específico, isto é, no público-alvo. As chances de a conversão acontecer quando você direciona suas ações para quem está mais inclinado a consumir o que a sua empresa comercializa são, sem dúvida, muito maiores.
2 – Realize promoções em épocas especiais
Saber aproveitar uma oportunidade para lançar uma promoção é outra estratégia que, se bem aplicada, pode dar muito certo. Quando um empresário aproveita uma determinada época do ano, isto é, quando ele sabe a importância de investir em ações sazonais, as vendas do seu negócio naturalmente tendem a aumentar. Quer um exemplo? Um fabricante de sorvetes que, durante o verão, lança uma superpromoção, entende que oferecer ao público algo realmente vantajoso dá mais garantias de um retorno positivo e claramente maior do que em outras épocas do ano.
3 – Ofereça mais opções de pagamento
Muitos clientes deixam de finalizar uma compra por um motivo que nada tem a ver com a qualidade do produto comercializado por uma empresa. Uma das barreiras que mais impedem esta finalização diz respeito às limitadas opções de pagamento oferecidas por alguns sites. Abra o leque. Embora o cartão de crédito seja a opção preferida de grande parte do público, facilite a vida dos consumidores permitindo que essas compras também possam ser feitas através de transferências e boletos, por exemplo.
4 – Use as palavras certas nos mecanismos de busca
Não é novidade que os links patrocinados são extremamente importantes para levar o público ao seu site. Para garantir que isso aconteça e gere bons resultados para o seu negócio, saiba escolher as palavras ideais nos buscadores e que serão capazes de motivar a visita dos usuários ao seu canal oficial de vendas. Vale dizer que mais importante do que levar o público para o seu site é direcioná-lo à seção onde ele poderá comprar o seu produto.
5 – Ouça o que o público tem a dizer
Dê voz às pessoas também em seu site. Batemos sempre nesta tecla porque isso mostra quão interessada a empresa está em saber o que as pessoas acham dela. Outra dica bem bacana é dar destaque às declarações positivas enviadas na seção de comentários do seu site. O comentário espontâneo de um usuário que fala bem do seu produto é, sem dúvida, mais estimulante do que muitas ações e faz com que outras pessoas também queiram viver a experiência.
Ainda sobre a conversa com o público no seu site, responda: já pensou em criar um canal de comunicação em tempo real? O chat online é uma ótima opção porque, entre outros aspectos, faz com que o usuário tenha o seu caso analisado particularmente, o que evita o envio de uma resposta-padrão, nem sempre visto com bons olhos pelo público.
Estas são apenas algumas dicas capazes de transformar os visitantes do seu site em compradores. Invista nelas e entenda como e por que ações bem executadas podem fazer da taxa de conversão uma realidade. Quer continuar a conversa e aumentar as vendas do seu site? Entre em contato conosco!