Desde o seu lançamento, o Twitter tem se firmado como uma das mais poderosas redes sociais do mundo. Quem recorre a ela para promover uma marca, estabelecer um contato com o público e ficar sempre ligado no que acontece no mercado tem grandes chances de obter resultados mais do que satisfatórios. Isso é possível desde que o trabalho realizado leve em consideração vários aspectos, sobretudo, as peculiaridades do canal.
Segundo dados do próprio Twitter, a rede conta com mais de 240 milhões de usuários ativos, 500 milhões de tweets por dia e 76% de usuários ativos no mobile. Como você deve ter notado, não convém desprezar as oportunidades que a rede oferece.
[Webinar Gratuito]
Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.
Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.
Aumentar o engajamento no microblog não chega a ser uma tarefa complexa. Há de se ter comprometimento, interesse em saber o que funciona e o que não funciona e, entre outras coisas, manter-se ativo por lá. Abaixo, apresentamos algumas dicas que o ajudarão a realizar, na rede social, um trabalho capaz de fazer da sua marca uma referência em seu meio.
1 – Deixe o perfil com a cara da marca
Tanto o avatar quanto o background (imagem de fundo) devem estar de acordo com a proposta da sua marca. É importante usar no Twitter o mesmo estilo usado tanto no site quanto nas demais redes sociais, de modo que a marca tenha uma identidade única em todos os seus canais.
2 – Faça uma bio criativa
A bio é uma espécie de cartão de visitas. Use este espaço para dar pistas de que tipo de conteúdo os seguidores irão encontrar por lá.
[E-book Grátis]
12 estratégias de marketing digital para indústrias
Neste e-book, você vai entender quais caminhos seguir para tornar a sua indústria mais forte e manter-se sempre alguns passos à frente dos seus concorrentes.
3 – Adote um discurso amigável
A comunicação no Twitter deve ser simples, direta e objetiva. Não convém adotar uma linguagem muito complexa. Para se aproximar do público, o ideal é chamá-lo para a conversa, mas isso deve acontecer da maneira mais natural possível. Quanto mais amigável for o discurso, mais interesse as pessoas terão em saber o que a sua marca tem a dizer.
4 – Use #hashtags com moderação
Nem pensar em encher os tweets de hashtags, hein? Selecione as palavras realmente importantes para o seu negócio e cheque se elas já vêm sendo usadas. Lance novas hashtags apenas se achar que a sua marca tem força para emplacá-las. Caso não tenha certeza disso, lance mão das que já trazem bons resultados e têm a ver com a sua proposta.
5 – O que estão falando sobre sua marca?
O monitoramento é extremamente importante. No Twitter, isso não é diferente. Hoje em dia, existem ferramentas que facilitam esse trabalho e que o deixam ciente de praticamente tudo o que é dito sobre a sua marca. Saber o que o público diz a respeito dela e em que situações cabe entrar no papo são atitudes que contribuem e muito para torná-la mais engajada.
6 – Converse com os seguidores
Lance perguntas, responda as que surgirem, esclareça dúvidas, sugira soluções… O ideal é não deixar as pessoas falando sozinhas. Não importa se as interações trouxerem críticas ou elogios. Dê igual atenção e mostre que a sua empresa tem o interesse de conquistar (ou recuperar) a confiança do público.
7 – Não se prenda a um tipo de conteúdo
Ao invés de ficar falando apenas das suas próprias vantagens, que tal explorar também o universo a que ela pertence? Fale do cenário, cite outros perfis e dê RT em conteúdos que têm alguma relação com os seus interesses. Manter-se monotemático, falando apenas de si mesmo nem sempre é uma boa escolha.
8 – Não suma
Muitas empresas criam perfis no Twitter apenas para marcar território. Mantenha o da sua sempre ativo, com conteúdo interessante e relevante. Faça pesquisas para descobrir quem é o seu público e em quais horários vale mais a pena lançar seus principais tweets. De qualquer maneira, faça questão de ter sempre uma ou mais pessoas ligadas em tudo o que acontece por lá seja para não perder uma boa oportunidade do dia, seja para resolver um problema tão logo ele apareça.
A sua empresa tem um perfil ativo no Twitter? Ela explora bem todo o potencial da rede? Entre em contato conosco se precisar de dicas para melhorar a comunicação com o seu público por lá.