Empresas com baixo faturamento, em queda e que não oferecem uma boa experiência aos seus clientes. O mercado brasileiro, de um modo geral, ainda engatinha no que se refere às suas relações comerciais e de marketing. O amadorismo ainda é predominante, especialmente pelo fato de essas empresas não terem à frente de suas equipes pessoas realmente qualificadas para assumi-las. Neste artigo, mostraremos em quais pontos o nosso mercado ainda precisa evoluir para se consolidar e dar a tão esperada guinada para cima.

Definição de orçamento

Um dos erros mais comuns cometidos pelos empresários e pelos profissionais do comercial e do marketing diz respeito ao investimento feito tomando como base um período anterior. Há quem destine o mesmo valor, embora o resultado de outro ano não tenha sido satisfatório. Agora, analise e responda: faz sentido definir o orçamento do mês corrente considerando o investimento feito em outros anos cujos retornos foram aquém do esperado? Não faz sentido. É preciso haver coerência para considerar o faturamento e o valor investido numa agência de Inbound Marketing, por exemplo. Deve-se levar em consideração também uma série de fatores que irão ajudá-lo a definir o orçamento ideal, entre elas, as suas ambições comerciais para o seu negócio.

É preciso saber investir

Investir apenas não basta. É preciso entender o negócio, é preciso cercar-se de profissionais que entendem que tipo de investimento precisa ser feito para alcançar as metas desejadas. Se apenas investir, sem o suporte de uma empresa capacitada para tal, fosse fácil, bastaria destinar uma verba, colocar o comando dos canais digitais nas mãos de um profissional interno com um salário médio no mercado e esperar os resultados positivos aparecerem. Mas não é tão simples assim.

Analise empresas que não param de crescer

Aplicar a verba requer análise do cenário e requer, sobretudo, um estudo sobre as empresas que, apesar do momento de crise que vivemos, continuam crescendo. Procure saber quanto elas investem e como distribuem suas receitas. Tome conhecimento também do quanto elas destinam para o marketing, para as vendas e como administram e conduzem a experiência dos clientes. Tenha como referência os casos de sucesso e não se prenda a achismos e a investimentos baseados no que você julga ser necessário e suficiente, por maior que seja o seu conhecimento sobre o segmento em que atua. Pesquisar, entender como essas empresas conseguem se manter positivas é fundamental para não viver atirando no escuro. Mais vale focar em um investimento maior, mas com mais garantias de trazer um retorno positivo, do que poupar demais e viver à espera de um resultado que nunca virá.

Mais vale focar em um investimento maior, mas com mais garantias de trazer um retorno positivo, do que poupar demais e viver à espera de um resultado que nunca virá.

[Webinar Gratuito]

Marketing Digital para Indústrias: como atrair tomadores de decisão.

Neste webinar gratuito gravado em uma participação da SMV Brasil, Vitor Guerson, CEO da Tsuru, esclarece como utilizar estratégias digitais para atrair tomadores de decisão, conduzir toda a jornada desse decisor e de fato gerar fechamentos de negócios, ao final.

Acesse aqui e assista agora

Onde essas empresas mais acertam?

Em muitos aspectos, mas merece destaque a ótima experiência que dão aos seus clientes. Estas empresas veem, constantemente, suas receitas crescerem a partir do momento em que os vendedores se dedicaram mais a essa relação e não tanto a questões administrativas, que pouco ou nada impactam em suas funções. Cabe a esses profissionais se dedicarem a atividades que, efetivamente, culminem em vendas.

Por fim, é importante se adaptar ao novo, às novas relações, às novas maneiras de fazer negócio. O mercado está em constante movimento. Ações que davam certo ontem não necessariamente darão amanhã. As empresas brasileiras precisam estar atentas a isso, precisam contar com profissionais verdadeiramente capacitados e não devem ter medo de investir. São atitudes assim que farão com que as empresas, enfim, saiam do amadorismo.

O mercado está em constante movimento. Ações que davam certo ontem não necessariamente darão amanhã.

A Tsuru Agência Digital pode te ajudar a adaptar-se ao novo. Vamos conversar? Clique aqui e entre em contato.