É cada vez maior o número de lojas virtuais. O comércio eletrônico se consolidou por aqui e é praticamente impossível ficar fora dele. A praticidade e a velocidade da Internet aliadas à segurança que as pessoas, hoje em dia, têm para realizar transações online contribuíram e muito para esse crescimento.
Conquistada a confiança do público, o desafio das empresas agora é o de elevar a taxa de conversão, isto é, aumentar as compras em seus sites.
São muitos os motivos que fazem com que as pessoas acessem o site de uma empresa. Elas podem ser atraídas por anúncios pagos (Links Patrocinados), um comercial na TV, um post no Facebook e, entre outros meios, através do boca a boca. O site, claro, deve conter informações completas sobre a empresa, sua história, sua atuação no mercado, seus produtos – de modo que as pessoas sintam-se motivadas a adquirir o que ela comercializa – e entre outras coisas, deve ter um contato (Fale Conosco) bem visível.
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É possível aumentar a taxa de conversão tão logo o visitante acesse o site?
Sim. Para que a compra seja efetuada já na primeira visita, algumas vantagens devem ser apresentadas logo neste primeiro contato. Se você não quer ter de lidar com a frustração de ver carrinhos e mais carrinhos de compras abandonados em sua loja virtual, vale a pena levar em consideração os aspectos a seguir.
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Taxa de frete baixa e prazo de entrega curto
O frete de alto custo é, sem dúvida, um dos maiores motivos de abandono de carrinho no e-commerce. Empresas que dão um prazo longo de entrega também. Descontentes tanto com o valor quanto com a demora da entrega apresentados pouco antes da finalização da compra, os consumidores tendem a procurar um produto similar em outras lojas virtuais, que ofereçam melhores condições.
Para evitar que isso aconteça, vale a pena tentar diminuir esta taxa o máximo possível. É lógico que há de se levar em consideração a logística e tudo mais que envolve esta entrega, mas se for possível diminuir um pouco o custo para impedir que os consumidores prefiram lojas com taxas mais baixas, melhor. O mesmo vale para o prazo. A agilidade da entrega é sempre vista com bons olhos. Empresas que dão prazos muito longos e que têm má fama no mercado com relação a isso naturalmente espantam clientes. Você não quer que a sua seja uma dessas, certo?
Zele pela reputação do seu negócio
Empresas que não se preocupam muito com a própria imagem recebem inúmeras críticas na Internet. Um consumidor mais cuidadoso, sem dúvida, irá pesquisar a fama da marca nas redes sociais antes de pensar em comprar algo em sua loja virtual.
Problemas com relação à falha de comunicação, produtos de qualidade duvidosa, prazos de entrega não cumpridos e outros feedbacks negativos de outros consumidores são alguns dos motivos que levam as pessoas a desistirem da compra e fazem com que elas resolvam buscar uma experiência positiva em outros sites.
Brindes são sempre bem-vindos
Clientes gostam de ser surpreendidos. Que tal dar um brinde para compras acima de um determinado valor? Você pode também dar um mimo para clientes que realizam a primeira compra no site. Em ambos os casos, tanto a empresa quanto o consumidor saem ganhando. Vale dizer que o brinde não precisa ter um alto custo. Basta ter alguma relação com a empresa ou com o produto comercializado e que, de uma forma ou de outra, faça com que a pessoa sinta-se especial.
Acredite: as chances de um visitante realizar a conversão de primeira após ver que um brinde está atrelado a uma compra são muito grandes. Por que não investir nisso? Surpreenda seu público!
Quer mais dicas para aumentar as conversões do seu site nas primeiras visitas dos consumidores? Então entre em contato conosco!