Por mais que a cultura data-driven seja mais fácil de aplicar em algumas áreas do que em outras na realidade de uma empresa, é inegável que o uso de dados para tomar decisões precisa fazer parte da estratégia da sua companhia, certo? E é por isso que o brandformance pode ser tão importante.
Ao mesmo tempo que construir uma marca dentro de um segmento tem muito de um trabalho de percepção que nem sempre pode ser totalmente compreendido, a desculpa de que não existem métricas para entender, no mínimo, um pouco do sucesso (ou fracasso) já não existe mais.
Mas por que o brandformance é tão importante nos dias de hoje e qual é a sua relação com o Inbound Marketing? Para responder essas duas perguntas, nós preparamos um conteúdo completo sobre o assunto. Continue a leitura para entender mais!
O que é brandformance?
Brandformance é um conceito que une branding e performance, uma abordagem estratégica que une os esforços de construção de marca com táticas de marketing orientadas para resultados mensuráveis. A principal premissa dessa ideia é que as ações de branding e performance não devem ser vistas como áreas isoladas.
A partir do momento que os dois conceitos passam a atuar de forma complementar, em uma estratégia unificada, os resultados tendem a ser muito melhores. Uma empresa de tecnologia pode lançar uma campanha para aumentar o brand awareness, enquanto utiliza anúncios para gerar leads qualificados.
Além disso, a ideia é que as duas áreas consigam aproveitar os benefícios da outra, como uma estratégia de branding analisando informações e dados coletados no Google Analytics para validar ou não as suas ações. Afinal, atualmente já é mais simples monitorar esse impacto com métricas específicas.
Qual é a relação entre brandformance e Inbound Marketing?
Agora que você já sabe como o brandformance pode ser colocado em prática, é hora de entender como esse conceito se relaciona com o Inbound Marketing. Afinal, quando integrados, eles podem potencializar todos os resultados da sua empresa.
Atração de tráfego qualificado
O primeiro ponto de intersecção entre brandformance e Inbound Marketing é a atração de tráfego qualificado. Enquanto o branding ajuda a estabelecer uma presença forte e reconhecida no mercado, as táticas de performance focam em direcionar tráfego relevante para os canais de marketing da empresa.
Do que adianta fazer vários esforços para atrair uma audiência se, na prática, ela não é qualificada para o seu negócio? Atualmente, conseguir um ROI deve ser prioridade para qualquer estratégia e não é diferente na hora de tornar a sua marca popular ou mais conhecida. Combinando os dois, você garante que isso aconteça.
Uma empresa da indústria de cosméticos pode utilizar campanhas de branding no Instagram para fortalecer a imagem da marca, ao mesmo tempo em que publica conteúdo educativo sobre os seus produtos e serviços em seu blog para atrair visitantes qualificados através do SEO.
Conversão de leads
Brandformance e Inbound Marketing também se complementam na conversão de leads. A confiança e o reconhecimento da marca (construídos através do branding) aumentam a probabilidade de conversão, já que os clientes passam a confiar mais na sua marca. Ao mesmo tempo, tudo é otimizado com ações de performance.
Especialmente na indústria B2B, a jornada de compra costuma ser mais longa e é justamente uma marca forte que pode acelerar esse processo. Então, agora que a sua empresa já consegue atrair leads qualificados e eles já conhecem mais sobre a reputação da sua marca, fechar o negócio fica muito mais fácil.
Um SaaS que está chegando no mercado brasileiro precisa fortalecer a sua marca e um webinar pode destacar essa expertise. Mas para levar a audiência qualificada, é necessário usar estratégias de Inbound Marketing, como e-mails segmentados que facilitem a conversão desses leads em clientes.
Engajamento e retenção de clientes
Outro desafio comum para quem atua no mercado B2B é fidelizar e manter os seus clientes por muito tempo, não é mesmo? Já que o processo de decisão é longo, é importante não ter um churn alto no seu negócio. E a união entre brandformance e Inbound Marketing também pode ajudar aqui.
Uma marca forte e bem posicionada (resultado do branding) facilita a criação de campanhas de retenção e upsell eficazes (performance). Assim, se o seu cliente já está satisfeito e a sua marca é vista de maneira positiva pelo mercado, as chances dele procurar por outro serviço são muito menores, mesmo com outros diferenciais.
O preço, por exemplo, costuma sempre ser uma chamariz. Mas com a marca criada e forte, uma relação saudável e um produto de qualidade, o cliente B2B vai pensar inúmeras vezes antes de querer trocar de serviço. Além disso, o Inbound entra como uma forma de encantar os seus clientes com ofertas cada vez mais personalizadas.
Análise e otimização contínua
Bom, se estamos falando da necessidade de olhar para dados e informações para tomar decisões, é inegável a importância de analisar os seus resultados para fazer otimizações na sua estratégia de branding. E o brandformance entra em ação ao usar ferramentas de análise de dados nesse trabalho de monitoramento.
Vamos imaginar que você lançou uma campanha de awareness no LinkedIn, tudo bem? Agora, você consegue monitorar em tempo real o perfil de leads que estão sendo atraídos e pode definir se fazem sentido ou não. Essa facilidade dá mais tempo para ajustar as estratégias em tempo real.
A sua empresa pode criar dashboards personalizados para, por exemplo, medir o impacto de suas campanhas de branding nas taxas de abertura de e-mails e no ROI das campanhas de performance, ajustando as estratégias conforme necessário. No final das contas, as suas ações se tornam muito mais eficientes.
Ao adotar o brandformance, as empresas não apenas constroem uma marca forte e reconhecida, mas também otimizam suas ações de marketing para resultados mensuráveis e eficazes. A combinação dessas estratégias garante um uso mais inteligente dos recursos disponíveis e, consequentemente, melhores resultados.
Mas sabemos que colocar o brandformance em prática não é uma tarefa simples e, por isso, pode ser interessante contar com o suporte de quem entende do assunto, não acha? Entre em contato com o nosso time comercial e descubra como a nossa equipe de especialistas pode ajudar a sua empresa nesse desafio!