“O futuro das mídias sociais? Esqueça os EUA e olhe para o Brasil”. Foi com estas palavras que Ryan Holmes abriu o seu artigo para a Forbes. Nele, o CEO do Hootsuite fala da importância de voltar os olhos para o nosso País, que tem se firmado como o território mais promissor para as mídias sociais.
Entre os argumentos usados para embasar essa afirmação, Holmes destaca a expansão em 40% da classe média durante a última década e os eventos esportivos que, em breve, atrairão ainda mais olhares para terras tupiniquins, mas que desde os seus anúncios já nos colocavam em evidência. O fato de sermos naturalmente comunicativos também foi citado por ele.
A força das mídias sociais por aqui é tão grande, que Facebook, Twitter e Google, de olho neste cenário extremamente propício para investimentos, abriram escritórios no País. Somos também um dos principais mercados para o Hootsuite.
Viu só por que o Brasil é assunto no mundo quando o que está em pauta é a participação nas mídias sociais? Veja abaixo outros dados que reforçam isso.
Quantos somos na Internet?
A resposta impressiona: somos nada mais, nada menos do que 78 milhões de usuários brasileiros de Internet.
Tempo de conexão mensal
Outro dado que vale a pena ser citado. Segundo um relatório da comScore, nosso tempo de permanência no ambiente online é de 9,7 horas por mês.
Brasileiros conectados
Holmes fala também do trabalho do governo brasileiro para ampliar o acesso à Internet em todo o País e afirma: cerca de 100 milhões já estão conectados e até 2016, estima-se que 80% da população estará na rede.
Presenças expressivas nas mídias sociais
Ao contrário do que vem acontecendo em outras partes do mundo, o mercado brasileiro segue em franca expansão no que diz respeito às mídias sociais. Só para termos uma ideia, o Brasil já conta com 65 milhões de usuários no Facebook. Estamos atrás apenas dos EUA. Além disso, somos 41,2 milhões de usuários brasileiros no Twitter e o maior mercado do YouTube fora dos EUA.
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Tempo médio no Facebook
Ao contrário do que vem acontecendo em todo o mundo, o tempo médio gasto pelos brasileiros no site aumentou 208% em 2012, ou seja, 535 minutos por mês. O uso global, por sua vez, registrou nesse mesmo período uma queda de 2%.
Mais tempo nas mídias sociais
Isso mesmo. A maior parte do tempo online dos brasileiros (36%) é gasto em mídias sociais, diz estatística da comScore.
Brasileiros se renderam ao e-commerce
Um recente estudo da eCRM123, consultora de mídia brasileira, apontou que 77% dos brasileiros já fazem compras online. Além disso, é um hábito nosso o de consultar as redes sociais para obter informações sobre produtos ou serviços de interesse. O estudo destaca também que, mais do que qualquer outra fonte, somos mais inclinados a confiar na opinião de um amigo online antes de realizarmos uma compra.
Publicidade digital ainda engatinha
Ainda em estágio inicial no Brasil, a publicidade digital representa apenas 10,6% dos investimentos do gênero. Em todo o mundo, ela responde por uma fatia equivalente a 19,8%. A TV, por sua vez, ainda recebe a maior porcentagem de vendas de publicidade do Brasil: são 69,4%.
Segunda tela
TV e Internet caminham juntas. A experiência da segunda tela, que consiste em acompanhar uma programação e, ao mesmo tempo, ficar de olho nas redes sociais, é um fenômeno por aqui. Um outro estudo da comScore trouxe um dado que confirma isso: 38% dos usuários brasileiros de Facebook veem a rede social durante uma novela, por exemplo, “o tempo todo” ou “na maioria das vezes”.
Outros sites populares no Brasil
Orkut, Ask.fm e o site de jogos Vostu, que não têm origem norte-americana, também fizeram ou continuam fazendo sucesso por aqui. Vale lembrar que durante um bom tempo, os usuários brasileiros eram maioria na rede criada pelo turco Orkut Büyükkökten.
O público do Facebook no Brasil
Outro dado positivo apresentado por Holmes em seu artigo diz que a maioria dos usuários brasileiros do Facebook tem menos de 24 anos. Isso indica que o potencial do País no que diz respeito ao investimento em mídias sociais é dos mais animadores.
Motivos não faltam para quem pensa em potencializar as ações de uma marca nas redes sociais no Brasil. Se você pretende inserir a sua empresa neste cenário, não perca tempo. Fale conosco! Teremos o maior prazer em dar ao seu negócio a notoriedade e o alcance que ele merece.